100 livros infantis com meninas negras – 50/100 Parte I

Sobre o projeto 100 meninas negras

Este é um projeto do blog A mãe preta e da livraria itinerante InaLivros

Meninas negras precisam se enxergar em todos os espaços e a literatura é um meio muito eficiente para a formação de uma autoimagem positiva. Por meio da literatura procuramos fornecer ferramentas para que crianças possa lidar bem com o racismo e possa elevar sua autoestima a partir de referencias positivos.

O objetivo desse projeto é listar livros que tragam destaque para a presença feminina negra nas histórias infantis. Não são poucos livros publicados no Brasil que trazem meninas negras em posição de destaque e alguns educadores ainda insistem em afirmar que não há material disponível.

Que meninas negras possam se reconhecer em diferentes contextos, possam se inspirar e aprender com as personagens destes livros e possam escrever suas próprias histórias sem se importar pelas limitações impostas pesa sociedade.

100 livros infantis com meninas negras – Parte II Final

inalivroslogo

 

 tumblr_o1oild0oes1tlbmkko1_400

01/100  Akissi – O ataque dos gatos

Autora: Margarite Abouet

Ilustrador: Mathieu Sapin

Editora: Ática

Akissi é uma garotinha curiosa e intrépida que vive na Costa do Marfim. Cheia de vida e muito esperta, para a pequena heroína até entregar uma simples encomenda envolve confusão. Esta obra procura mostrar uma perspectiva da África que foge dos assuntos da pobreza, das guerras e das doenças. Visa a retratar uma infância cheia de brincadeiras, liberdade e alegria. O livro é composto de 7 histórias e de um apêndice que inclui glossário, curiosidades e uma receita culinária peculiar.


tumblr_o1pn3i9rn61tlbmkko1_400

002/100 A Menina e o tambor

Autora: Sônia Junqueira

Ilustradora: Mariângela Haddad

Editora: Autêntica

Andando pela rua, uma menina percebe, nas pessoas que passam, um ar preocupado, ou triste, ou aborrecido. Parecem todos apáticos, levando uma vida descolorida e sem alegria. Por mais que tente, a menina não consegue contato com essas pessoas. Aos poucos, vai ficando contaminada pela desolação geral e começa, ela também, a desbotar. De repente, escuta o TUM-TUM do próprio coração e tem uma idéia. Vai em casa, pega um pequeno tambor e sai pelas ruas tocando com força, enchendo o ar de TUM-TUNS contagiantes, arrebatando as pessoas, que ganham vida, recuperam suas cores e entram no cortejo de música e alegria que segue a menina e seu tambor.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o1rkbhrn1p1tlbmkko1_500

003/100 Menina bonita do laço de fita

Autora: Ana Maria Machado

Ilustrador: Claudius

Editora: Ática

Conta a história de um coelhinho bem branquinho que faz de tudo para ficar pretinho como aquela menina do laço de fita que ele acha linda. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor.


tumblr_o1tzf2mdwg1tlbmkko1_400

004/100  Gabriela – a princesa do Daomé

Autora: Marta Rodrigues

Ilustração: David Smyth

Editora: Mazza

Tudo acontece num curto trajeto de ônibus em Belo Horizonte. Gabriela, a menina, está sentada em um banco enquanto o irmão e a mãe seguem em outro. A autora se senta do lado dela. Em alguns minutos, Gabriela esquadrinha o mundo para a refém de seus encantos – ela é princesa do Daomé porque seu pai, um fotógrafo alemão, reconheceu na mãe dela o porte inconfundível de rainha. Como o pai, ela quer ser fotógrafa, mas precisa primeiro aprender a enxergar as cores e as coisas. Entre seus heróis, ela é princesa e o irmão de dois anos é um guerreiro porque superou uma doença grave. Pedro se curou porque aprendeu a enfrentar o medo com a ajuda dos ancestrais africanos. Mas essas passagens são só amostras da eloquência de Gabriela, no livro tem mais.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o1vxb289qq1tlbmkko1_500

005/100 As tranças de Bintou

Autora: Sylviane A. Diuof

Ilustração: Shane W. Evans

Editora: Cosac Naify

As tranças de Bintou é um dos maiores sucessos do catálogo infantojuvenil da Cosac Naify. A autora Sylviane A. Diouf, estudiosa da cultura e da história da África, nos apresenta Bintou, uma menina negra que não se contenta com seus birotes no cabelo e sonha usar tranças como sua irmã mais velha. A história encanta pela maneira cuidadosa e doce com que trata, a partir de um contexto cultural específico, um momento universal: a passagem da infância para a adolescência. Um livro que nos revela a beleza de cada fase da vida e nos permite repensar o Brasil por meio dos costumes africanos.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o1zod6t3fo1tlbmkko1_500

006/100  Bucala : a pequena princesa do quilombo do Cabula

Autor: Davi Nunes

Ilustrador: Daniel Santana

Editora: Uirapuru

O livro narra a história de Bucala: a pequena princesa do Quilombo do Cabula. Retrata as suas vivências: a afetividade com a mãe, Lacabu, e com o seu pai, Calabu. Fala do contato com o mais velho (o ancião bem-preto-de-barbicha-bem-branca) sábio que lhe contava histórias, casos dos ancestrais africanos. O livro ainda demonstra a forma mítica e poética que Bucala se relaciona com a natureza do quilombo. Traz à tona e reconstrói ficcionalmente a infância feliz de uma menina no Quilombo do Cabula, que fora, no século 19, um lócus de resistência à escravidão e um dos importantes aquilombamentos da Cidade do Salvador-BA.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o1zoqrweaw1tlbmkko1_500

007/100 Lindara

Autora: Sonia Rosa

Ilustrador: MArcial Ávila

Editora: Nandyala

Lindara, conheça a história da linda menina negra de tranças, com seus sonhos, brincadeiras e muita falação. Sonia Rosa, assim como a menina Lindara, sempre gostou de falar pelos cotovelos… Um dia, sem mais nem porque, ela resolveu colocar as idéias arrumadas num papel, em forma de histórias…


tumblr_o22lugqerr1tlbmkko1_250

008/100 Cheirinho de neném

Autora: Patrícia Santana

Ilustrador: Thiago Amormino

Editora: Mazza Edições

O livro ‘Cheirinho de neném’ fala da emoção de se receber um novo irmãozinho. Ao contrário do ciúme, medo e insegurança que muitas crianças sentem quando chega o irmão e a irmã, para o personagem do livro o sentimento é de comemoração e alegria. É inspirado em Víctor, filho da autora, que aguardou ansiosamente o nascimento de sua irmã.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o22mpifjtl1tlbmkko1_500009/100 A garota que queria mudar o mundo

Autora: Cinthya Rachel

Ilustrador: Adriano Vidal

Editora: Uirapuru

Bel é uma menina especial, quando aprendeu a falar logo disse: Quero mudar o mundo! Ela tem a cabeça cheia de dúvidas, quer saber: por que as pessoas jogam lixo nas ruas e furam a fila? Mas as respostas para essas perguntas terão de aguardar, já que hoje é a grande final da gincana em sua escola, onde seu amigos disputarão lado a lado com o grupo das Chatetes, quem vencerá a competição. Será que durante a gincana Bel conseguirá descobrir o segredo para mudar o mundo?

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o2l7h6twmn1tlbmkko1_500010/100 Flávia e o bolo de chocolate

Autora: Miram Leitão

Ilustradora:Bruna Assis Brasil

Editora: Rocco

Em meio aos questionamentos da pequena Flávia sobre a sua pele marrom – tão diferente da pele branquinha da mãe -, a jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos.


tumblr_o2lcy9jvuj1tlbmkko1_500011/100 Senegal : a caminho da escola

Autora: Anna Obiols

Ilustrador: Subi

Editora: Ciranda Cultural

Aminata é uma garota africana que vive no Senegal. Todos os dias, antes de ir à escola, ela vai buscar água no poço. Depois do café da manhã, ela embarca em um táxi brousse, a colorida van que leva a escola. Ao deixar pra trás os grandes baobás, ela observa os preparativos para um festival dos tambores, os vendedores ambulantes na estação rodoviária, os pescadores chegando com suas redes cheias de peixes… E, ao passar pelo parque nacional, tem uma surpresa. Você quer saber o que houve?

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o2ldkts3ud1tlbmkko1_500

012/100 Mirandinha : a menina que queria pegar uma estrela

Autor e Ilustrador: Gió

Edição Independente

A personagem Mirandinha, uma menina negra do cabelo encaracolado, que é inclusive uma homenagem de Gió para sua esposa Noélia Miranda, enfrenta vários obstáculos para alcançar a estrela que tanto deseja. Para acompanhar a leitura, Gió produziu um CD que vem junto do livro, com seis músicas em ritmos variados como xote, choro, frevo, congo, rock n’ roll, entre outros.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o2lg93b42b1tlbmkko1_500013/100 A lua cheia de vento

Autora: Mel Adún

Ilustradora: Reane Lisboa

Editora: Ogum’s Toques Negros

A história do amor entre Gotinha e Ventania é contata de maneira suave e encantadora por Mel Adún, iniciando a série Contos de Mel.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o2lgdkkpyz1tlbmkko1_400

014/100 Entremeio sem babado

Autora: Patrícia Santana

Ilustrador: Marcial Ávila

Editora: Mazza Edições

Kizzy é o nome de uma menina – menininha de origem africana como seu nome. Perguntadeira, ela deixa os adultos desorientados. Por causa disso foi apelidada por sua avó de entremeio sem babado, pessoa que se mete num assunto em que não é chamada. Mas como era de se esperar, Kizzy não aceitaria o apelido sem saber o que significava…

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o2lgo2mij01tlbmkko1_500

015/100 O mundo no black power de Tayó

Autora: Kiusam de Oliveira

Ilustradora: Taísa Borges

Editora: Peirópolis

Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é ‘ruim’. Mas como pode ser ruim um cabelo ‘fofo, lindo e cheiroso’? ‘Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos’, responde a garota para os colegas. Com essa narrativa, a autora transforma o enorme cabelo crespo de Tayó numa metáfora para a riqueza cultural de um povo e para a riqueza da imaginação de uma menina sadia.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o2lhjdjheo1tlbmkko1_400016/100 Meninas Negras

Autora: Madu Costa

Ilustrador: Rubem Filho

Editora: Mazza Edições

Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.

Em Meninas Negras, Madu Costa fala da vida e dos sonhos de 3 meninas negras, que aprende e respeitam sua aNcestralidade africana. 

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o2lhqsb6hz1tlbmkko1_500017/100 A princesa e a costureira

Autora: Janaína Leslão

Ilustrador: Júnior Caramez

Editora: Metanóia

O livro conta a história da princesa Cíntia, que quando nasceu foi prometida em casamento para Febo, o príncipe do reino vizinho, para que se mantivessem os laços de amizade entre os reinos. Quando chegou a época da cerimônia, a princesa foi encomendar seu vestido e, então, conheceu a costureira Isthar, por quem se apaixonou. Quando Cíntia anunciou para os pais suas intenções com Ishtar e disse que não mais se casaria com Febo, seu pai mandou que a prendessem na torre do castelo, pois desafiou o interesse e a tradição dos reinos, que dizia que moças deveriam se casar com rapazes. Para garantir um final feliz, a princesa e a costureira receberão ajuda da irmã da princesa, do próprio príncipe, da Fada Madrinha e de uma Agulha Mágica. O livro pretende auxiliar famílias e escolas, tanto na discussão sobre a diversidade humana como sobre a luta mais ampla pelos direitos das pessoas LGBT.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o2li18puk31tlbmkko1_400018/100 Naninquiá: a moça bonita

Autor: Rogério Andrade Barbosa

Ilustradora: Ciça Fittipaldi

Editora: DCL

Uma história de coragem e perseverança em busca do amor de Naninquiá, a moça bonita, que havia sido prometida pelo pai àquele que vencesse os desafios lançados por ele. Tendo servido como voluntário das Nações Unidas em Guiné-Bissau, Rogério Andrade Barbosa inspirou-se em diferentes versões desse conto da literatura oral do país africano para trazer um pouco de sua língua e costumes. Ao longo dessa obra, ilustrada por Ciça Fittipaldi, a natureza, os animais e o sobrenatural se unem a expressões e vocábulos do crioulo guineense — idioma derivado do Português e outras línguas daquele território — para nos transportar ao imaginário dessa cultura.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o2liaurjen1tlbmkko1_500019/100 A tatuagem : reconto do povo Luo

Autor: Rogério Andrade Barbosa

Ilustrador: Maurício Negro

Editora: Gaivota

Duany mal ajudava a mãe e a irmã com a moenda do milho e outros afazeres de sua aldeia. Seu maior desejo – o qual compartilhava com todas as garotas de sua idade – era ter a tatuagem mais bonita do seu povo, para conseguir um bom pretendente para casar. Contudo, Duany encontrará pelo caminho uma criatura misteriosa, que mudará o rumo de sua vida.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o2lijhybgt1tlbmkko1_500020/100 Lulu adora a biblioteca

Autora: Anna McQuinn

Ilustradora: Rosalind Beardschaw

Editora: Pallas

Se você está lendo estas palavras, é provável que goste das mesmas coisas que Lulu, a personagem deste livro. É que ela adora livros e ama visitar a biblioteca do bairro para descobrir novas histórias. Lá ela descobriu também que as bibliotecas são lugarem divertidos e aconchegantes, onde ela pode fazer novas amizades! O que falta para você procurar a biblioteca mais perto da sua casa?

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o2p1twafhy1tlbmkko1_400021/100 Dandara, o dragão e a lua

Autora:Maíra Suertegaray

Ilustradora: Carla Pilla

Editora: Cassol

Dandara adora olhar o céu e ver as caretas que ele faz. Mas agora ela quer ir até a lua.

Como? Voando!!! E de carona num dragão!


tumblr_o2p258ywpy1tlbmkko1_400022/100 A cor da vida

Autora e Ilustradora: Semíramis Paterno

Editora: Lê

Duas crianças se conhecem quando passeiam com as mães. Se olham e brincam, se distanciando do local onde estavam. Quando as mães percebem o desaparecimento dos filhos, ficam enraivecidas e saem correndo em busca dos dois. Mas, uma surpresa as aguarda.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o2ycn8vev51tlbmkko1_500023/100 Lila e o segredo da chuva

Autor: David Conway

Ilustradora: Jude Daly

Editora: Biruta
O sol castigou a vila em que Lila morava durante muitos meses. Ninguém conseguia juntar lenha, capinar o jardim ou mesmo tirar o leite da vaca. Sem chuva, o poço começou a secar, e todas as plantações se perderam. Lila estava tão preocupada que, quando seu avô contou para ela, bem baixinho, sobre o segredo da chuva, ela saiu correndo para falar diretamente com o céu.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o33zlcczbl1tlbmkko1_400024/100 O que tem na panela, Jamela?

Autor e ilustrador: Niki Daly

Editora: Edições SM

É época de Natal. Pensando nos preparativos, Mama compra uma galinha para engordar até o dia da ceia, entregando-a aos cuidados de Jamela. Mas conforme o tempo passa a menina acaba se apegando à ave, transformando-a em um bichinho de estimação. E quando chega a véspera do almoço, Jamela arma a maior confusão: “Não se pode comer um amigo!”.


tumblr_o2lijhybgt1tlbmkko1_500025/100 Lulu adora a biblioteca

Autora: Anna McQuinn

Ilustradora: Rosalind Beardshaw

Editora: Pallas

Se você está lendo estas palavras, é provável que goste das mesmas coisas que Lulu, a personagem deste livro. É que ela adora livros e ama visitar a biblioteca do bairro para descobrir novas histórias. Lá ela descobriu também que as bibliotecas são lugarem divertidos e aconchegantes, onde ela pode fazer novas amizades! O que falta para você procurar a biblioteca mais perto da sua casa?

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o373l1y6rv1tlbmkko1_500026/100 Mariana

Autores: Jaciana Melquíades e Leandro Melquíades

Ilustrador: Leandro Melquíades

Edição: Era uma Vez o Mundo

Mariana é uma linda menina que ama seus turbantes. Numa leitura participativa, criativa e compartilhada, as crianças criam e recriam amarrações de turbantes, reconhecendo a beleza e ancestralidade inerentes a estes elementos.

Onde Encontrar: Era uma vez o mundo


tumblr_o374z8zag71tlbmkko1_400027/100 Meu corpo: da cabeça aos pés

Autora: Lisa Bullard

Ilustrador: Brandon Reibeling

Editora: Hedra Educação

Cada um tem o corpo de um jeito, mas temos muito mais em comum do que aparece. Todos temos dois olhos, duas olheiras e um lindo sorriso. E isso faz parte do que conseguimos enxergar. Do lado de dentro, está o coração, o cérebro e tantas outras coisas que fazem nosso corpo funcionar. Neste livro você vai conhecer um pouco mais sobre seu corpo, como ele funciona e como cuidar melhor dele!

Ana tem uma tia médica e se inspira nela para conhecer melhor o corpo humano.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o3d95qabo81tlbmkko1_250028/100 Palmas e vaias

Autora: Sonia Rosa

Ilustrador: Salmo Dansa

Editora: Pallas

Uma mudança é um desafio para qualquer um. Nesta história contada por Sonia Rosa, a personagem Florípedes experimenta as mudanças da adolescência: um novo corte de cabelo, uma dor de dentes, os peitos que crescem e o corpo que estica de uma hora para outra. Além disso, Florípedes enfrenta mais reviravoltas: ela muda de bairro e muda de escola. Ela precisa então fazer novos amigos e conhecer os novos professores, mas se depara com as diferenças e, para superá-las, decide optar pelo amor, pelo carinho e pela atenção de sua mãe.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o3d6igxwvv1tlbmkko1_500029/100 Aqualtune e as histórias da África

Autora: Ana Cristina Massa

Maria, Guilherme, mais conhecido como “Orelha”, e Aqualtune só queriam curtir as férias juntos.  Eram amigos desde sempre.  Mas não imaginavam que uma simples viagem para uma fazenda longe da cidade grande se transformaria na maior aventura da vida deles.  A revelação de uma antiga lenda africana, a presença de Cambinda, uma avó bem diferente das “vovós”, e a figura de Zumbi, o guerreiro dos Palmares, mudariam o destino de Aqualtune e seus amigos.  Para se salvar, eles precisam correr contra o tempo.  Com a ajuda de Kafil, um garoto esperto que conhece bem a floresta e seus segredos, Aqualtune vai enfrentar as forças da natureza, unir o passado e o presente e descobrir a verdade por trás da antiga lenda.  Mas o tempo não espera por ninguém, e não vai esperar por eles.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o3d8qdqctw1tlbmkko1_500030/100  O cabelo de Lelê

Autora:Valéria Belém

Ilustradora: Adriana Mendonça

Editora: Companhia Editora Nacional

Lelê não gosta do que vê – de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana.


tumblr_o3d9y8ex7a1tlbmkko1_500031/100 Uma história mais ou menos parecida

Autora: Márcia Paschoallin

Ilustradora: Juliana Fiorese

Releitura do clássico Branca de Neve e os Sete Anões, este livro reconta a encantadora história da princesinha de uma maneira totalmente inusitada. Desta vez ela é negra e chama-se Pérola Negra. Este é um projeto contra o preconceito racial e suas manifestações. Publicado de maneira independente, financiado através de plataformas de financiamento coletivo.


tumblr_o3da3se09j1tlbmkko1_400032/100 A princesa e a ervilha

Autora e Ilustradora: Rachel Isadora

Durante dez anos a escritora e ilustradora Rachel Isadora percorreu vários países da África para se inspirar e adaptar a clássica história de Hans Christian Andersen, A Princesa e a Ervilha. As primorosas ilustrações levam os leitores a um universo africano mágico em que uma ervilha muda os destinos.


tumblr_o3dc3ym5in1tlbmkko1_400033/100 A bailarina gorda

Autora: Jarid Arraes

Cordel infantil que conta a história de Aninha, uma garotinha gorda que sonhava em ser bailarina, mas não era aceita pelas escolas de dança. Até que uma professora resolve acreditar no seu potencial.


tumblr_o3dikyw2zf1tlbmkko1_500034/100 Luanda, filha de Iansã

Autora: Lia Zatz

Ilustrador: Alexandre Teles

Editora: Biruta

Luanda era uma menina alegre e brincalhona até entrar para a escola. Aí, justamente quando ela pensava que teria mais e mais amigos, foi deixada de lado. Só a nova professora, a Lúcia, que se vestia como as mulheres africanas, fez Luanda voltar a sorrir. Fez também a classe conhecer de fato a África: suas cidades, línguas, contos, riquezas e pobrezas. Você gostaria de conhecer mais ainda a África?

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o3fi3zzvst1tlbmkko1_500035/100 Meu primeiro livro de procurar e achar – Doutora Brinquedos

Edição: Publications international, ltd.

Produto Disney

Este livro de capa espumada tem pequenas frases que introduzem os desafios de procurar e achar determinados objetos em cada cena. A personagem Dra. Brinquedos aparece em diversas situações, destacando suas interações com a família e os amigos. Ao final do livro, mais algumas atividades são propostas para os pequenos, prolongando a diversão.


tumblr_o3w0jiywti1tlbmkko1_500036/100 As lendas de Dandara

Autora: Jarid Arraes

Ilustradora: Aline Valek

Neste livro que mistura ficção, história e um toque de fantasia,  são narrados dez contos sobre a guerreira quilombola Dandara dos Palmares, companheira de Zumbi dos Palmares. O livro conta sobre a vida de Dandara desde o seu nascimento, explicando sua origem, suas conquistas e suas lutas.

Com muita aventura, suspense, acontecimentos sobrenaturais e até um pouco de romance, a autora conta de uma maneira mágica a forma como Dandara, desde sua infância, fez feitos dignos de uma lenda.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o4150jwttz1tlbmkko1_250037/100 Doce princesa negra

Autora: Solange Cianni

Ilustração: Felipe Massa Fera

Editora: LGE Edições

Esse livrinho pequenino trás a história de Omolabake, uma linda menina negra e a sua relação com o mundo. A persoonagem entrelaça alegria, talento com a graciosa beleza esperta que busca encantar leitores de todas as idades.Texto simples e poético.


tumblr_o41605aho41tlbmkko1_400038/100 A menina que gostava de saber

Autora: Gisele Gama Andrade

Ilustrador: Ronaldo Santana

Editora: Abaquar

Sara é uma menina super curiosa e quer sempre aprender mais. Ela gosta de verificar tudo que falam para ela, fazendo testes que acabam gerando uma enorme confusão. Seu jeito extrovertido e curioso está lhe trazendo alguns problemas na escola. Como resolver? Com sabedoria, sua mãe dá um jeitinho de melhorar a situação, com um desfecho surpreendente. Este é o primeiro livro da coleção de livros com essa protagonista, sempre trazendo histórias divertidas e estimulantes.

Onde Encontrar: InaLivros | Abaquar


tumblr_o416sxn4rs1tlbmkko1_500039/100 Bia na África

Autor: Ricardo Dreguer

Ilustradores: Avelino Guedes e Rogério Borges

Editora: Moderna

Bia é uma menina muito esperta e amada. Filha de pais separado mas que se são muito bem, Bia tem várias referências positivas aos seu redor: seu pai é um arquiteto bem sucedido e sua mãe é uma diplomata. E é a profissão de sua mãe que faz Bia conhecer vários lugares do mundo! Nessas viagens ela conhece muitas das influências que outros países trouxeram para o Brasil.


tumblr_o417q7uxvu1tlbmkko1_400040/100 Dandara seus cachos e caracóis

Autora: Maíra Suertegaray

Ilustradora: Carla Pila

Editora: Mediação

Dandara se pergunta porque seus cabelos não são lisos como os das princesas de contos de fada. A partir daí, a menina vai aprendendo quantas histórias de sua família, seus avós e seus antepassados distantes são retomadas a partir de seus cabelos cacheados.

Uma história que nos transporta no tempo, nos leva a recortes de nossas origens e nos faz refletir sobre a importância da diversidade.

Onde Encontrar: InaLivros | Editora Mediação


tumblr_o4hzkdtvm31tlbmkko1_500041/100 OBAX

Autor e Ilustrador: André Neves

Editora: Brinque-Book

Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias.

Com belas ilustrações, a história fala sobre uma menina criativa e determinada, que busca mostrar para seu povo que suas histórias são mais que frutos da imaginação. É uma ficção e não um reconto africano como normalmente são as histórias que se passam em África.


tumblr_o4i13zwtlv1tlbmkko1_500042/100 Iori descobre o sol, o sol descobre Iori

Autor: Oswaldo Faustino

Ilustradora: Taisa Borges

Editora: Melhoramentos

Os ruídos da natureza podem surpreender a quem está acostumado a dormir nas grandes cidades. Esta narrativa simples ajuda a preparar a criança para essa novidade, estimulando a observação dos sons e brincadeiras com onomatopeias.
Sozinha em seu quarto, a pequena Iori não consegue dormir. Fica intrigada com os sons do campo, vindos do lado de fora da janela. cri, cri, cri,… que barulho é esse? tuc, tuc, tuc,… o que será esse som? Uouch… Piuuu… Envolvida pelos ruídos misteriosos da noite longe das cidades a menina passa o tempo acordada, até a chegada do Sol. Textos em letra bastão para estimular a alfabetização dos pequenos.


tumblr_o4i2sddg7z1tlbmkko1_400043/100 A família de Sara

Autora: Gisele Gama Andrade

Ilustrador: Ronaldo Santana

Editora: Abaquar

Nem toda criança tem pai e mãe e ainda assim podem ser muito felizes. Esta é foi a experiência de Sara. Ela, que é adotada e não possui um pai por perto, se sentia muito mal no dia dos pais. A professora pediu para que os alunos desenhassem o próprio pai. Mas Sara não era capaz de fazer o desenho por não ter conhecido o pai. Foi então, que tiveram a brilhante ideia de ampliar o dia do pai, de forma que as crianças não ficassem excluídas. Foi criado o dia do amor. Sara desenhou toda a sua família e entendeu que não é necessário ter um pai ou uma mãe para ter uma família completa e que te ame. Mensagem inspiradora de confiança, amor e o valor da família.

Uma história linda e super necessária num contexto em que crianças negras são maioria nas instituições de acolhimento a espera da adoção e que cada vez mais as famílias que não seguem o padrão “mamãe-papai-e-filhinhos” estão sendo reconhecidas e valorizadas nos espaços escolares.

Onde Encontrar: InaLivros | Abaquar

 


tumblr_o4i46q77iw1tlbmkko1_500044/100 Betina

Autora: Nilma Lino Gomes

Ilustradora: Denise Nascimento

Editora: Mazza Edições

A lição do penteado, Betina aprendeu da amorosa avó e a avó aprendeu com a mãe dela que aprendeu com outra mãe que tinha aprendido com uma tia. Só que Betina foi além e espalhou a lição para filhas e filhos, mães e avós que não eram os dela. Ela abriu um salão de beleza diferente e ficou conhecida em vários lugares do país.

Uma história linda que trabalha ancestralidade, saberes compartilhados e ressignifica a relação dessa menina negra e o seu cabelo. Um livro emocionante e muito rico no fortalecimentos dos saberes tradicionais que valorizam a nossa negritude.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o4i8s39ziy1tlbmkko1_500

045/100 A bailarina e a bolha de sabão

Autora: Maria Gal

Ilustrador: Adriano Vidal

Editora: Uirapuru

A pequena Maria é uma doce menina que quer ser bailarina, mas não foi bem aceita por suas amiguinhas. Com o tempo, no desenrolar desta linda história de superação, ela percebeu que não era ela que teria de mudar, mas sim aqueles que não a reconheciam por seus talentos.

Para as meninas que são frequentemente barradas em seus sonhos por preconceitos e estereótipos, essa obra trás para as crianças a possibilidade de serem o que quiserem.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o4y60nfkmd1tlbmkko1_400046/100 Zacimba Gaba: a princesa guerreira

Autora: Noélia Miranda

Ilustrador: Gió

Nessa história, Zacimba Gaba, uma princesa africana que veio escravizada pro Brasil, ajuda seus amigos a fugirem do cativeiro e alcançar a liberdade.  Um livro que fala de luta e resistência da população negra.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o4y6po6bdl1tlbmkko1_400047/100 Luana e as sementes de Zumbi

Autores: Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino

Ilustrador: Mingo de Souza

Editora: FTD

Luana acorda no meio da noite com um barulho que só depois identifica ser o som dos tambores que a chamam de “esperança de Palmares”, “esperança das sementes de Zumbi”. Sabendo que Cafindé, lugar onde mora, é um remanescente de quilombo, ela toca seu berimbau mágico e se transporta para Palmares, à época em que era liderado por Zumbi.

Encontra primeiro o escravo Expedito, que teme os castigos do capitão-do-mato. Depois encontra Benden, um amigo muito corajoso que a leva até Palmares e seu líder. No quilombo, ouve histórias sobre seus antepassados, conhece a rotina de seus habitantes e recebe de Zumbi sementes que devem ser cultivadas para que o sonho da liberdade nunca se perca.


tumblr_o4y6ydrete1tlbmkko1_500048/100 Aminata, a tagarela

Autora e Ilustradora: Maté

Editora: Brinque-books

Em Aminata, a tagarela, a pequena Aminata, filha caçula do tecelão Amadu, quer saber por que não pode aprender a tecer. A resposta está nas lendas e nos provérbios do seu povo. Graças à avó Nakuntê, ela encontra um novo talento e compreende que, no mundo Bamana, os homens tecem palavras e as mulheres pintam segredos. Um enredo cheio de belas surpresas (como a história de Djoliba, o grande rio Níger) e com um final emocionante.

O livro é um verdadeiro mergulho na cultura Mali, e nos possibilita pensar a África sob o ponto de vista das artes e da tradição oral.


tumblr_o4y7gnlzxs1tlbmkko1_500049/100 Bruna e a galinha de Angola

Autora: Gercilga de Almeida

Ilustradora: Valéria Saraiva

Editora: Pallas

A partir do panô com a imagem de uma galinha da angola que sua avó trouxe de África, Bruna aprende sobre as raízes negras do Brasil e sobre tradições africanas.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o4y8aaepa61tlbmkko1_400050/100 Os mil cabelos de Ritinha

Autora: paloma Monteiro

Ilustrador: Daniel Gnattali

Editora: Semente Editorial

Esta história começa porque certa vez uma menininha, de frente para o espelho, se perguntou: ” O mesmo penteado todo dia? não!” A história de Ritinha nos mostra que o cabelo crespo oferece inúmeras possibilidades de ser penteado, e não tem nada de “difícil” ou “feio” como dizem por aí.

Os mil cabelos de Ritinha é uma história que eleva a autoestima das meninas negras e nos presenteia com um texto ritmado, poético e encantador.

Onde encontrar: InaLivros


 

+ sobre o tema

Por uma consciência humana

Há muitos séculos, desde a célebre “descoberta” do Brasil,...

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Tempo de revolução: de Lua Xavier ao levante de candidaturas negras em Salvador

“Animai-vos Povo Bahiense que está por chegar o tempo...

Por que o sucesso destas mulheres negras incomoda tanto?

Taís Araújo, Maju Coutinho, Cris Vianna e, agora, Sheron...

para lembrar

spot_imgspot_img

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=