3 mitos sobre mulheres que não querem ter filhos

É uma escolha da mulher querer ter filhos ou não. O que fazemos com o nosso corpo e com a nossa vida é uma escolha pura e simplesmente nossa e temos o direito de não querer criar uma família, de forma tradicional.

no Superela

Por isso, é verdade que precisamos colocar por terra alguns estereótipos que são criados sobre mulheres que não querem ter filhos.

rosa-rossetti

1. Nós não encontramos a pessoa certa ainda

Não. Não ter encontrado o ‘amor das nossas vidas’ não significa que esse é o motivo pelo qual não queremos ter filhos. Um relacionamento amoroso em nada tem a ver com paternidade, apesar de um depender do outro para existir. No entanto, independentemente de estarmos com alguém ou não, querer ser mãe é uma questão de escolha e isso independe do nosso status de relacionamento.

2. Estamos solitárias

Existe uma ideia sobre as mulheres sem filhos que é logo ligada com o estereótipo da mulher dos gatos: sozinha, sem família, solitária. As pessoas se sentem mal por mulheres sem filhos, mas isso não tem sentido algum. Uma pessoa fica solitária apenas se quiser e existem muitas mulheres que não tem filhos que são absolutamente felizes e completas em suas vidas.

3. Nós não somos carinhosas

Algumas pessoas acreditam que mulheres que não tem filhos não são carinhosas ou tem aquele instinto de cuidado com o próximo. Assim como assumem que toda mãe tem esse comportamento naturalmente. Também não é verdade. Cada um demonstra carinho e amor de uma maneira e existem mulheres que são extremamente carinhosas com as pessoas mais próximas mesmo não tendo filhos. Essa é uma questão de personalidade e não de maternidade.

Ninguém é obrigada a ter filhos e a questão toda é que a felicidade independe de qualquer coisa que venha de fora – mesmo ter filhos. Encontrar a alegria em si é o primeiro passo para construir uma vida completa – com ou sem família margarina.

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Estudo mostra o impacto do fator racial materno no desenvolvimento infantil

O ganho de peso e o crescimento dos filhos está diretamente relacionado ao fator etnorracial das mães. Isso é o que mostra uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Integração de Dados...

‘Meu filho é órfão de mãe viva’: veja relatos de 5 mulheres acusadas de alienação parental após denunciar homens por violência ou abuso

Cristiane foi obrigada a ficar sem contato com a filha e entregá-la ao pai por 90 dias. Isabela* foi ameaçada pelo companheiro. Jéssica* e...
-+=