A conversa de Snowden com ativista contra a discriminação racial

Edward Snowden declarou recentemente estar disponível para cumprir pena nos Estados Unidos, mediante acordo.

Edward Snowden continua a ser procurado pelos Estados Unidos, depois de ter denunciado a espionagem a cidadãos norte-americanos feita pela National Security Agency (NSA – Agência de Segurança Nacional), onde trabalhou.

Apelidado de traidor por uns, Snowden tornou-se um ativista, alertando constantemente para as violações de privacidade e o impacto que estas têm na liberdade nas pessoas. Ontem, no Twitter, uma conversa com um membro do movimento Black Lives Matter chamou a atenção de internautas na plataforma.

O Black Lives Matter (‘A vida dos negros importa) é um movimento recente que tem crescido nos Estados Unidos, na sequência de vários casos vindos a público, denunciando abusos por parte da polícia norte-americana, contra cidadãos afro-americanos.

No Twitter, um ativista do movimento, Deray McKesson, entrou em contacto com Snowden, travando uma conversa sobre justiça social, vigilância, violência de Estado e ativismo, que terminou com a combinação de um futuro encontro.

Deray questionou Snowden sobre o que pensa do Black Lives Matter. Na conversa que se desenvolveu Snowden realçou que “ao longo da história” sempre foram os mais vulneráveis que sofreram com a “vigilância injustificada”.

Deray revelou ainda que ele e outros membros do seu movimento têm estado sob vigilância das autoridades. Já Snowden realçou que este tipo de “violência arbitrária é uma ameaça à sociedade civil”.

Sobre o facto de Deray e outros ativistas estarem a ser vigiados, Snowden aconselhou organização mas também encriptação como forma de proteger mensagens internas.

A conversa terminou com um convite de Deray a Snowden para uma conversa pública (com questões logísticas ainda a serem estudadas, já que Snowden se encontra exilado na Rússia). O antigo funcionário da NSA respondeu que sim, que está disponível.

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=