A desvalorização da Vida Negra: uma violência simbólica com consequências reais

Os negros são as maiores vítimas da violência no Brasil. A posição social do negro contribui largamente para esta estatística, uma vez que são a demografia mais afetada pela desigualdade socioeconômica. Contudo, há razões para acreditar que não apenas a sua condição socioeconômica, mas também o preconceito racial contribua para esta estatística, o que nos urge para a necessidade de uma mudança do paradigma racial.

por Eliabe Ribeiro Vidal via Guest Post para o Portal Geledés

O brasileiro está acostumado a ver o corpo negro violentado. Não causa choque. Não é novidade. Isto vem acontecendo desde o século XVI, com o início da escravidão negra no Brasil, quando seus corpos eram abatidos, às vezes até à morte, para provocar sua submissão. Com o fim da escravidão, a discriminação racial e a vulnerabilidade social do negro perpetuaram sua exposição à violência.

À altura em que as mulheres e os homens de pele negra foram libertos, ideias negrofóbicas permeavam a sociedade brasileira. A inferiorização do negro ajudava a aliviar a consciência moral dos opressores, servindo como justificativa para as crueldades cometidas contra os mesmos. A ciência afirmava a inferioridade biológica do negro. No âmbito político, tomaram-se medidas que visavam o embranquecimento do país – proibição da entrada de imigrantes africanos, incentivo à imigração europeia, ausência de políticas públicas direcionadas à população negra.

A religião afirmava que os negros eram amaldiçoados pela “maldição de Cã”. Havia, portanto, uma continuidade entre o físico e o simbólico: entre a cor da pele e a capacidade moral, intelectual e estética do negro livre – ideia que penetrou o imaginário popular e, de forma sutil, parece permanecer lá até os dias atuais, deixando um legado determinante na forma como o negro é representado culturalmente.

Numa sociedade racista, os negros não são indivíduos, mas um coletivo. O indivíduo negro representa o coletivo negro e, portanto, as representações artísticas, midiáticas e culturais do negro influenciam a forma como os negros se percebem e são percebidos. As imagens do negro às quais somos repetidamente expostos influenciam como os negros veem a si mesmos e como são vistos pelos outros.

O cinema e a televisão brasileiros retratam os negros repetidamente como pobres, criminosos e violentos ou como uma “exceção” vivendo num contexto pobre, criminoso e violento, sendo afetado mais ou menos pelo ambiente em que se encontra inserido.

A pobreza, numa sociedade capitalista, contribui para a desvalorização da vida negra, enquanto o crime e a violência desumanizam-na. Além disso, a grande mídia muitas vezes falha ao representar o negro como o protagonista da violência, mas não como a principal vítima dela. Embora os indicadores sociais demonstrem que muitos negros realmente vivam com a pobreza, o crime e a violência, esta representação midiática repetitiva falha em muitas vezes não contar a história completa.

Como nos alertou a autora nigeriana Chimamanda Adichie em sua famosa palestra “O perigo de uma única história”, os estereótipos não são perigosos por serem falsos, mas por contarem apenas um lado da história e nos privar de outros referenciais. Esta representação repetitiva do negro reduz a diversidade de papeis que os mesmos podem assumir, privando-os de uma construção de identidade diversificada e plena de possibilidades.

Os negros são também constantemente sub-representados numericamente nestes veículos de informação, o que diminui não só a possibilidade de diversidade representativa, como também contribui para o estranhamento racial e para a mídia da brancura como norma e modelo de humanidade.

A indústria midiática às vezes justifica o uso de estereótipos com a desculpa de que “o que é familiar tende a ser mais rentável”. Contudo, os negros têm contribuído cada vez mais para os lucros das grandes empresas, e, cada vez mais conscientes e resistentes ao racismo, desejam se ver representados de forma diversa em filmes, séries, novelas, jornais, entre outros veículos midiáticos. Além disso, quando o que é familiar contribui negativamente para a sociedade, é hora de se introduzir um novo paradigma. Sim, é necessário denunciar a pobreza, o crime e a violência que assolam a população negra e a mídia deve indubitavelmente servir a esta causa, mas não limitar a experiência negra a ela. A demanda da população negra é por um novo paradigma, pela ressignificação de valores simbólicos, que valorizem a estética, história, culturas e, principalmente, as vidas negras.

+ sobre o tema

Eu era menino quando os da caserna confundiram-me com um comunista

Eu tinha pouco mais de dois anos quando raiou...

UFRJ terá primeira mulher negra como diretora da Faculdade de Educação

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do...

Ditadura invadiu terreiros e destruiu peças sagradas do candomblé

Desde criança, a iyalorixá Mãe Meninazinha d’Oxum ouvia a...

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o...

para lembrar

Rio: ONU lamenta morte de estudante no Complexo da Maré

A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil lamentou...

Minha mãe – Uma mulher negra extremista (?)

Djamila Ribeiro em seu livro “Quem tem medo do...

Pacote anticrime de Moro é muito mais resposta política do que proposta efetiva

O pacote de medidas anticrime anunciado pelo ministro da...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=