1888, Abolição X Imigração

“O povo Brasileiro precisa, como os estrangeiros que aqui aportam, antes  mesmo destes, ser “imigrado” à posse da sua terra e ao gozo dos seus bens”.

(1) Alberto Torres, Ministro do STF, escandalizado com a dação de terra e recursos vários ao japonês.

por André Pessego via Guest Post para o Portal Geledés

A abolição e a imigração, diametralmente opostas, são os dois calcanhares de aquilhes da nação brasileiro. A “abolição” sai a custo zero para o não negro, no geral; enquanto para o negro vem sendo pior que a escravidão. A imigração no Brasil, em todas as épocas, é feita para salvar a Europa de suas crises cíclicas, daí chega à nocividade. Os recursos dados ao imigrante europeu/japonês são tirados do negro. Isto faz da “abolição” um crime de lesa humanidade; e da imigração no Brasil, um crime de lesa pátria.

Estatísticas: Toda estatística no Brasil é azeitada: Tabulada numa planilha viciada para esconder estes dois crimes: O da abolição e o da imigração. Todo dado estatístico se refere ao negro isolado e não dentro da população, para suprimir a verdade sobre ele, o nego, e mascarar a verdade dos privilégios dados ao imigrante europeu /japonês. Alguns exemplos.

Estatística 1: 1850, população livre, 5.520.000; escravos, 2 500.000, 31%; 1887, população livre, 13.278.616; escravos, 5%, 723.419, (2). – Por que decréscimo tão assustador naqueles 37 anos? O negro não pariu?

Estatística (2), 1882: “São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro: era esta a população: Trabalhadores livres, 1.433.170; trabalhadores escravos, 656,540; desocupados, 2.822.583”

(3)Pergunta: Quem eram os desocupados? Imigrantes? Tinha dos suíços de 1818 ou dos alemães de 1819/21 algum desocupado? Outra série: Estatística (3), 2015: “…2002, … Naquele ano, 19.840 jovens afrodescendentes foram mortos, ante 6.503 brancos”.

(4) Engodo: Nos 6.503 brancos engloba o japonês, o coreano, o chinês? Quantos deles foram assassinados, no todo e ou isolado? Estão ou não no rol dos brancos? E o nordestino, não negro, está onde? Em pé de “igualdade” com quem? Ao imigrante europeu/japonês? Ao negro? Em que “base”: Na cor da pele não preta, ou no nível de privilégios?

Estatística (4): População carcerária. “…Jovens entre 18 e 29 anos presos, os negros representam 275 mil, quase 60% do total, de acordo com o Depen (5).

Manipulação: Dentre os japoneses, quantos estão na cadeia, em 2015. Quantos são os nordestinos não negro? Qual o percentual de “alemães”, “suíços”, … na cadeia nos últimos 100 anos? Que fração de terra foi dada ao negro nos mesmos 100 anos?

A verdade é que é inversamente proporcional a relação “posse da terra”/assassinados e ou presos.   (ET: A “terra quilombola” é de propriedade da União, reserva para ser dada ao imigrante europeu/japonês a qualquer momento).

REFORMA AGRÁRIA DESTINADA AO NEGRO

A escravidão dá ao negro o trabalhar, o sofrer e o morrer. A imigração europeia/ japonesa tira, do negro brasileiro, o trabalhar deixa apenas o sofrer e o morrer. Tira-lhe a terra e o direito de ter terra. Ao tirar a terra, cria o enorme fosso da fraqueza. Enfraquecido o negro perde toda mobilidade social e econômica progressiva”. (5)

Metade da terra dada ao imigrante europeu/japonês e a sucessores pertence ao negro brasileiro. Parte, pela lógica da nacionalidade; parte, pelos 350 anos de trabalho forçado, trabalho prestado e que terá de ser pago.

Os dois lados da mesma questão:

A) – O Brasil precisa devolver ao negro a terra usurpada;

B) o Brasil não pode mais desmatar, por qualquer razão. De onde sairá a terra a ser devolvida ao negro? –

“Desapropriação”.

Tem dois tipos de posse da terra a ser desapropriada:

1) parte da terra usurpada pelo estado e dada ao imigrante;

2) a terra grilada, em “Xs” épocas, com aval do Estado.

Ao negro nunca foi dado um metro de terra; ao negro nunca foi permitido a grilagem de um centímetro quadrado que tenha sido.

Estes os dois assuntos entrelaçados tabus no Brasil: Reforma Agrária já derrubou governos e regimes.

Privilégio ao imigrante europeu/japonês também já derrubou governos, e ambos matam diariamente no Brasil. Mas isto não é tão grave, por não ser o produto de ambos.

A injustiça é que é o produto.

A injustiça mata centenas todos os dias. A injustiça nos dá 600 mil presos, por falta de vagas. A injustiça está levando criança de onze anos a empunhar um revolver. E o que há é o resultado de uma escolha errada: Ao trocar, o brasileiro no geral, (negro, mulato, mameluco, cafuzo) e privilegiar ao imigrante para atender a interesses de expansão do capital europeu, inglês em especial, o Brasil adiou, apenas adiou a correção que terá de vir.

Leia também: Os cotistas desagradecidos


Referencial:  (1) Alberto Torres, O Problema Nacional Brasileiro, pag. 65; (2 e 3) Clovis Moura, Rebeliões da Senzala, pag. 46 e seguintes. (4) Dados DEPEN, Dep. Penitenciário Nacional. (5) André Pessego, O Negro Brasileiro, Quota ou Indenização?.  

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

José do Patrocínio

José Carlos do Patrocínio (Campos dos Goytacazes, 8 de...

Abolição inacabada

Três especialistas sobre escravidão e abolição falam sobre o...

1808, 1822 e os negros por Emir Sader

A forma que assumiu a independência política no Brasil...

Escravidão, liberdade e racialização no Amazonas Imperial

por Padre Daniel Pedro Marques de Oliveira A história de africanos...
spot_imgspot_img

Dia de Martin Luther King: 6 filmes para entender sua importância nos EUA

O dia de Martin Luther King Jr. é um feriado nacional nos Estados Unidos, celebrado toda terceira segunda-feira do mês de janeiro. Neste ano,...

Luiza Mahin: a mulher que virou mito da força negra feminina

Não há nenhum registro conhecido sobre Luiza Mahin, mulher que possivelmente viveu na primeira metade do século 19, que seja anterior a uma carta...

“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar, dedicou-se à costura, tocava violão e escrevia livros que ilustram como jovens negras, nascidas em favelas...
-+=