18 expressões gordofobicas para desconstruir agora, imediatamente, já!

1. “Acima do PESO IDEAL”

Essa expressão, “peso ideal” dá a ideia de que existe um peso certo e padrão para todas as pessoas; quem está fora do peso ideal (ou “certo”) está errada.

Do Mulher E Suas Crônicas

2. “Acima de tudo ajuda a EMAGRECER”

É comum enfatizar que isso ou aquilo é benéfico (ex: bicicleta) porque é econômico, passa o tempo, distrai, é sustentável e EMAGRECE. O foco não deve ser o emagrecimento. Andar de bicicleta, praticar natação ou qualquer outro esporte vai ter por consequência o emagrecimento, mas, esse não é o objetivo. O foco deve ser melhorar a qualidade de vida e buscar um corpo mais saudável, o que não significa que precise ser magro (já que existem magros anoréxicos, anêmicos e gordos perfeitamente saudáveis)

gute

3. “Bonita de rosto”

Essa frase me dá arrepios. “Você é bonita… de rosto” “seu rosto é lindo”. Muito porque vem seguida de “seria linda se emagrecesse”. Amores, eu sou bonita de rosto e de corpo. Eu todinha sou linda. FIKDIK.

4. “Gordice”

Termo comum em legendas de fotos por aí. “Gordice” (ou coisa de gordo) é sempre associado à comida, como se gordos só fizessem/só servissem para isso. O pior de tudo é ver pessoas magras compartilhando isso. Pessoas que não sofrem a opressão sistemática e o preconceito diário de ser gordo dizendo que está “fazendo godices”.

5. “Ser gorda tudo bem, mas, gorda chata, não. Tem que ser cheirosa e legal”.

A famosa compensação. Eu já ouvi muitooooo isso. Que por ser gorda deveria ser inteligente, legal, engraçada (zoar a mim mesma) e não podia ser chata. Deveria compensar a falta de beleza (oi?) com outros atributos. Eu sou chata. Sou muito chata. Sou insuportável. Não sei como meus amigos me amam. E sou gorda também. Essa compensação ridícula de que já que está fora de alguns padrões deve, obrigatoriamente, para “não piorar a situação” se adequar a outros é sufocante demais.

6. “Ele viu a beleza interior dela”

“Ela é inteligente e legal. Por isso ele está com ela.”. Não existe isso de “beleza interior”. Existem pessoas bonitas de alma, sim, claro, mas, elas são gordas e magras. Esse papo de que um cara está namorando uma gorda porque viu a “beleza interior” dela é rodeado de preconceitos. Quer dizer que gorda não pode ser bonita?

7. “Fofinha, cheinha, excesso de fofura, gordinha e afins”

Esses “inhas” são insuportáveis. Porque raios não podem usar a palavra gorda? Não é tão difícil assim, ne? Gordinha, cheinha etc. parecem estar fazendo uma hierarquia (“ela não é gorda, é gordinha”) e diminuiu a pessoa em todos os sentidos, inclusive, psicologicamente.

8. “Ai amiga tô enormeeeeeeee de gordaaaaaaaaa!!!!”

Uma mina magra, sem nenhuma CELULITE, perfeitamente dentro do padrão, falando essa asneira. Como se ser gorda fosse ruim. Falam na cara mesmo, sem se preocupar se aquilo poderá ofender a amiga gorda ouvindo. E se reclamamos, somos chatas. Pelamor.

10. “Gosto de ter onde pegar”

anigif_enhanced-buzz-7164-1386186599-45

Omi fazendo omice.

11. “Por isso que tá gorda”

Comum algum babaquinha soltar essa ao ver uma gorda comendo. É uma fiscalização sob nossos corpos sem fim! Simplesmente chegam dizendo “come isso não porque engorda, come aquilo” como se fossem Os especialistas. Se eu quisesse EMAGRECER procuraria um nutricionista, não uma pessoa sem qualificação nenhuma na rua pra ditar regra na minha comida. É como se as pessoas (gordas) não tivessem direito à se alimentar. Engraçado que NINGUÉM reclama da magra comendo. Essa frase ignora totalmente outros fatores que levam as pessoas a engordar e ainda coloca a palavra gorda como ofensa.

13. “Basta ter foco”

Famosa frase de academia. “Com força de vontade e determinação, você consegue”. Isso reduz a pessoa gorda num nível bem triste. É como se fossemos desleixados, incapazes ou inúteis e que não nos esforçamos o suficiente para estar num padrão por isso merecemos obullying.

14. “Não temos o seu tamanho”

A gente mal entra na loja, a moça sequer sabe se é pra mim o que eu quero comprar e já solta essa. Vá à merda.

15. “Gorda com piercing no umbigo e barriga de fora é demais, ne?”

Vai ter gorda com piercing no umbigo sim, porque elas PODEM. Você não pode controlar isso. Autonomia sob nossos corpos, vai ter sim.

16. “Preto emagrece, lista engorda, short não te cai bem, tira o biquíni põe o maiô”

fabiana-karla-mariana-xavier-cacau-protasio-e-simone-gutierrez-60225

Por mais que você manje de moda e esteja querendo “ajudar”, isso é inconveniente, chato e gordofobico. Eu uso o que eu quiser, ora. Não venha tentando me limitar!

17. “Prefiro ficar com a gorda que com você.”

A gorda. A gorda. A gorda. O lixo sob os pés da humanidade. Ele prefere ficar com ela que com você. Era pra fazer a mina magra se sentir mal, mas, faz a mina gorda sentir- se pior ainda.

18. “Me trocou por aquela gorda?”

É auto explicativo.

Uma menina magra revoltada porque foi trocada por uma gorda, inconformada de verdade. Isso é tão surreal assim? Tão improvável? É o que parece já que o caso do garoto que traiu a namorada com a prima dela (gorda) gerou uma repercussão exagerada e ridícula. Ridícula, porque, se ela fosse magra, isso nem noticia seria.

 

Leia Também:

Gordofobia: um assunto sério – por: Jarid Arraes

Sobre gordofobia, irresponsabilidade e insegurança no feminismo

+ sobre o tema

Caravana da Mulher chega ao Alto Dois Carneiros

A sexta edição da Caravana da Mulher, realizada no...

Mulheres do PT debatem feminismo, políticas e construção partidária

Cerca de 700 delegadas de todo o Brasil reuniram-se...

Na Rio+20, governo brasileiro e ONU Mulheres firmam cooperação Sul-Sul em igualdade de gênero

Serão investidos três milhões de dólares, doados pelo governo...

Salvador registrou 234 casos de abusos em 234 dias do ano

A Bahia lidera o ranking de denúncias de violência...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=