10 cidades do mundo mais multiculturais para fazer intercâmbio

Conheça as 10 cidades mais multiculturais e interessantes para quem quer fazer intercâmbio

Foto: José Marques/Secom

Do  Universia Brasil

Se você quer fazer intercâmbio e não sabe para onde ir, considere conhecer as cidades mais diversas do mundo. A multiculturalidade delas permite que você aproveite aspectos de várias culturas em um lugar só, além de conhecer gente do mundo inteiro com várias visões de mundo diferentes. Cada uma delas tem as suas peculiaridades. Leia a lista a seguir e decida qual é a mais interessante para você:

Toronto
Toronto é a maior cidade do Canadá, e é frequentemente reconhecida como a mais multicultural do mundo. Pessoas vindas de países como o Reino Unido, Irlanda, China e Itália representam grandes grupos da população, assim como gente de países menores como o Nepal e a Romênia. Essa cidade também apresenta vários bairros étnicos a serem explorados, inclusive Chinatown, Greektown, Roncesvalles Village (Little Poland), Little Italy, e Little India.

Hong Kong
Hong Kong é uma pequena nação que emergiu para se tornar um centro econômico da Ásia. Existem rumores de que seu multiculturalismo se origina da contratação de mão de obra barata de outros países. Mas mesmo que a discriminação existe, a diversidade ainda vibra nessa energética cidade.

Sydney
Mesmo sendo longe do resto do mundo, Sydney é um vizinho próximo de vários países asiáticos como China, Hong Kong, Japão e Coreia. É por isso que mais de 40% da sua população é de fora do continente. A maioria tem origem em países como Filipinas, Reino Unido, Itália, China e outros.

Singapura
Depois de obter sua independência em 1965, essa pequena ilha se transformou num dos centros econômicos e culturais da Ásia. Singapura tem quatro línguas oficiais: inglês, malaio, mandarim e a língua dravídica. Aproximadamente 40% da sua população vem de outros países.

Paris
A cidade das luzes fica em segundo lugar no ranking das mais multiculturais da Eupora, perdendo só para Londres. O que faz a cidade se diferenciar é que ela é a única cidade internacional do mundo onde o inglês não é principal forma de comunicação entre pessoas de nacionalidades diferentes.

Nova York
Nova York é conhecida como a cidade que uniu os desajustados dos mundos. Ela chegou até a estabelecer o Escritório do Prefeito para Assuntos de Imigração (“Mayor’s Office of Immigrant Affairs”), que serve para ajudar imigrantes através da criação de leis para ajudar quem vem de fora. Essas pessoas já somam 36% da população da cidade.

Amsterdam
Reconhecida como a cidade da liberdade e tolerância. Existem pessoas com mais de 178 fundos culturais vivendo na cidade. Para ajudar quem não é holandês e vive na cidade, o governo promove aulas de holandês gratuitas. Além de promover eventos culturais que destacam a visão mundial da cidade.

Londres
Londres é a cidade mais multicultural da Europa, e a maior cidade do Reino Unido. Mesmo que a linguagem oficial seja o inglês, mais de um terço da população de Londres nasce em um país estrangeiro. Nas ruas dessa diversa cidade, mais de 200 línguas são faladas diariamente, e ela só cresce.

Los Angeles
Há duzentos anos, Los Angeles era parte do México, e isso se mostra na diversidade do local. Se você pensa em fazer intercâmbio por lá é uma boa ideia ter algumas aulas de espanhol. Hoje, Los Angeles é a segunda maior cidade dos EUA, com pessoas de aproximadamente 140 países falando 86 idiomas diferentes. Muito disso também é resultado das leis de imigração flexíveis de Los Angeles. A área também criou vários vizinhos culturais, como Koreatown, Little Tokio, e Boyle Heights.

Dubai
A cidade de Dubai foi construída do nada por trabalhadores de diferentes partes do mundo. Em poucas décadas, ela passou de uma cidade pequena no Golfo da Pérsia para uma cidade reconhecida globalmente. Com uma taxa de diversidade (ou seja, pessoas com nacionalidades diferentes) de 83%, Dubai é uma das cidades mais multiculturais do mundo.

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=