10 coisas que foram inventadas por mulheres e você não sabia

Quando você pensa em quem inventou um utensílio ou eletrônico, como imagina o inventor? Quase sempre como homem, certo? Não se preocupe, você não é o único. Isso acontece com praticamente todo mundo.

por Jéssica Chiareli no Fatos Desconhecidos

Acontece que nem sempre são os homens que inventam as coisas, ao longa da história houve várias mulheres inventoras também. No entanto, estamos acostumados a pensar apenas na figura masculina.

A mesma coisa acontece quando você lê um texto aqui na Fatos Desconhecidos, por exemplo. É provável que você esteja imaginando que foi um homem quem escreveu, se não tiver lido o nome do autor lá em cima, mas dessa vez ele foi escrito por uma mulher.

Pensando nisso, preparamos uma seleção de invenções que você nunca imaginaria que foram criadas por mulheres, mas foram. Veja só:

1. Programação

grace-programacao

Em 1944 na Universidade de Harvard, Grace Hoppe e Howard Aiken desenvolveram o primeiro computador eletromecânico, o Mark I.

Para que o dispositivo funcionasse, era preciso traduzir a linguagem escrita para códigos de programação, e foi exatamente o que Grace fez.

Algum tempo depois, ela também fez parte da equipe responsável por criar as primeiras linguagens de programação para computadores.

2. Vidro invisível

elisab-vidroinvisvel

Você consegue imaginar como seria a sua vida sem vidro invisível? Ele está presente nas lentes de câmeras, óculos, microscópios etc.

O vidro transparente foi criada por Katharine Blodgett, que foi nada menos do que a primeira mulher cientista da General Electric.

Em 1935, ela conseguiu transferir finas camadas de moléculas do vidro de um formato para outro, dessa maneira, impedindo que fossem causadas distorções.

3. Banco imobiliário

game-banco imobiliario

Além do campo científico, as mulheres também deram uma grande contribuição para os jogos de tabuleiro. O banco imobiliário, originalmnte conhecido como “Monopoly”, foi criado por Elizabeth Magie em 1906.

A princípio, o jogo não foi criado como passa-tempo, mas sim para ilustrar uma teoria econômica que rebatia a desigualdade da distribuição de terras.

Com o jogo, Magie conseguia demonstrar como uma pessoa conseguia ter muitas posses e outras tinham que se esforçar muito para conseguir alguma coisa.

Elizabeth batizou o jogo de “The Landlord’s Game”, e o vendeu para a Parker Brothers por apenas 500 dólares, sem direito a royalties.

4. Limpadores de para-brisa

parabrisa

Se os limpadores de para-brisa não existissem, seria um grande problema dirigir com tempo ruim. Por sorte, em 1903, Mary Anderson criou esse item para os carros.

No entanto, quando ele foi implantado nos veículos, os motoristas acreditavam ser mais seguro dirigir em baixo de chuva e neve, com o vidro embaçado, ao invés de operar o para-brisa, que era manual.

Foi então que outra mulher entrou em cena, em 1917 Charlotte Bridgwood criou a versão automática do utensílio, facilitando o seu uso.

5. Fibra Kevlar

fibra

O material usado amplamente pela indústria atualmente, que é capaz de suportar o impacto de um tiro, foi criado acidentalmente por Stephanie Kwolek em 1966.

A química trabalhava originalmente na criação de um material mais leve para pneus de carro, quando descobriu a fibra Kevlar, hoje ela é utilizada até para revestir alguns smartphones.

6. Serra circular

circular-

No século XIX Tabitha Babbitt percebeu que as serras retas, usadas por lenhadores e madeireiros para cortar madeira não era a melhor opção.

Foi então que em 1813 ela decidiu criar um protótipo de serra circular, que era girada por um mecanismo manual. No entanto, a sua ideia não foi vista como significante o suficiente para registro de patente, por isso, ela não ganhou um centavo pela criação.

7. Cerveja

jane-cerveja

Aposto que por essa você não esperava, mas sim! A cerveja foi uma criação feminina. De acordo com a  historiadora Jane Peyton, por milhares de anos a fabricação de cerveja era de domínio exclusivo das mulheres.

Há cerca de 7.000 anos, na Mesopotâmia e na Suméria, as mulheres eram as únicas a ter permissão para fabricar a bebida ou ter tabernas, já que a cerveja era considerada um presente de uma deusa. Por isso, se considera que as mulheres são as inventoras da cerveja.

8. Escadas de incêndio

escada-incendio

A cidade de New York é conhecida por suas escadas de incêndio no exterior dos prédios. Essas escadas foram patenteadas por Anna Connelly, em 1897.

Alguns anos depois, em 1900, essas escadas se tornaram obrigatória em muitos prédios construídos nos Estados Unidos, por causa dos altos índices de incêndio.

9. Aquecedor solar

telks-aquecedor

O primeiro aquecedor solar foi criado pela húngara, Dra. Maria Telkes, ela projetou a primeira casa com esse tipo de aquecimento.

Ela se mudou para os Estados Unidos em 1925 para trabalhar no Massachussetts Institute of Technology (MIT), na área de pesquisa em energia solar.

10. Hidrômetro

hypatia-hidrometro

Em meados do ano 400 d. C., a matemática, astrônoma e filósofa, Hypatia de Alexandria, inventou o hidrômetro, um instrumento que mede o volume de água e é usado até os dias de hoje.

+ sobre o tema

A campanha #meuamigosecreto viralizou e a casa do machismo virtual caiu

A hashtag #meuamigosecreto constituiu-se como movimento internáutico divertido e criativo. Primou...

Comentário sexista faz Kátia Abreu jogar vinho na cara de Serra

Senador tucano entrou na conversa sem ser convidado durante...

para lembrar

Pornografia de vingança

No fim da tarde de sexta-feira , o vice-presidente...

Hiperssexualização do corpo negro masculino

Enviado para o Portal Geledes por Caio Cesar dos Santos Minha...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=