20 relatos da hashtag #meuamigosecreto que precisam ser lidos

Não só lidos – eles merecem ser ditos em voz alta, compartilhados e repetidos à exaustão. Desde a noite de segunda-feira (23), as redes sociais, em especial o Twitter e o Facebook, estão em polvorosa com a hashtag “Meu Amigo Secreto”.

POR ISABELA MOREIRA. do Buzz

Trata-se de uma compilação de relatos e denúncias de situações de machismo que as mulheres vivem no dia a dia. As mensagens falam desde aquele amigo que parece ser bacana, mas faz comentários babacas em relação às colegas de trabalho, até agressões verbais e físicas.

Essa é uma das várias movimentações que têm ocorrido desde o fim de outubro, quando teve início a campanha #primeiroassédio, iniciada pela feminista Juliana Faria, do site Think Olga. Desde então, as manifestações tomaram conta não só do Facebook e do Twitter, mas também das ruas, com a chamada “Primavera das Mulheres“.

Que a discussão não pare por aqui. Foram milhares de tweets e postagens no Facebook em relação à campanha #meuamigosecreto. Você pode acompanhar a repercussão em tempo real aqui e aqui.

Separamos vinte dos milhares de relatos que precisam ser lidos, confira:

#Meuamigosecreto diz que trai porque a carne é fraca, coisa de homem. Mas não aceita ser traído em hipótese alguma.

#meuamigosecreto fica postando #meuamigosecreto pq pensa que não tem preconceitos e é 100% desconstruído.

#meuamigosecreto acha que apenas a mulher é responsável pelo método contraceptivo e ai dela se pedir uma camisinha.

#meuamigosecreto não é um, são vários. Estão dominando o congresso, pagando de bacana, matando indiretamente todos que não são omi/branco

#meuamigosecreto acha que homem pode ser barrigudo, feio, largado. Mulher, se não for toda bonitona e gostosa, tem mais é que ficar sozinha.

#meuamigosecreto é abusivo com a esposa, mas na ausência dela não sabe nem fritar um ovo.

#‎meuamigosecreto‬ disse em uma coletiva que só iria me dar uma entrevista se eu fosse “tomar uma cerveja com ele” e que eu era bonita demais pra ser tão inteligente.

‪#‎Meuamigosecreto‬ Me deu uma cabeçada no nariz, me humilhou, chutou, mordeu… mas eu sou loca e na verdade ele encostou a cabeça no meu rosto, os pés nas minhas pernas, os dentes no meu braço, a mão no meu cabelo… ele bebeu eu é que estou errada de não ter entendido depois

‪#‎meuamigosecreto‬ morou comigo por 2 anos…
Ele falou que eu não era capaz de nada, muito menos de ter uma filha, por isso ela morreu. Meu amigo secreto mandou eu me matar, pois eu não servia para nada, me empurrou contra a parede, levou todas as coisas embora de casa! Meu amigo secreto me proibia se usar algumas roupas e me agredia verbalmente. Meu amigo secreto me chamou de lixo várias vezes e me ignorou por não querer manter relações com ele. Meu amigo secreto por muitas vezes me fez querer morrer, me chamando de criança imatura, me tratou tão mal frown emoticon. E hoje meu amigo secreto fala para todo mundo o quão ruim eu era por não limpar a casa, não lavar a louça e por não passar a roupa! Meu amigo secreto acabou com minha auto estima, me tornou uma pessoa revoltada e medrosa, me deixou traumatizada! Meu amigo secreto trabalha perto de mim e tem os mesmos amigos, mas me bloqueou no facebook! Meu amigo secreto me chama de vadia, pelo simples fato de ser feminista! E eu sei que esse amigo secreto vai saber disso e vai falar mais mal ainda e inventar mentiras! Amigo secreto, você me deixou dentro de uma casa sozinha só com uma cama! Até a lâmpada da sala você levou!

‪#‎meuamigosecreto‬ me “conhece” faz muito tempo, me ofereceu uma proposta de trabalho, disse estar apaixonado por mim, tentou me seduzir oferecendo “uma vida melhor” que todos esses caras que eu prefiro poderiam me dar e no fim dinheiro pra dormir com ele. Meu amigo secreto, se eu não te quis de graça, não vai ser pagando… Bitch, guarde seu dinheiro ♪.

‪#‎meuamigosecreto‬ me fez acreditar que, por ser meu melhor amigo, poderia fazer o que quisesse comigo. Esse mesmo amigo me fez acreditar que, quando eu bebi demais, dei a ele o direito de violar o meu corpo. Ele tentou me convencer que eu quis algo que eu nem ao menos tinha consciência para decidir e se dizia um ótimo amigo, porque “cuidava” de mim bêbada. E ainda me fez acreditar que “ajoelhou, tem que rezar”. Ele destruiu a minha auto estima, fazendo sempre questão de lembrar o quanto as minhas amigas eram mais bonitas que eu e apontando os meus mais sutis “defeitos”. Meu amigo secreto me fez sentir culpa e nojo de mim mesma, deixando marcas que eu ainda não superei, mas eu sigo sobrevivendo e lutando até que todas sejamos livres.

‪#‎meuamigosecreto‬ é negro, do movimento negro, filho de negros do movimento negro e diz que adoraria e apaixonar por uma negra, mas se casou com um branca. Ele assedia mulheres negras no in box, canta mulheres negras na noite, mas SÓ namora mulher branca e coloca a culpa nas mulheres negras. Desejo que esse amigo vá se f… (se eu disser a palavra toda o face vai me bloquear e eu quero que esse amigo leia isso aqui).

#‎meuamigosecreto‬ é um grupo de pessoas da minha cidade natal que adora inventar mentiras sobre minha vida pra me depreciar. Gente que não tem o que fazer e inventa histórias para ter do que falar. Me chamam de puta e conversam sobre minha vida sexual como se soubessem algo sobre ela. Não entendem que uma pessoa pode ter mais o que fazer além de sair transando por aí. Ou melhor, não entendem que mesmo que eu fizesse isso, se eu quiser sair transando por aí, o problema é meu. O corpo é meu, a vida é minha. Eu faço o que eu tenho vontade e isso não é da conta de ninguém. Meu amigo secreto é mais um desses caras que não entende que eu não sou obrigada a amar ele só porque a gente já transou. Eu não sou obrigada a namorar com o primeiro que me aparecer, só porque ele gosta de mim. Muito menos limitar minha vida sexual porque já transei com outros antes.

#meuamigosecreto paga de defensor da igualdade nas redes sociais, mas humilha mulher nos grupinhos do whatsapp

‪#‎meuamigosecreto‬ na época da faculdade afirmou que para mulher bonita é fácil tirar A nas disciplinas, principalmente se o professor fosse homem.

#meuamigosecreto taxa mulher de doida e manda fazer terapia quando ela acorda se sentindo um pouco pra baixo

#meuamigosecreto na minha área, por ser engenheira, já ouvi que estava “cheirada” por e-mail, com cópia para todos menos a mim

#meuamigosecreto diz que ser engenheira é coisa de homem e de sapatao

‪#‎meuamigosecreto‬ diz que “não tem preconceito e cada um faz o que quer”. Mas acha errado mulher casada sair a noite sozinha com os amigos, e egoismo a prioridade da mulher (neste momento) ser a vida profissional. Acha um absurdo o homem limpar a casa e cozinhar. Defende que tem atividades domésticas que só a mulher pode fazer, pois é ela quem “da o toque especial”. Fica me perguntando o tempo todo quando vou ter filhos, ” pq já ta passando da hora”, e se meu marido não se incomoda de eu trabalhar tanto, estudar todo o final de semana, ter amigos homens e quase não ter tempo. Meu amigo secreto não tem preconceito, nem é machista só me acha muito moderninha!

#‎Meuamigosecreto‬ passava por mim quando eu tinha 10 anos falando coisas obscenas, me seguiu diversas vezes e me fez chorar. Meu amigo secreto é o cara que passa me olhando com olhares maliciosos e maldosos, me chama de gostosa, delícia e paixão. Meu amigo secreto é o cara que comenta que mulher deve lavar louça e que deve ser submissa ao marido, que deve ceder a traição e que a culpa por receber esses “elogios” é por eu estar provocando com a minha saia ou meu short, porque diz que mulher não pode sair com a roupa que quiser, porque mulher tem que ser reservada, batom vermelho? Coisa de puta. Meu amigo secreto é o cara que ri da menina que foi abusada dizendo que é porque ela pediu, é aquele que diz que deveria ter denunciado mesmo nós mulheres sabendo que não resolve. Não resolve porque sabemos que muitas se arriscam e morrem no dia seguinte, que são ameaçada e que prometem tirar a guarda dos filhos. Meu amigo secreto é um canalha que acha que tem propriedade sobre o corpo da mulher, ele bate, xinga e humilha. Meu amigo secreto é a favor da igualdade de gênero mas não tolera ter chefe mulher. Meu amigo secreto é um baita de um doente que tem medo de mulher que luta e não se cala quando o assunto é assédio. Meu amigo secreto tem ódio de mulher porque levou um fora por ser um bunda mole. Meu amigo secreto está com os dias contados porque a paciência acabou.

*Com supervisão de André Jorge de Oliveira

+ sobre o tema

Mulheres são maioria entre empregados de fundações privadas, mas ganham menos

As mulheres representavam 62,9% do pessoal assalariado das fundações...

Lançamento Agenda Mulher Negra

Participem e fortaleçam o movimento, Mulher Negra mostre a...

Desafio é pensar o mundo sob a perspectiva feminina

Ministra da Igualdade Racial destaca desafios da mulher contemporânea...

Trabalho doméstico: tempo de mudanças necessárias

Texto de Cecília Santos. Com a promulgação da PEC das...

para lembrar

Feministas protestam com os seios nus na seção eleitoral de Putin

MOSCOU - Três militantes do movimento feminista ucraniano FEMEN...

Sem absorvente e com tabu

“Eu menstruei com 11 anos, só que quando isso...

Registro de divórcios em cartórios de SP cresce quase 50% em 2011

Entidade registrou quase 14 mil casos em 2011 e...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=