A dignidade do trabalho

A dignidade do trabalho humano é tema que faz parte da história da sociedade e cujas análises e debates permeiam e concentram importantes reflexões sobre as relações socioeconômicas, políticas, culturais, éticas, religiosas e morais da atualidade. A dignidade está presente na dimensão própria da humanidade e está fundamentada na evidência de que, pelo trabalho, o homem e a mulher se realizam como seres humanos. A expressão máxima do tema foi dada por Jesus Cristo, o carpinteiro, que dignificou o trabalho e o trabalhador (cf. Mc 6,3).

Por Aluísio Alberto Dantas Do Tribuna do Norte

Professor de economia da UFRN e do UNI-RN

As reflexões, análises e preocupações com a dignidade do trabalho humano sempre foram evidenciadas na história econômica, em que o homem e o trabalho humano passaram a ser considerados “fatores de produção”, ‘coisas’ que devam produzir bens e serviços, condicionados em agregar produtividades que superam preços, custos e que possibilitem gerar os lucros necessários à remuneração do capital investido. Os conflitos entre capital e trabalho tornaram-se marcantes a partir da Revolução Industrial, no século XIX, quando as profundas transformações nas relações sociais de produção e de distribuição de bens e serviços contribuíram para o elevado processo de acumulação capitalista, para o desequilíbrio das classes sociais e para a elevada concentração da renda do capital. O expressivo crescimento da capacidade produtiva, sob o domínio do sistema capitalista de produção, por meio da máquina e sob a orientação da filosofia liberal que objetiva a maximização do lucro econômico, promoveu sérias injustiças sociais, considerando que o valor-trabalho passou a ser apropriado para o lucro e transformou o trabalhador e o trabalho em fatores de produção.

As crescentes e graves desigualdades sociais, associadas à busca da dignidade do trabalho, motivaram o papa Leão XIII a promulgara “Rerum Novarum”(“Coisas Novas”, em português), em 15 de maio de 1891. É a primeira encíclica social e o documento inaugural da Doutrina Social da Igreja, que examina a condição dos trabalhadores, particularmente penosa para os operários das indústrias, afligidos por uma indigna miséria e sob a égide dos sistemas sociais que agridem a dignidade do trabalho e da pessoa humana (CDSI, 89).

Enquanto chave da questão social, a dignidade do trabalho humano tem sido relevante para a evolução do mercado de trabalho no Brasil, desde a abolição da escravidão (1889) à Consolidação das Leis do Trabalho –CLT (1943).Ocorreu nas últimas décadas o processo de transformação das relações de trabalho no Brasil, com o aumento dos trabalhadores e dos assalariados em muitas categorias; registrou-se o intensivo processo de urbanização e respectiva migração da população rural para as cidades; e a participação e diversificação da organização sindical e popular, no sentido de atender às novas categorias profissionais. O pluralismo teórico e metodológico de análise da ocupação do trabalhador brasileiro tem sido normalmente pautado em elementos que ressaltam basicamente a competitividade e que têm contribuído para o acirramento de contradições nas categorias do mercado de trabalho, tais como o emprego, desemprego, subemprego, ocupação e empregabilidade; na qualificação e desqualificação profissional; no emprego formal e informal; no salário nominal e salário real; na produtividade e desempenho profissional.

É consenso que o avanço e as melhorias das condições que possam promover a dignidade do trabalho no Brasil estão relacionados a mudanças positivas do nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que atualmente ocupa a 79ª posição no ranking mundial. Mesmo tendo a 7ª economia do mundo, com um PIB de R$ 5,52 trilhões, o nosso baixo IDH (0,744) é resultante das precárias condições de educação, saúde e da baixa renda per capita do trabalhador brasileiro. A diminuição da contradição entre economia e desenvolvimento humano deve constituir a principal pauta de avanços sociopolíticos da sociedade brasileira.

+ sobre o tema

Lula dá rosa a Dilma em comício em Belo Horizonte e critica William Bonner

Por: ANA FLOR Lula abriu seu discurso no comício desta...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Apolos e Dionísias

Meu pai foi obcecado pela organização. Tanto das gavetas...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Um muro até os céus

Falta de democracia real, perda de direitos sociais e...

Contra pressão, Temer sanciona terceirização e põe fim à CLT

Ignorando o protesto de milhares de brasileiros nesta sexta-feira...

45% dos ‘filhos do Bolsa Família’ entraram no mercado de trabalho formal

Ao entrar para o Bolsa Família, em 2003, Vera Nuzia...

Risco ao bom emprego

Terceirização precisa de lei, mas debate sobre precarização tem...

Lula sanciona lei que cria política de trabalho digno para população de rua

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Sila, sancionou a Lei 14.821/24, que cria a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para...

“Mulheres de má vida”? Mães e filhos no Juízo de Órfãos de Piraí-RJ

A longevidade da negação da infância para crianças negras tem sido materializada pela descoberta de mulheres negras que, desde infância, passaram uma vida inteira...

Burnout, abuso de drogas e tentativa de suicídio entram em lista de doenças relacionadas ao trabalho

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) uma atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho. Foram incluídas 165 novas patologias na portaria publicada no...
-+=