100 livros infantis com meninas negras – Parte II Final

Sobre o projeto 100 meninas negras. Parte II

Este é um projeto do blog A mãe preta e da livraria itinerante InaLivros chamado 100 meninas negras

Meninas negras precisam se enxergar em todos os espaços e a literatura é um meio muito eficiente para a formação de uma autoimagem positiva. Por meio da literatura procuramos fornecer ferramentas para que crianças possa lidar bem com o racismo e possa elevar sua autoestima a partir de referencias positivos.

O objetivo desse projeto é listar livros que tragam destaque para a presença feminina negra nas histórias infantis. Não são poucos livros publicados no Brasil que trazem meninas negras em posição de destaque e alguns educadores ainda insistem em afirmar que não há material disponível.

Que meninas negras possam se reconhecer em diferentes contextos, possam se inspirar e aprender com as personagens destes livros e possam escrever suas próprias histórias sem se importar pelas limitações impostas pesa sociedade.

Os  100 livros estão publicados, mas a nossa listinha não para por aí! Ainda temos muitos títulos listados, e o nosso blog continuará dando dicas de livros infantis com meninas negras! Além disso teremos posts especiais falando sobre os livros por temas.

Continuem conosco, acompanhando e compartilhando essa listinha!

Muito obrigada pelo carinho de vocês,

Luciana Bento

100 livros infantis com meninas negras – 50/100 Parte I

inalivroslogo

tumblr_o5znsrpikg1tlbmkko1_500

051/100 Os tesouros de Monifa

Autora: Sonia Rosa

Ilustradora: Rosinha

Editora: Brinque-Book

Os Tesouros de Monifa fala do encontro de uma brasileirinha negra com sua tataravó, Monifa, que chegou aqui de lá do outro lado do oceano, em um navio negreiro. Mesmo escravizada, aprendeu a escrever e, por meio das letras que aprendeu, deixou “Para os meus filhos e os filhos dos meus filhos!” o maior de todos os tesouros que alguém pode herdar. Passado de geração em geração, chega o dia desse tesouro ir para as mãos da garotinha, que se encanta e emociona muito ao receber tamanha preciosidade e, com ela, descobrir a vida da sua tataravó e as suas próprias raízes.

Um livro que fala de ancestralidade e que resgata a nossa identidade africana de uma maneira lúdica e emocionante, muito gostoso de ler e muito significativo para nós, negros, que ainda buscamos reconstruir nossos vínculos com nossa ancestralidade.


tumblr_o5zpvnszzv1tlbmkko1_500052/100 Bia na Europa

Autor: Ricardo Dreguer

Ilustradores: Avelino Guedes e Rogério Borges

Editora: Moderna

Mais um livro da série Viagens da Bia, neste volume, menina Bia, de  ascendência  africana,  acompanha  novamente  sua  mãe diplomata em  suas  viagens.  Dessa  vez,  a  mãe  vai  ficar um ano na Itália, a trabalho. As duas aproveitam a oportunidade para conhecer outros países da Europa,  como  Espanha  e  Portugal. Esse  é  o  ponto  de partida para o leitor conhecer diversas particularidades  da  vida  dos  países  europeus  e  também  descobrir muitos traços da origem de nossa vida cultural, como a alimentação, a língua, a religiosidade, as festas e as tradições.  De  volta  ao  Brasil,  Bia  sente  saudade  de  tudo  aquilo  que  conheceu  e  vivenciou  e  percebe  como  seu conhecimento de mundo foi ampliado.


tumblr_o5zqs4aevm1tlbmkko1_400053/100 Dandara e a princesa perdida

Autora: Maíra Suertegaray

Ilustradora: Carla Pilla

Editora: ComPasso

Por que não existem princesas negras? Onde estão as princesas como eu? Dandara estava encucada. A resposta da mãe era complicada e a da vovó também não convencia. Em meio a tantas perguntas alguém apareceu… alguém que iria mudar para sempre o mundo da Dandara. Era uma menina diferente. Tinha cabelo curtinho, roupa com estampa colorida e lindas joias. Sua pele era marrom, um marrom escuro da cor do café, e seus olhos brilhantes como as pérolas negras do colar da bisa. Quem será esta menina? Vamos desvendar esta história?

Uma história que parte dessa ausência de princesas negras no cotidiano para resgatar as histórias das princesas africanas.


tumblr_o6085gxo601tlbmkko1_400054/100 Amanhecer, Esmeralda

Autor: Ferrez

IlustraçãoRafael Antón

Editora: Dsop

Manhã é uma menina pobre e sonhadora, como tantas que moram nos bairros periféricos das grandes cidades. Sua família é tão carente que às vezes lhes falta o básico, o pão de cada dia.

Mas mesmo diante dos infortúnios há sempre um novo amanhã, e naquela sexta feira, o dia preferido das crianças que estudam, Manhã ganha um presente especial que muda sua percepção do mundo e de si mesma.


tumblr_o6096zy6j61tlbmkko1_250055/100 Cadarços desamarrados

Autora: Madu Costa

Ilustrador: Rubem Filho

Editora: Mazza

Tudo na menina Mariana é leveza. É assim porque ela quer e sua vontade é poderosa. Ela viaja no próprio nome e nas nuvens. Afrouxa o nó dos cadarços para os pés ficarem livres. Como se o pensamento estivesse atado a eles. E será que não está? A mãe e a professora insistem para que ela aperte os nós dos sapatos. “Você vai tropeçar e cair”, falam, advertindo a menina. A contragosto, ela até cede, mas o pensamento… este Mariana mantém livre e solto.

Onde encontrar: InaLivros


tumblr_o609zaj6ys1tlbmkko1_500056/100 Mariana

Autora: Ana Paula de Abreu

Ilustradora: Bruna Assis Brasil

Editora: Viajante no Tempo

Mariana é apenas uma menina, mas já aprendeu uma das coisas mais importantes da vida: que o amor está dentro de nós. No coração de Mariana não há espaço para dor e preconceito. Ela se ama do jeito que é  e transborda felicidade.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o60ado5nzw1tlbmkko1_500057/100 Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar

Autora: Neusa Baptista Pinto

Ilustradora: Nara Silver

Editora: Tanta Tinta

A descoberta da beleza própria e a autoaceitação são o assunto central deste livro.
A história da amizade entre três meninas negras e pobres, que enfrentam as manifestações preconceituosas com relação ao seu cabelo crespo e vão, aos poucos, aprendendo a aceitá-lo, a brincar com ele e amá-lo do jeito que é.
Surgem novos penteados e com eles também novas formas de ver a si e ao outro, coragem e ousadia para fazer e ser diferente.

Esse livro procura desconstruir a ideia o diferente como “feio”, “inadequado”. Através da história de Ritinha, Tatá e Bia a autora mostra que o cabelo crespos tem suas especificidades, o que não diminui sua beleza, pelo contrário, a enriquece.


tumblr_o60ar81qov1tlbmkko1_400058/100 Uana e a Marrom da Terra

Autora: Lia Zatz

Ilustrador: Alexandre Teles

Editora: Biruta

Uana sentiu muito medo, sozinha naquele quartinho de hospital. Que medo! Só a visita dos pais acabou com a tristeza de Uana. Ganhou uma linda boneca. Primeiro foi só alegria, depois tristeza… E se os colegas chamassem a boneca de “boneca de piche” e só a deixassem ser a empregada da casa? Uana foi ficando brava e resolveu reagir. Aí, aconteceu um fato mágico e a boneca também reagiu! O que será que aconteceu?

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o6tt3b9tzf1tlbmkko1_400059/100 Tem um Juve no meu lustre

Autora: Tatiana Pavanelli Valsi

Ilustrador: Felipe Campos

Érica é uma menina que tem medo de tudo.Morria de medo quando chegava a hora de dormir e a mãe apagava a luz do quarto. Até que um Juve caiu do seu lustre! E agora, será que Érica continua uma menina medrosa?

Uma história de amizade, superação de medos, aceitação das diferenças e companheirismo.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o6ttptvgga1tlbmkko1_400060/100 O cabelo de Cora

Autora: Ana Zarco Câmara

Ilustradora: Taline Schubach

Editora: Pallas

Cora é uma menina como as outras, que adora ir à escola e é bastante orgulhosa do seu cabelo. Ele não é liso como o das outras meninas. É crespo como o de sua Tia Vilma e sua avó.
Mas talvez O cabelo de Cora não pareça tão belo para suas colegas e ela pode precisar de um empurrãozinho para aprender a amá-lo de novo e a dizer para todo mundo o quanto ele é bonito do jeito que ele é.
Cora descobre que seu cabelo é a sua marca. Ela tem cabelo crespo. Você tem cabelo liso. Divirta-se com a história de Cora e faça de sua diferença sua exclusividade.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o6twthsosw1tlbmkko1_500061/100 Galo Barnabé vai ao balé

Autor: Jonas Ribeiro

Ilustradora: Ana Terra

Editora: Brique-Book

Mais um livro que não fala sobre relações raciais, mas que trás uma bela menina negra como protagonista. Ana Carolina é uma menina que não consegue parar de dançar. um dia, de tanto rodar, acaba caindo e ganhando um tremendo galo na cabeça! Será que Ana Carolina e o seu galo, o Barnabé, vão conseguir participar da apresentação de balé?


tumblr_o6u21weecp1tlbmkko1_250062/100 Cinderela e Chico Rei

Adaptadores: Cristiana Agostinho e Ronaldo Simões Coelho

Ilustrador: Walter Lara

Editora: Mazza Edições

A história da Cinderela já é mais que conhecida e ainda encanta crianças de todas a idades. Mas, e se esse enredo fosse recontado se passando no Brasil, com nosso rosto, nossa pele negra, enfrentando monstros e bruxas que fazem parte de nosso imaginário cultural e com heróis, príncipes e princesas que também estejam inseridos em nossa cultura? Essa é a proposta de Cinderela e Chico Rei e de outros recontos dessa coleção da Mazza Edições.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o6u2a4rlga1tlbmkko1_250063/100 Quando eu crescer

Autora: Anne Faundez

Editora: Ciranda Cultural

Esta obra mostra a história de uma garotinha que imagina várias maneiras de ser quando ela crescer, como – tornar-se um pássaro; um peixe; trabalhar num zoológico; ser mais alta que uma girafa; entre outros. Um livro bem lúdico e provocativo para os pequenos, estimulando a imaginação.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o6u2m6zhuu1tlbmkko1_250

064/100 A menina que bordava bilhetes

Autora: Lenice Gomes

Ilustradora: Ellen Pestili

Editora: Cortez

A menina que bordava bilhetes tinha nome de flor. Os desenhos que boradava estampavam as cores, os cheiros, os sons e a poesia qque só a imaginação pode criar. Para alegria geral, este vilarejo de fantasia recebe ainda um parque de diversões. A música, o colorido e a euforia inspiram a multidão de homens, mulheres e crianças.

Um livro lindamente ilustrado e linguagem poética.


tumblr_o6u3l959v21tlbmkko1_500065/100 Omo-Oba: histórias de princesas

Autora: Kiusam de Oliveira

Ilustrador: Josias Marinho

Editora: Mazza Edições

Este é um livro que reconta mitos africanos, divulgados nas comunidades de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público em geral e que reforçam os diferentes modos de ser em relação ao feminino. Neste livro, vemos as meninas Oiá, Oxum, Iemanjá, Olocum, Ajê Xalugá e Oduduá como princesas, em histórias de infância. Os seis mitos apresentados têm o objetivo de fortalecer a personalidade de meninas de todos os tempos.

Onde Encontrar: InalLivros


tumblr_o6u43ttodc1tlbmkko1_400066/100 No País de Anahí

Autora:Maíra Suertegaray

Ilustradora: Martina Schreiner

Editora: Edelbra

As diferenças fazem o país de Anahí um lugar muito interessante. Nele vivem pessoas diferentes, com ideias diferentes, de todas as cores, de todas as formas. Quanta coisa para aprender, quantas ideias pra trocar!

Lindo livrinho que fala de diversidade e respeito às diferenças, da necessidade de regras de convivência  e de respeito a esses limites para o bem-estar de todos.


tumblr_o7jxxyo7pc1tlbmkko1_500067/100 Histórias da Cazumbinha

Autora: Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas

Fotoilustradora: Marie Ange Bordas

Editora: Cia das Letras

Era uma vez uma menina chamada Cazumbinha. Ela nasceu no interior da Bahia, às margens do rio São Francisco, em um lugar muito especial: uma comunidade quilombola.
Foi nessa comunidade que a menina cresceu e onde aprendeu sobre a vida e se interessou pelo mundo. Foi lá também que ensinaram Cazumbinha a ler e a escrever – e onde ela decidiu que queria revelar ao mundo o seu universo e o da gente do lugar.
Neste livro, conhecemos as histórias da infância dessa menina – as comidas e as roupas, as plantas e os bichos, as pessoas e os lugares, as canções e as festas, as brincadeiras e os medos -, tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão semelhantes às histórias de qualquer criança.
Narradas em um tom próprio da oralidade, como se estivessem sendo contadas em voz alta, as histórias transmitem com sensibilidade o ritmo dos acontecimentos e da vida no local.
A ideia inicial do livro nasceu de um projeto concebido por Marie Ange Bordas, que envolveu as crianças do Quilombo Rio das Rãs, na Bahia. Elas participaram de oficinas em que ouviram as histórias da Cazumbinha e criaram desenhos para elas. Superpostos a fotos do local, os desenhos ilustram este volume. Há ainda um texto explicativo sobre os quilombos e as comunidades quilombolas.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o7jydjawpg1tlbmkko1_400068/100 A Bela Wika Yawuwu

Autora: Neuza Lozano Peres

Ilustradora: Gabriela Guenther

Editora: BestBook

Baseado numa história real, Wika Yawuwu virou Francisca quando aqui chegou.

Seus descendentes contam o que ouviam de seus antepassados, que Francisca viera ainda menina para o Brasil como parte do rapto perpetrado por homens que buscavam em várias regiões da África pessoas para escravizar.

Onde Encontrar: Noovha América editora


tumblr_o7jyquwghe1tlbmkko1_500069/100 Melhores Amigas

Autora: Rosane Svartman

Ilustradora: Fabiana Egrejas

Editora: Zahar

Alice e Maria, Maria e Alice, de tão grudadas, as pessoas acham que são irmãs. Elas brincam juntas, viajam juntas, trocam segredos… Com o tempo, porém, os interesses diferentes levam cada uma por um caminho. Novas amizades surgem. Muito tempo se passa, as meninas crescem, têm filhos… E quando um dia se reencontram por acaso, a velha amizade ressurge, emocionante e definitiva! Uma história sobre amizade e sobre como lidar com as diferenças. Ilustrações interagem com o texto e com o leitor, convidando-o a entrar na história: são cores, formas e texturas encantadoras.

Uma história muito bonita sobre diversidade e amizade, muito adequada pra abortar essas questões de preconceito racial entre as crianças e também sobre o valor da amizade, mostrando que diferenças não devem ser transformadas em desigualdades ou segregação.

Onde Encontrar: Loja virtual da Zahar

 


tumblr_o7jzdj2uij1tlbmkko1_400070/100 O Gatinho de Sara

Autora: Gisele Gama Andrade

Ilustrador: Ronaldo Santana

Editora: Abaquar Editores

Mais uma vez Sara aparece aqui na listinha, dessa vez em uma história fofa sobre responsabilidade e cuidado.

Muitas crianças querem ter seu bichinho de estimação. Com Sara não foi diferente. Implorou para sua mãe que pudesse ficar com Floquinho, um gato muito fofinho. Prometeu que cuidaria dele e que seria responsável.

Mas não é fácil cuidar de um animal de estimação. Sara se esforçou e o alimentou, cuidou de sua saúde e limpou sua sujeira. Sua mãe fez bem em confiar em sua filha, que fez vale sua confiança e aprendeu que cuidar de um animal de estimação é bom, mas não é nada fácil.

Este livro faz parte da coleção Sara e sua Turma

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o7k1czpz0w1tlbmkko1_400071/100 Bia, Tatá e Ritinha em Cabelo Ruim!? Como assim?

Autora: Neusa Baptista Pinto

Ilustrador: André Zan

Editora: Tanta Tinta

Tatá acaba de chegar na escola nova é já está sofrendo preconceito devido ao seu cabelo crespo. Bia e Ritinha se unem a ela para juntas pensarem uma maneira de valorizar seus cabelos crespos e mostrar para escola que não tem nada de ruim e que cabelo crespo não é motivo de vergonha!

Com uma linguagem ágil e um tom cômico de quadrinhos, a leitura é super tranquila e fluida, convidando a refletir de forma lúdica sobre discriminação racial no Brasil.

Onde Encontrar: Tanta Tinta Editora


tumblr_o7k2etwusx1tlbmkko1_500072/100 Pretinha de Neve e os sete gigantes

Autor e Ilustrador: Rubem Filho

Editora: Paulinas

Pegar uma história conhecida e fazer uma releitura ambientando-a em África e com personagens negras. Ideia maravilhosa não? Em Pretinha de Neve e os sete gigantes temos uma nova e divertida versão de um clássico dos contos de fadas, onde Pretinha de Neve irá viver aventuras muito divertidas com seus “pequenos” amigos em busca de amizade e carinho.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o7k4a9bmo11tlbmkko1_250073/100 Nino e Bela

Autora: Regina Rennó

Editora: Abacatte

Duas crianças, Nino e Bela, brincam tranquilamente. Ela com a sua boneca; ele com seus carrinhos. Mas esse clima harmonioso não costuma durar muito. De repente, Nino tira a boneca do colo de Bela e sai, sob o pranto desconsolado da menina. Acontece que o coração de Nino parece perceber a maldade que fez e, pra espanto de Bela, devolve a boneca, e os dois redescobrem o prazer de brincar juntos.

Um livro muito bom para os pequenininhos que estão na fase e aprender a dividir. Livro de imagens.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_o7k6gjflnw1tlbmkko1_400074/100 – O diário da rua

Autora: Esmeralda Ortiz

Editora: Salamandra

Esmeralda Ortiz pretende mostrar aos jovens leitores, que os meninos que vivem na rua, como ela viveu, sabem o significado de palavras como amizade, solidariedade e amor. Autora e personagem deste ‘Diário da rua’, ela lembra com saudade das brincadeiras com os amigos, que esquiavam na lama, ou do banho de balde que a mãe lhe dava, das histórias que a avó contava, dos passeios na Parque da Água Branca e de suas aventuras pelas ruas do centro de São Paulo. Ela também ressalta a importância da imaginação e criatividade como recursos que a ajudaram a sobreviver ao cotidiano impiedoso da prisão.


tumblr_o9duxc54u71tlbmkko1_250075/100 O mundo começa na cabeça

Autora: Prisca Agustoni

Ilustradora: Tati Móes

Editora: Paulinas

Na família de Minosse, desde cedo as meninas aprendem a tradição: na hora do banho, as mulheres fazem esculturas com o cabelo, porque para elas “o cabelo feminino é como a raiz da árvore, o lugar onde tudo começa”. Para Minosse, essa arte de tecer os fios dá passagem para falar de um mundo mais vasto e intenso. Um mundo de histórias que falam da origem de tudo, em um tempo em que o pensamento começa e acaba na cabeça.


tumblr_o9yhp3qjvt1tlbmkko1_500076/100 Diarabi e Mansa

 Autor: Souleymane Mbodj

Ilustradora: Judith Gueyfier

Editora: Viajantes do Tempo

Há muito, muito tempo, Mansa, um jovem príncipe africano, estava à procura de uma esposa. Mas ele recusava todas as princesas que seu pai lhe apresentava e repetia, sem cessar, que queria compartilhar sua vida com uma pessoa muito especial. Assim começa a história de Mansa, o jovem príncipe de coração puro. Sua generosidade guiará seus passos até a linda Diarabi. O amor que os unirá será único, mágico. Ninguém poderá destruí-lo. Nem mesmo os feitiços e o ciúme de uma bruxa. Nem mesmo a morte…

Onde Encontrar: InaLivros


 

tumblr_oa3hesliaq1tlbmkko1_250

077/100 Ulomma : A casa da beleza e outros contos

Autor: Sunny

Ilustradora: Denise Nascimento

Editora:Paulinas

Esse livro de recontos africanos me traz sentimentos dúbios, mas vale a pena ser conhecido. Ele entra na listinha por trazer contos protagonizados por mulheres negras, mas são narrativas que precisam ser problematizadas. O primeiro reconto, Ulomma, fala de uma rainha que não conseguia engravidar e de um rei sofre por suas esposas não conseguirem lhe dar um filho homem. Há também o reconto Okpija que fala sobre uma jovem muito bonita que rejeitava todos os pretendentes a marido e o reconto Imine, sobre uma jovem que busca uma forma de se livrar das doenças.  São fragmentos da tradição oral africana que vale a pena conhecer, usados para passar ensinamentos ao mais jovens.  A decisão de lista-lo veio da frase que  o autor relembra, falada pelo próprio pai: “ O conto é como um bom prato de comida. Só quando bem saboreado e depois de digerido é que podemos ver o seu efeito.”

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_oa42nluili1tlbmkko1_500078/100 Dandara

Autor: Vanderlei Benedito Bastos

Ilustradora: Carmelina de Toledo Piza

Editora: Gráfica Riopedrense

Uma história bem bonita de aprendizado e convivência com os mais velhos. A partir de diálogos com seus avós, Dandara vai aprendendo coisas sobre Àfrica, sobre a vidas dos escravos e sobre cultura popular, como o batuque de umbigada.Um livro que funciona muito bem como intrudução a esses temas para crianças e adultos.


tumblr_oa4644aelj1tlbmkko1_500079/100 Não derrame o leite!

Autor: Stephen Davies

Ilustrador: Christopher Corr

Editora: Zahar

Caminhando pelas dunas africanas, atravessando o rio escuro e largo, e subindo a montanha muito, muito alta, Penda leva uma tigela de leite para o pai nas pastagens. Mas ela conseguirá chegar sem derramar uma única gota?

Com textos ritmados, ênfase na repetição de palavras-chave e cores vibrantes, esse livro é também uma bela introdução para os pequenos às belezas de uma parte da Àfrica e um estilo de vida diferente do nosso no Brasil.  Uma história que desperta valores como autonomia, senso de responsabilidade e a importância de se fazer algo com amor.


tumblr_oa48klr26v1tlbmkko1_250080/100  Princesa Violeta

Autora: Veralindá Menezes

Ilustrador: Rogério M. Cardos

Editora: Príncipes Negros

‘Princesa Violeta’, escrito em homenagem à atriz Sheron Menezzes, conta a história de uma bela princesa que sofre ao descobrir que seu pai preferia ter um filho homem. Mas, com ajuda de um  guerreiro, ela se prepara para se transformar em uma guerreira invencível. Conheça as aventuras desta corajosa heroína que entre fadas, gênios e piratas, luta na defesa de seu reino e na conquista do amor de seu pai.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_oa5foiwldj1tlbmkko1_400081/100 Cadê Maricota?

Autora e Ilustradora: May Shuravel

Editora: Salamandra

Maricota, a gatinha da menina Mariana, está sumida! Mariana anda pelas ruas do bairro perguntando às pessoas onde sua gatinha pode estar. Com texto ritmado e bem gostosinho, esse livro rende uma boa contação de histórias para crianças.

A história foi inspirada em um cantiga de roda, e no final do livro há uma partitura e a letra, pra quem quiser contar de forma cantada. Bem legal!


tumblr_oa5gdmfpty1tlbmkko1_250082/100 Bia na Ásia

Autor: Ricardo Dreguer

Ilustrador: Avelino Guedes e Rogério Borges

Editora: Moderna

Neste livro, a mãe de Bia é transferida para o Japão. Antes da grande mudança, Bia vai conhecer a Índia e a China e desfazer a visão estereotipada desses países que a televisão mostra. Além disso, a menina passa a enfrentar os dilemas de se tornar uma pré-adolescente.


tumblr_oa5grefnyq1tlbmkko1_400083/100 Ciça

Autora: Neusa Jordem Possatti

Ilustrador: Renato Alarcão

Editora: Paulinas

Ciça é uma menina valente e cheia de vida. Ela luta pelas coisas em que acredita. Ao lado de sua mãe, do meio-irmão e do padrasto, vive uma vida difícil e nostálgica, mas consegue, com otimismo, modificar o seu olhar sobre o mundo. Ciça sonha… e esses sonhos sustentam o fio de esperança que a transforma em uma criança tão especial.

Um livro forte e impactante, que aborda temas sérios como trabalho infantil e pobreza de uma forma bem direta, mas ao mesmo tempo faz com que os leitores se identifiquem e se sensibilizem. A narrativa em primeira pessoa torna a leitura ainda mais envolvente.


tumblr_oa79j2pq0y1tlbmkko1_500084/100 A primeira carta

Autor: Yann Dégruel

Editora: Salamandra

As palavras ainda não existiam no tempo das cavernas, e o desenho era a forma com que as pessoas tentavam se comunicar por meio da escrita. Mas, se as coisas não ficavam tão claras assim, muitas confusão poderia acontecer. A pequena e geniosa Taffy tenta, por meio de seus desenhos e muitos gritos, pedir a seu novo amigo, Estrangeiro, que a ajude na busca de um arpão em sua casa.

Mas a diferente interpretação dos rabiscos de Taffy leva o pobre Estrangeiro a um caminho cheio de aventuras. Baseado em histórias da tradição oral africana, Rudyard Kipling, um dos escritores de língua inglesa mais reconhecidos no mundo, criou essa história. Yann Dégruel faz uma bela adaptação em quadrinhos, destinada a leitores iniciantes.


tumblr_oagnwuslfy1tlbmkko1_250085/100 Ciça e  rainha

Autora: Neusa Jordem Possatti

Ilustrador: Alarcão

Editora: Paulinas

Continuação do livro Ciça, essa história de dor e superação  narrada em primeira pessoa nos transporta para o lugar da Ciça e nos faz pensar sobre a vida. Não é um livro indicado pra crianças pequenas, é preciso mais maturidade pra compreender as nuances dessa história. Recomendado para adolescentes e para ser utilizado como paradidático na escola.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_oagou9rhuc1tlbmkko1_500086/100 Um gota de mágica

Autora: Ana Maria Machado

Ilustrador: Claudius

Editora: Salamandra

Uma história curta e bastante imaginativa, ideal para quem está começando a ler.  A menina Joana  vive uma realidade bem brasileira, um típica menina moradora de periferia, e sua imaginação e curiosidade pode estimular meninas e meninos a dar asas a imaginação.


tumblr_oagpbtwijx1tlbmkko1_500087/100 Olívia tem dois papais

Autora: Márcia Leite

Ilustradora: Taline Schubach

Editora: Companhia das Letras

Olívia é uma menina esperta, que sabe bem o que quer e tem plena noção de como usar algumas palavras para conseguir o que deseja. Uma história sobre uma família com dois papais e uma filhinha negra, construída na base do amor e não das convenções sociais. O livro anda trás uma  série de palavras pouco comuns no vocabulário infantil, estimulando as crianças a aprende novas palavras.


tumblr_oagq37rspi1tlbmkko1_400088/100 Sara vai à praia

Autora: Gisele Gama Andrade

Ilustrador: Ronaldo Santana

Editora: Abaquar

Mais um livro da Coleção Sara e sua Turma! Nessa história, Sara vai viajar com sua família e encontra a praia muito suja. Uma história que estimula a proatividade das crianças e fala sobre preservação do ambiente. E com aquela linguagem leve e texto ágil que funciona muito bem para novos leitores.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_oagqsl4rda1tlbmkko1_500089/100 O mar que banha a ilha de Goré

Autora: Kuisam de Oliveira

Ilustradora: Taisa Borges

Editora: Peirópolis

A história de Kiusam se situa espacialmente no continente africano, mais precisamente na ilha de Goré, de onde partiram quem sabe quantos milhões de africanos para o Brasil, Cuba, Haiti… Kika, uma linda negra brasileira de 10 anos, é a personagem central desta encantadora história; faz o caminho de retorno para esse lugar que outrora foi o ventre dos maiores horrores. Mas Kika vive aí uma história de amor que serve para anular os séculos sombrios. Fala com a Mãe Mar, que lhe conta sobre os filhos perdidos e saúda nela seu retorno. Brinca com seus pares senegaleses oriundos da ilha, que lhe transmitem o encanto por viver em um lugar lindo, onde centenas de famílias constroem suas vidas, atravessando diariamente o mar: mar que limpa tudo. Enfim, Kika nos mostra uma Goré sorridente, cheia de sabedoria, de história e de memórias. Kiusam consegue criar o belo sem esquecer da verdade das coisas, da tragédia; reativar a memória, sem apagar o amor.

O trecho acima, retirado do prefácio do livro escrito por Carlos Moore, retrata lindamente a potencialidade deste livro maravilhoso. Indicado para jovens, adolescentes e adultos.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_oalwxpevhd1tlbmkko1_400090/100  A velha sentada

Autor: Lázaro Ramos

Ilustrador:

Editora: Uirapuru

Edith é uma menina que vive alheia ao mundo, tudo passa ao seu redor e ela só tem olhos para a tela de um computador. Edith não brinca, não se relaciona e é completamente sem-graça. Segundo uma vizinha, parece até que ela tem uma velha sentada dentro de sua cabeça. Ao ouvir isso Edith inicia uma viagem de autoconhecimento, em busca da causa de seu desânimo.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_oalx98a0xc1tlbmkko1_500091/100 Aya de Yopougon

Autora:Marguerite Abouet

IlustradorClément Oubrerie

Editora: LPM

Este é um livro que rompe com os conceitos mas difundidos sobre África. Essa história em quadrinhos fala do cotidiano de jovens dialoga muito com a realidade brasileira. Em Yop City (é assim que o pessoal chama o bairro de Yopougon), na Costa do Marfim, não se ouve falar de guerra civil, aids ou fome. O que se ouve são as  confusões de três amigas, Aya, Bintou e Adjoua, que vivem os mesmos dilemas de tantas outras jovens de sua geração: garotos, festas e dúvidas sobre o futuro.

Esta crônica do cotidiano na costa-marfinense no fim dos anos 70 é um pouco do que a própria autora Marguerite Abouet vivenciou, contado de uma maneira sensível e cheia de humor, retratado com incrível vivacidade pelos desenhos de Clément Oubrerie. A beleza de Aya está na sonoridade, nas cores africanas e nos sabores que saltam das páginas, como o aroma da sopa de amendoim (cuja receita, aliás, pode ser lida no “bônus marfinense” ao final do livro). Uma África desprovida de clichês, um retrato social sensível, uma história de amor e amizade.

Leitura recomendadíssima para jovens e adultos.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_oalxh8khum1tlbmkko1_500092/100  Eu não sou coelho, não!

Autora: Valéria Belém

Ilustradora: Adriana Mendonça

Editora: Companhia Editora Nacional

A menina pretinha da vez é Gisele, uma menina que fala pelos cotovelos! Um dia, porém, ela decide ser diferente – fica caladinha, quietinha.E então aprende que cada um é do seu jeito.E não tem por que mudar!

Um livro bacana para ser lido junto com a criança, ou para leitores em processo. Também rende uma bela peça teatral com as crianças.


tumblr_oam04eumbp1tlbmkko1_500093/100 Nikkê

Autor: Édimo de Almeida Pereira

Ilustrador: Angelo Abu

Editora: Mazza Edições

Em Nikkè, os elementos terra e céu se encontram, inaugurando um diálogo que aponta para caminhos de esperança e transformação. Fios de cabelo puxam e amarram a trama, dando consistência ao sonho, unindo a terra ao céu, o inalcançável ao imprescindível, entrelaçando-se para mobilizarem o encontro entre as diferenças e criarem uma aliança capaz de transformar um cenário de fome em seu oposto: a abundância.

Onde Encontrar: InaLivros


capa_a05094/100 Afra e os três lobos-guarás

Autora: Maria Cristina Agostinho de Andrade

Ilustrador: Ronaldo Simões Coelho

Editora: Mazza

Este é mais um livro de releitura de contos clássicos infantis. Neste livro, os autores contam a história que ficou conhecida como “Cachinhos Dourados” ambientando-a em um contexto bem brasileiro, e substituindo os ursos da versão inicial por lobos-guarás. Uma forma de lançar um novo olhar para as histórias clássicas e aproximá-las da nossa realidade.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_obcc54bfdt1tlbmkko1_500095/100 Aya de Yopougon 2

Autora:Marguerite Abouet

Ilustrador: Clemente Oubrerie

Editora: LPM

Neste segundo volume, as amigas Aya, Adjoua e Bintou continuam suas aventuras  na Costa do Marfim. Adjoua, uma das melhores amigas de Aya, engravidou por descuido e deu à luz seu primeiro filho – que, no entanto, não se parece nem um pouco com o suposto pai: Moussa, o riquinho. A família de Moussa quer provas de que o bebê tem o seu sangue, e Adjoua se vê sozinha para cuidar de Bobby. Já Bintou se apaixonou perdidamente por um parisiense que está de férias na Costa do Marfim, e não tem mais tempo para as amigas. E uma visita inesperada vira de cabeça para baixo a vida de Ignace, o pai de Aya. Não bastasse tudo isso, uma ideia domina a cabeça das moças do bairro: se preparar para o concurso de beleza Miss Yopougon.

Temas atuais, linguagem dinâmica, ilustrações maravilhosas. Aya de Yopougon 2 é uma excelente leitura para jovens.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_obceawfdrk1tlbmkko1_400096/100 Quando eu digo digo digo

Autora: Lenice Gomes

Ilustrador: André Neves

Editora: Paulinas

Um livro não linear, com adivinhas, provérbios, trava-linguas, cantigas e poesias.  Desconectando frases e reinventando ditos populares, a autora diverte e se diverte. O jogo de esconde-esconde segue com adivinhas que não trazem respostas prontas, e ficam suspensas no ar, seguras apenas pelas reações do leitor…

Para ser lido em voz alta e companhia, esse livro pode render uma diversão gostosa principalmente se as crianças já tiverem algum conhecimento desses ditos populares e brincadeiras.


tumblr_obtfntygl21tlbmkko1_500097/100 Lindas Águas: o mundo da menina rainha

Autor: Érico Brás

Ilustrador: Brunno Túllio

Editora: Uirapuru

Menina Princesa vive uma vida comum no Bairro da Liberdade com sua mãe, Dona Jurema, até que tudo se transforma com o seu inesperado mergulho no Rio de Ouro. Muitas surpresas e novidades se encontram no fundo desse rio. Assim, Menina Rainha aprende valores que fazem dela uma criança preparada para o nosso mundo. Navegar entre decisões e saber ser diferente fazem dela uma Rainha. E, quem nasce para ser rainha, precisa aprender a se transformar.

Uma forma bem bonita e poética de falar sobre ancestralidade e sobre os elementos da religiosidade de matriz africana.

Onde Encontrar: InaLivros


tumblr_oc7mxhhfb71tlbmkko1_400098/100 Mariana Catibiribana

Autora: Nena de Castro

Ilustrador: Siderlino Santiago

Nessa historinha leve e divertida, Mariana descobre o prazer de brincar com as palavras e construir novos significados. Com trava-línguas e muito ritmo, esse livro é uma ótima opção para ser trabalho em escola e para contações de histórias.

Um livro que, a partir da fantasia, estimula a leitura. Muito lindo e muito legal para o público infantil em geral.


tumblr_oc7njbktw01tlbmkko1_500099/100 As cores do mundo de Lúcia

Autor: Jorge Fernando dos Santos

Ilustradora: Denise Nascimento

Editora: Paulus

Nesse livro, Lúcia é uma menina de sete ou oito anos, muito inteligente e que adora brincar. Alegre e carinhosa com os pais e os avós, ela não pode enxergar, pois sofre de cegueira congênita. No entanto, descobre uma maneira divertida de perceber as cores no mundo a sua volta. Ela sabe usar como ninguém a audição, o olfato, o paladar e o tato, sentidos aguçados que lhe permitem perceber o mundo de uma maneira diferente.

O livro é muito poético e fala da cegueira de uma maneira muito natural. Um excelente material para falar sobre deficiência e também de exercitar novas formas de perceber o mundo.


tumblr_oc7o3xlzl51tlbmkko1_400100/100 A cor da ternura

Autora: Geni Guimarães

Ilustradora: Saritah Barboza

Editora: FTD

Esse livro encantador de Geni Guimarães é composto de vários contos que narraram episódios da vida da própria autora. São histórias lindas e contadas de um jeito tão meigo e terno que é impossível não se envolver e se emocionar. As histórias vão desde o fim da amamentação prolongada da Geni menina com a chegada de um irmão mais novo até uma experiência marcante da Geni professora diante da sua primeira turma de alunos.

A cor da ternura é uma obra espetacular e, mesmo sendo classificada como infantojuvenil, ela é uma deliciosa leitura para adultos.

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

Nana maternidade Preta

Muitos são os estereótipos atribuídos às mulheres negras quando...

Primeira negra a ganhar ouro olímpico, Alice Coachman morre aos 90 anos

Americana conquistou medalha no salto em altura nas Olimpíadas...

Djamila Ribeiro lança livro “O que é Lugar de Fala” nessa terça-feira em São Paulo

Nessa terça feira, 14, será lançado em São Paulo,...
spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=