Agência de modelos gera polêmica ao publicar anúncio para cliente: ‘pele branca’.

Internautas revoltados tomaram conta da página, no Facebook. Veja como tudo aconteceu.

Por Gênica Alexandre Do Blastingnews

A LB Agência está passando por uma saia justa nas redes sociais. Tudo começou quando um anúncio foi publicado. Na divulgação em busca de modelos pluz size, que a empresa afirma ser para um cliente, a exigência era clara, as candidatas precisavam ter a “pele branca”. O assunto logo correu pela rede e muitas pessoas saíram contra a declaração e outros se manifestaram a favor, com o argumento de que a agência é livre para contratar quem desejar.

O post que gerou a polêmica foi apagado pela empresa, assim que o manifesto começou a ganhar força. Em seguida, publicaram uma nota pedindo desculpa pelo ocorrido: “Nunca foi essa nossa intenção”. O responsáveis ainda destacaram que “[…] Os perfis postados sempre foram de exigência das marcas contratantes e não uma escolha dos profissionais da agência[…].

Mesmo tentando remediar o fato, muitos internautas não se deram por satisfeitos. Uma mulher chegou a dizer: “Vcs não possuem um departamento jurídico não? Atirou no pé hein, crime caracterizado”. A indignação tomou conta da “fanpage” da LB Agência, porém, nem todos consideraram o ato discriminatório, um usuário destacou o seguinte: “Vocês e suas representadas contratam quem bem quiserem, a empresa é de vocês”.

Em virtude dessa movimentação, outros posts também chegaram a ser analisados pelos internautas que não curtiram muito a forma como os anúncios foram disseminados. Uma das participantes descreveu: “Corpo fitness”, “corpo saudável” , “panicat”, “bonita/linda de rosto”. E depois vem pedir desculpa muito mal dadas. Me poupe”. Uma delas destacou a falta de comunicação eficaz da empresa, frente às redes sociais e sugeriu: “…Contratem um PROFISSIONAL para dar um jeito nisso aí”.

O que diz a lei

Um texto publicado no site do Conselho Nacional de Justiça, em 2015, destaca as diferenças entre a injúria racial e o racismo, com base no Art. 7º, do Código Penal. De acordo com o material, “o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça”. Ainda que no ‘mundo da moda’ essa prática seja comum, segundo o texto da lei é vedada a “proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

 

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

Band humilha garis outra vez. Hélio Costa não vai fazer nada ?

Carta aberta à população (do Sindicato dos Garis e...

RACISMO NA ITÁLIA: Berlusconi: “Menos imigrantes igual a menos crimes”

Polémica em Itália após declarações de Silvio Berlusconi. Para...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=