1808, 1822 e os negros por Emir Sader

A forma que assumiu a independência política no Brasil constituiu o primeiro grande pacto de elite, que se reproduziu, sob distintas formas, ao longo de toda a nossa história. Enquanto a Espanha resistia à invasão napoleônica e, derrotada, favoreceu a cadeia de revoluções de independência de suas colônias na América Latina, a coroa portuguesa veio para o Brasil sem resistência, estreitando a dominação colonial, ao contrário da ruptura nos países de colonização espanhola. (Cuba e Porto Rico foram os únicos que não conseguiram obter a independência naquele momento e, ao não fazê-lo, terminaram tendo os destinos mais radicais e contrapostos no continente. Cuba se tornou socialista, enquanto Porto Rico é um “estado livre associado” aos EUA.)

O Brasil tornou-se independente, mas a vinda da família real deu uma forma particular a essa transição: não passamos de colônia a república, mas de colônia a monarquia. E, pior ainda: não se extinguiu a escravidão, ao contrário do que ocorreu nos países que, sob a liderança de Bolivar, de San Martin, de O’Higins, de Sucre, de Artigas, entre outros, realizaram verdadeiras revoluções de independência. Sepultaram a colônia mediante a derrota final dos exércitos espanhóis na Batalha de Ayacucho, expulsando os colonizadores e fundando os Estados nacionais distintos, sob sistema republicano. E acabaram com a escravidão.

Enquanto isso, no Brasil, como sempre acontece com os pactos de elite, são os mais pobres os que pagam o preço da conciliação, do jeitinho, dos acordos. O Brasil tornou-se o país que mais tardou a abolir a escravidão, inclusive depois de Cuba. Nesse entretempo, promulgou-se a Lei de Terras, pela qual os velhos proprietários, mediante os mecanismos da grilagem – o cocô do grilo faz que um documento recém-escrito apareça como se fosse velho, legitimando áreas recém-apropriadas como se tivessem sido herdadas tempos atrás -, legalizaram e se apropriaram das terras no Brasil. Quando os escravos finalmente se tornaram “livres”, o eram no sentido que Marx também atribui aos servos da gleba: eram “livres” e “nus”, desprovidos de terras às quais acoplar sua força de trabalho.

Os negros, primeira geração do proletariado brasileiro, que criou durante séculos as riquezas apropriadas pela nobreza européia e as elites brancas brasileiras, eram reciclados automaticamente para serem pobres e miseráveis, despossuídos das riquezas que tinham criado. Nesse momento, o liberalismo já revelava todos os seus limites, quando conviveu com a escravidão sem protagonizar a luta pelo seu fim.

Esse primeiro pacto permitiu que as elites dominantes dificultassem o surgimento de uma revolução de independência que terminasse, ao mesmo tempo, com a colônia e a escravidão. Quando o monarca português colocou a coroa na cabeça do filho e disse “meu filho, ponha a coroa na tua cabeça antes que algum aventureiro o faça”, referia-se aos brasileiros que poderiam liderar essa revolução, como Tiradentes, e para que não surgisse aqui algum Bolivar, Sucre, Artigas, San Martin.

O capitalismo, que tinha chegado às Américas jorrando sangue, com os dois maiores massacres da história da humanidade – a destruição dos povos indígenas e a escravidão -, fazia, no Brasil, pela modalidade de saída do colonialismo, que a questão colonial e a questão negra se desdobrassem na questão da terra, do latifúndio, condicionando fortemente o Brasil a ser o país de pior distribuição de renda do continente e de maior desigualdade no mundo.

Quando se discutem políticas de reparação histórica, de discriminação positiva, de cotas, é preciso remontar a todo esse cenário histórico para saber que os negros, em sua grande maioria, foram explorados, discriminados, excluídos, humilhados. É indispensável fazer toda essa trajetória para nos darmos conta plenamente da razão por que os negros se tornaram automaticamente pobres, relegados, marginalizados na sociedade brasileira – situação que a política de cotas pretende minimizar.

Matéria orginal: 1808, 1822 e os negros

+ sobre o tema

Charles Darwin e a escravidão no Brasil

Brasil foi fundamental para Darwin criar suas teorias, que...

Raízes – Kunta Kintê

Depois do livro de Alex Haley se tornou mundialmente famoso, o...

Lei do Ventre Livre

A Lei do Ventre Livre determinava que os filhos...

Escravatura: Como ensinar um tema tabu às gerações futuras?

Os filmes tentaram muitas vezes descrever a história da...

para lembrar

Treze de maio de 2013 – por Urariano Mota

No café da manhã, minha mulher lembrou que ontem...

Especificidade do racismo brasileiro

Sempre perguntam o porquê de algumas pessoas não se...

Cotas, Prá que ti quero? A Política Social de Cotas Raciais

José Ricardo d'Almeida A polêmica das cotas raciais está cada...

Alunos cotistas vão passar por fiscalização na Uerj a partir de 2015

Alunos estarão sujeitos às sanções penais, administrativas e civis. Ministério...
spot_imgspot_img

Folha ignora evidências favoráveis às cotas raciais

Na quinta-feira (7), pela oitava vez, esta Folha publicou um editorial ("Cotas sociais, não raciais") explicitando sua posição ideológica sobre as cotas raciais, negando os evidentes resultados...

Reitor da USP repudia ataques a cotas; veja entrevista

Os comitês que decidem quais alunos podem entrar nas universidades por meio das cotas raciais passaram por uma série de polêmicas nos últimos dias...

Não entraria em avião pilotado por cotista?

"Responda com sinceridade, leitor. Você entraria confortavelmente num avião conduzido por alguém que, pelo fato de pertencer à minoria desfavorecida, recebeu um empurrãozinho na...
-+=