Alagoas vai sediar 1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial

 

Cerca de 100 jornalistas devem participar, na próxima quarta-feira (2), na capital alagoana, do I Encontro Nacional dos Jornalistas pela igualdade Racial (1° Enjira), evento promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), com apoio da Secretaria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do governo federal.

Com o tema “Os jornalistas e a Construção da Igualdade Racial na Mídia”, a realização do Enjira tem como objetivo fomentar o debate sobre o tema etnia e raça e seus desafios na mídia brasileira.

“O propósito também é traçar encaminhamentos para a implementação de ações afirmativas voltadas à igualdade racial nos veículos de comunicação social e nas assessorias de imprensa das esferas pública privada”, disse a presidenta do Sindjornal e coordenadora da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da FENAJ, Valdice Gomes.

“A realização do encontro é uma antiga aspiração dos coletivos de jornalistas que lutam contra o racismo e em defesa de ações afirmativas na mídia, existentes nos sindicatos da categoria de vários estados, a exemplo do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul e das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras) de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Paraíba e Bahia”, afirma Valdice.

Para fazer palestras e conduzir o debate, foram convidados profissionais referenciados na mídia étnica nacional, a exemplo de Cleidiana Ramos, repórter especial do jornal A Tarde (BA), especializada em questões de identidade e religiosidade afro-brasileira; o jornalista Washington Adrade, diretor geral do Portal Áfricas; e Rosane Borges, doutora em Ciências da Comunicação, coordenadora do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra.

O Enjira está programado para o dia 2 de abril, das 10 às 17 horas, portanto, antes da abertura do 36° Congresso Nacional dos Jornalistas.

Fonte: Já é Notícia

 

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Pessimismo da mídia influiu na pesquisa Ibope

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta (19), revelou, entre tantos...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

para lembrar

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Até quando jornalistas como Merval serão financiados com dinheiro público?

por : Paulo Nogueira Uma das coisas essenciais que você...

Ministros recebem representantes da mídia negra brasileira

Evento discutiu, com representantes das mídias negras, formas de...

O racismo nosso de cada dia

Em 2012, ela ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...
-+=