13 lições de diversidade que os quadrinhos de super-heróis deram em 2015

A diversidade nunca esteve tão em alta no meio dos quadrinhos de super-heróis.

Por Caio Delcolli, do Brasil Post 

Marvel e DC Comics, as principais editoras de super-heróis, são conhecidas por criar personagens que pertencem a minorias em representatividade, como pessoas LGBT, mulheres e negros.

No entanto, hoje elas estão em seu ápice para incorporar a diversidade da vida real às suas histórias. E o ano de 2015 foi excepcional nesse sentido.

O Homem de Gelo, um dos membros fundadores dos X-Men, se assumiu como gay. Uma capa em que a Batgirl é vítima de violência – em uma cena sinistra – foi cancelada e gerou um pedido de desculpas. Um cientista coreano genial é o novoHulk.

Estes são alguns exemplos de como os quadrinhos de super-heróis estão atuais e criativos como nunca. Abaixo, você encontra mais alguns:

 

Mulher-Aranha grávida de oito meses
Javier Rodriguez
Javier Rodriguez
Em novembro deste ano, a super-heroína da Marvel, grávida de oito meses, estreou sua própria revista. Jessica Drew, alter ego da personagem, sabe quem é o pai, mas prefere não dizer o nome dele – ela não se sente na obrigação de fazer isso.

 

O novo Hulk tem origem coreana
Frank Cho
Frank Cho
O cientista Amadeus Cho, americano de origem coreana, é o novo homem que será o “Golias verde” – apelido dele nos quadrinhos – da Marvel. Ele é a sétima pessoa mais inteligente do mundo e tem comportamento impulsivo. Ao contrário de Bruce Banner, ser o Hulk é motivo de deleite para Cho. O novo gibi, The Totally Awesome Hulk (“o totalmente incrível Hulk”, em português), estreou em dezembro.

 

Moon Girl: negra, pré-adolescente e genial
Amy Reeder
Amy Reeder
Esta é a protagonista de Moon Girl and Devil Dinosaur (“garota lunar e o Dinossauro Demônio”), nas bancas desde novembro. Lunella Lafayette tem 13 anos, é amiga do Dinossauro Demônio e tem a ambição de estudar nas melhores instituições de ensino dos Estados Unidos. O DNA alienígena que a garota tem a faz se sentir deslocada, mas ela não quer deixar isso atrapalhar sua vida. A amizade de Moon Girl e seu amigo é a essência das histórias. Boa, Marvel!

 

Mulher-Gato finalmente fora do armário
Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics
Após muitos anos de especulações, em 2015, a personagem do universo do Batman finalmente saiu do armário como bissexual. Presente nos quadrinhos da DC desde 1940 – e em diversas obras derivadas, como filmes, séries de TV e games – a orientação sexual agora confirmada da Mulher-Gato valerá para sempre. Ou seja, não estamos falando de mais daquelas histórias ambientadas em universos paralelos “onde tudo pode acontecer”, mas da versão definitiva da personagem.

 

5  Esta capa machista foi cancelada
Reprodução/DC Comics/Rafael Albuquerque
Reprodução/DC Comics/Rafael Albuquerque
O artista responsável pela ilustração é o brasileiro Rafael Albuquerque, e ela foi feita para uma série especial de capas para comemorar os 75 anos do Coringa, vilão da DC. Trata-se de uma referência a um acontecimento icônico dos quadrinhos: na história A Piada Mortal (1988), o Coringa invade a casa da Batgirl e a deixa paraplégica com um tiro. A capa foi feita para Batgirl #41, mas não chegou a ser publicada, pois causou furor nas redes sociais. Mais uma vez, os quadrinhos estavam sendo machistas para retratar mulheres. Albuquerque e a DC decidiram não lançar a capa, além de o autor ter reconhecido o erro e pedido desculpas. Violência contra a mulher? Não passará.

 

Um supergrupo de mulheres contra o nazismo

 

DC Comics
DC Comics
Antes uma coleção de estátuas, as Bombshells ganharam uma série de quadrinhos só para elas. Ambientada em uma realidade paralela, o supergrupo combate o nazismo durante a II Guerra Mundial. São a Mulher-Maravilha, Batgirl e Supergirl. Elas se tornam famosas e são críticas sobre como a imagem delas é usada.

 

O Thor? Não, “a” Thor
Thor
Marvel
Divulgada em fevereiro como a nova pessoa a assumir o posto de Thor – ou seja, digna de levantar o martelo Mjölnir –, a estreia da super-heroína serviu para ressaltar, também, o interesse da Marvel em aumentar seu público e atrair mais mulheres para lerem seus gibis. O resultado? Sucesso – superou sua versão masculina nas vendas, além de podermos considerá-la um sucesso de vendas de maneira geral. Em maio, a identidade de Thor foi anunciada pela editora: ela é Jane Foster, coadjuvante de décadas nas histórias do herói. Ambos já foram um casal.

 

A-Force: as mulheres dos Vingadores em um grupo só
Marvel
Marvel
Quinze das mulheres que já fizeram parte dos Vingadores – como Mulher-Hulk, Viúva Negra e Vespa – se unem, pela primeira vez, no grupo A-Force, cujas revistas estão nas bancas desde maio de 2015. Elas protegem o planeta matriarcal (sim, matriarcal) Battleword (“mundo da batalha”).

 

Homenagem a discos de hip hop em capas da Marvel
Marvel
Marvel
Em julho deste ano, a Marvel prestou homenagem a discos clássicos do hip hop em criativas interpretações feitas em capas de suas revistas. A heroína Ms. Marvel – hoje posto da paquistanesa-americana Kamala Khan – “encarnou” a rapper negra Lauryn Hill na capa de The Miseducation of Lauryn Hill (1998). Uau.

 

10 Vigilante que usa o Grindr para achar parceiros
DC Comics
DC Comics
O vigilante Midnighter, da DC, protagoniza o primeiro quadrinho mainstream focado exclusivamente em um homem gay, nas bancas desde junho deste ano. Ele está contente com a orientação sexual que tem, está solteiro e usa o Grindr, famoso aplicativo de relacionamentos gay, para encontrar parceiros. Mas o site I4U avaliouo personagem como alguém que aprende a se amar pela dor. Midnighter entrou na lista de Vulture dos dez melhores gibis de 2015.

 

11 Aceitar a si mesmo, como mutante e gay
Marvel
Marvel
Em All-New X-Men, recente série dos mutantes da Marvel, o jovem Homem de Gelo viaja no tempo e encontra sua versão adulta do futuro. Na edição 40, lançada em abril de 2015, o herói adolescente se identificou como gay. A novidade deixou o meio dos quadrinhos agitado. Curioso a respeito de sua versão adulta, na revista Uncanny X-Men #600, o personagem pergunta para confirmar se o mais velho também é. Em uma cena delicada, o Homem de Gelo adulto diz para sua versão jovem: “Você vai ser mutante e gay. Uau. Como você pode estar mais tranquilo que eu?”. Até o momento, o x-man era visto como heterossexual, mas nunca tinha assumido qualquer identidade.

 

12 De coadjuvante a rock star
DC Comics
DC Comics
Desde que chegou às bancas em junho, a Canário Negro – figura conhecida para fãs dos quadrinhos da DC – lidera uma banda de rock. E os fãs adoraram a novidade. A série Black Canary tem bastante ação e mistérios protagonizados pela heroína – e conseguiu fazer da personagem mais que uma frequente coadjuvante de sempre em outros títulos da editora.

 

13 Um casal de supervilãs
Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics
As duas vilãs Arlequina e Hera Venenosa, da DC Comics, conhecidas por fazerem parte do universo Batman, sempre deixaram os leitores com a dúvida: elas são ou não são um casal? Em junho, durante uma conversa no Twitter, os roteiristas da revista Harley Quinn confirmaram: sim, elas são.

+ sobre o tema

O que fala esse corpo de mulher? Sexismo, (in)correção política e Gisele Hope

Quando alguns personagens participam de determinadas discussões, inevitavelmente são...

Nota de Repudio ao Governo de Santa Catarina

NOTA DE REPUDIO AO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA...

Presidenta Dilma abre a 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

A Presidenta da República, Dilma Rousseff, fez a abertura...

Sessão da Cedaw terá presença do movimento de mulheres

Relatório Alternativo à CEDAW Nota Informativa – 6 de fevereiro...

para lembrar

Covardia contra as mulheres

Somente nesta semana, dois homens foram acusados de assassinar...

‘Mulheres Radicais’ expõe força da arte feminina da América Latina

Nova mostra na Pinacoteca do Estado de São Paulo...

Mulheres israelenses ‘contrabandeiam’ palestinas em ato de desobediência civil

Daphne Banai levou mulheres palestinas para conhecer o mar...

Mulheres e negros na linha de frente da disputa por representatividade

As eleições 2018 estão sendo históricas. Para além do...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

O programa USP 60+ completa 30 anos de sua criação e está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024. A abertura de vagas se...
-+=