A educação brasileira

Não vou falar da educação no Brasil a partir do que a caracteriza e do que a distingue. Disso já falamos bastante, e acredito que é suficiente. Quero falar da educação no Brasil a partir do que, sem dúvida alguma, ela tem em comum com outras educações na América Latina. Porque disso falamos menos. Falamos menos mas hoje temos muito mais a dizer.

Por Pablo Doberti  Do Brasil Post 

Imagem: HP LIBRARY

É curioso que o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) não só nos diga que nossos sistemas de ensino básicos não estão nada bem, senão que, além disso, nos diga a praticamente todos os países da América Latina ao mesmo tempo e no mesmo tom. Por que, diante do Pisa, somos todos tão parecidos? Essa pergunta inquieta e incomoda já há alguns anos e tenho me dedicado a trabalhá-la.

Nos últimos dez anos, morei no México, na Venezuela, na Argentina e, agora, no Brasil; alguns anos em cada um deles, estudando e trabalhando com educação básica, em contato direto com as escolas. E viajei por todo o restante dos países da região, uma vez ou outra. E nunca esqueci aquela pergunta do que nos fazia tão semelhantes diante do Pisa. Tão semelhantes – pensava – no meio desse tipo de obsessão pelo diferente e pelas identidades relativas que temos na América Latina.

O Pisa diz que fazemos mal o que fazemos, e eu digo, além disso, que o fazemos mal todos pela mesma razão. Essa é minha tese essencial. Se respeito o Pisa e suas bases conceituais sobre o que é uma boa educação, a América Latina inteira está mal e está mal pelas mesmas causas. Todos os países, em todos os estratos sociais e todas as tipologias da escola básica. Em terminologia Pisa, podemos dizer que não preparamos para a vida ou, ao menos, que não preparamos para a vida tal como a entende o Pisa.

Claro que poderíamos colocar o Pisa em discussão. Não seria uma discussão vã. Mas, essa discussão, aqui e agora, importa-me menos que aquela que procura o elemento comum, preeminente, que nos iguala em fracasso diante do Pisa.

Fracassamos homogeneamente diante do Pisa porque o programa exige a construção das práticas escolares sobre um paradigma pedagógico que não é o nosso. (Porque, como sabemos, os paradigmas determinam as práticas). Por causa disso, fazemos coisas na escola que não são as que o Pisa define que nos preparam para a vida. Temos uma escola diferente daquela que o Pisa propõe.

Se acreditamos que o Pisa está certo, então não há maneira de melhorar nossa performance em suas avaliações se não mudamos de paradigma educacional; se não redefinimos a escola. Digo mudamos, que é diametralmente diferente de planejar melhorar o nosso atual paradigma. Isso, fazemos quase que diariamente, mas, sem dúvida, não conseguimos nada. Para melhorar no Pisa somos obrigados a mudar de modelo pedagógico. Senão, não.

A região está toda sedimentada sobre a mesma geologia pedagógica. Com maiores e menores dados quantitativos e superficiais, todas as escolas da América Latina fazem o mesmo o tempo todo. Cremos nas mesmas coisas, temos o mesmo ramalhete de ideias e, por isso, agimos de uma maneira muito parecida. Nossas aulas parecem-se muito enquanto dinâmica sócio-pedagógica; lá dentro acontecem as mesmas coisas, em Monterrey e na Bahia, em Pasco e em Cali, em La Plata e São Paulo e em Barquisimeto e no Rio de Janeiro. E logo não damos crédito, quando nossos comportamentos diante das provas Pisa são tão similares. Como não seriam?

Ensinamos de forma igual, porque cremos (coletivamente) que ensinar é transmitir conteúdos e aprender é retê-los. Não é o que dizemos nos milhares de milhares de fóruns, congressos, seminários, encontros e outros carnavais que armamos com tanta frequência, já sei. Por isso não digo que fazemos o que dizemos, digo que é o que fazemos na intimidade da nossa prática diária, dentro da aula.

E o Pisa está denunciando que não, que assim não. Que para formar para a vida não devemos colocar-nos a informar. E que para desempenharmos nosso papel na vida falta ter com o que fazê-lo, que são competências, recursos para agir, para fazer, para negociar, para fazer-nos valer, para entender, tolerar, colaborar, participar, entre outros. É outra escola. Uma escola na qual ensinar é empurrar à ação, à participação, à produção e à colaboração constantes, e onde aprender é reunir as competências fundamentais para ser, fazer, saber e conviver. Uma escola descentralizada, fluida, cômoda, porque não verticaliza; aberta à produção e à participação como manifestações constantes. Uma escola nova. Outra escola.

Mas, não. Insistimos com nossos enciclopedismos vetustos, ainda que agora façamos isso com computadores e outras parafernálias. Insistimos em ser os mesmos e pretendemos produzir o diferente. Tornamo-nos cegos. Obstinadamente, como um animal com cabresto, insistimos uma vez ou outra para ir adiante, como se, por insistir, fôssemos conseguir.

E, nisso, o Brasil é igual a todos os demais. Cegos como os outros, que no final somos todos nós. A escola brasileira não vê que o problema é por onde, mais do que como. A educação brasileira não perdeu suas raízes, perdeu seu rumo, que é outra coisa. Como as do resto da América Latina. Todos nós perdemos o rumo, que é o mesmo rumo. Todos nós fomos despistados e repetimo-nos escandalosamente quando, aqui mesmo, diante de nossas faces, o Pisa nos avisa que assim não.

O masoquismo é um traço psicológico depressivo. Não o recomendo. Não gostaria de chegar à conclusão de que nossos sistemas educacionais estão deprimidos, mas é o que parece. O depressivo já não crê nem mesmo no que faz, e não consegue fazer senão o mesmo. Quero pensar que o problema dos sistemas educacionais latino-americanos, e do brasileiro em particular como parte desse ecossistema, é que nos dá medo de alterar as bases estruturais do modelo de ensino-aprendizagem; que nos dá pânico,”que fique assim mesmo!”, e que por isso nos agarramos ao que temos para ver se sobrevivemos um pouco mais.

O medo é legítimo, mas pela perspectiva histórica, não nos desculpará. Devemos armar-nos de coragem e avançar. E nisso, por conta de sua tradição e de seu futuro também, o Brasil poderia e talvez devesse ser o primeiro.

+ sobre o tema

O sentido da reforma apressada do 2º grau

A MP do ensino médio, que Temer assinou nesta...

Explicando o uso do termo ‘bastante’ e do verbo ‘haver’ no sentido de ‘existir’

Professora de português do Colégio GGE, Ana Queiroz, exemplifica...

Estudo analisa mulheres e negras na educação brasileira

Um projeto desenvolvido entre 2014 e 2016 trouxe para...

MEC anuncia resultado do Prouni, mas candidatos não conseguem consultá-lo

Resultado da primeira chamada é publicado na manhã desta...

para lembrar

Mais de 400 travestis e transexuais usarão o nome social no Enem

Número representa um aumento de 46% em relação ao...

Ato de lesa-pátria

O governo Temer anunciou a suspensão do Programa Nacional...

A professora que ensina o que é inspiração

Gina Vieira Ponte nasceu em uma família de seis...

Chamada para o Edital Juventude Negra – Macaé Evaristo

Macaé Evaristo, secretária de educação de Minas Gerais, faz...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=