A terrível e implacável “gente de bem”

Não existe como categoria sociológica, filosófica ou antropológica. Não é parte do arcabouço legal do país e nem das encíclicas papais; não é parte do vernáculo acadêmico e não integra o vocabulário de qualquer instituição política minimamente séria. A muito usada “gente de bem” é a perversa expressão da própria apartação social.

Quando ouço de um indivíduo a terminologia “gente de bem” estou seguro de que estou diante de totem humano recheado de conservadorismo e muito preconceito. É que o useiro dessa “pérola” parte do princípio sumamente equivocado de que se existe “gente de bem” é que existe “gente do mal”. É de um binarismo tosco, perverso e acéfalo.

Para o adepto desta perspectiva não existe história, historicidade, condicionantes sociais e tampouco relações de classe. Pois bem… Se o mundo pode ser compreendido por meio de dualidades e simplismos do tipo: bem/mal; forte/fraco; certo/errado e verdade/mentira, então… A história perde sentido e importância e, nesse sentido, apenas acionamos o “modus automático” de nossas sensações e, pronto, resolve-se dilemas e contradições que cimentam nosso cotidiano.

Nada mais equivocado e perverso sobretudo, no sentido de que a sensibilidade humana é tolhida, o senso investigativo tão fundamental e central para o fazer científico é ceifado e o horizonte de um futuro assentado no resguardo e na promoção do direito humano a uma existência digna e protegida se perde em sua totalidade.

Não pode haver “gente de bem” porque não existem “pessoas do mal”. Essas categorias valorativas não ajudam a entender o fenômeno da miséria nacional, socialmente produzida e intensificada a partir das estruturas que formam e sustentam o próprio modo de produção capitalista. A “gente do bem” tão cantada e decantada pelas bocarras de gente do amplo arco da direita política nacional é o estandarte verbal do mais atual e criminoso preconceito de classe e que se possa pensar. É uma beligerância comunicativa que busca cumprir sua função no fundamental campo da comunicação e do simbólico e é enfim, a classe dominante impondo sua lógica fácil e preconceituosa de perspectiva da vida e do mundo a partir de suas angulares de classe e centrada no privilégio descabido, na manutenção dos poderes e facilidades que historicamente sempre possuíram e na submissão das classes do trabalho.

Finalmente, conforme nos ensina a magistral filosofia de Hannah Arendt, em seu “A Condição Humana”, o homem se revela em seus discursos e, nesse sentido, o simplismo fascista dessa terminologia demonstra a essência política e social daquele que o emite, alguém, tão somente, afeito com a trágica manutenção do instituído.

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

O racismo e a xenofobia não incomodam a Prefeitura de Joinville

O Haiti não é aqui! Por FELIPE CARDOSO, do Chuva Ácida Essa...

O machismo faz a cama do fascismo, alertam líderes de movimento de mulheres da França

A ascensão de governos de ultradireita em vários países...

A marcha fascista em curso: política, mídia, judiciário e religião

Os atuais desdobramentos políticos e seus duros reflexos na...

‘Sentimento de impotência, choro e dor’, diz mãe de vítima de racismo em instituição no MS

A mãe de um dos três alunos negros do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) que acusam um colega de sala de aula...

“Não há um único genocídio que não tenha sido precedido por discursos de ódio”

Garimpeiros ilegais atacando indígenas Yanomami, na região de Palimiu (RR), e Munduruku, em Jacareacanga (PA). A tentativa de regularizar a mineração nas terras indígenas (TIs), sem consulta prévia...

Homofobia mata, inclusive quem não é LGBT

O filho da cantora Walkyria Santos, Lucas, que tinha apenas 16 anos, cometeu suicídio após se tornar vítima de comentários homofóbicos. A motivação do ódio? Um...
-+=