Alicia Keys e o movimento pelos direitos dos povos indígenas do Canadá recebem o prêmio máximo da Anistia Internacional

A celebrada cantora e ativista internacional Alicia Keys e o inspirador movimento dos Povos Indígenas que luta por direitos no Canadá receberam o prêmio Embaixador da Consciência 2017 da Anistia Internacional, anunciou hoje a organização. O prêmio será entregue oficialmente durante uma cerimônia em Montreal, Canadá, no próximo 27 de maio.

Do Anistia

Para recebê-lo, seis pessoas estarão presentes representando a força e a diversidade do movimento dos direitos dos povos indígenas do Canadá que lutou para acabar com a discriminação, garantir a segurança e o bem estar de famílias e comunidades. Serão elas: Cindy Blackstock, Delilah Saunders, Melanie Morrison, senador Murray Sinclair, Melissa Mollen Dupuis e Widia Larivière.

“O prêmio Embaixador da Consciência é a honra máxima concedida pela Anistia Internacional de reconhecimento aos que tiveram liderança e coragem excepcionais na defesa dos direitos humanos,” explica Salil Shetty, secretário-geral da Anistia Internacional.

“Tanto Alicia Keys quanto o movimento pelos direitos dos povos indígenas no Canadá, cada um a sua maneira, deram contribuições inspiradoras e significativas para o avanço dos direitos humanos no sentido de garantir possibilidades melhores para as futuras gerações. Eles nos lembram de modo crucial que jamais devemos subestimar o quanto a paixão e a criatividade podem nos levar longe na luta contra injustiça”

…..

Alicia Keys: da música ao ativismo

Alicia Keys usou a carreira que lhe deu 15 prêmios Grammy para inspirar e fazer campanha a favor de mudanças.

“Receber esta grande honra e estar junto ao movimento pelos direitos dos povos indígenas é uma experiência gratificante” comentou Alicia Keys. “Isso me estimula a continuar falando contra as injustiças e usar minha plataforma para chamar a atenção  sobre as questões que considero importantes.”

Reconhecida  como a “Rainha do R&B”, Alicia Keys mistura cada vez mais ativismo e arte. O seu extenso trabalho filantrópico inclui  a cofundação da Keep a Child Alive (KCA), organização sem fins lucrativos que oferece tratamento e cuidados para crianças e famílias afetadas pelo HIV na África e Índia. A KCA identifica e se une a líderes locais de organizações da sociedade civil a fim de criar, implantar e divulgar soluções inovadoras para algumas questões urgentes na luta contra a AIDS. A KCA arrecadou mais de US$ 60 milhões (cerca de R$ 180 milhões) para fornecer atendimento relacionado à AIDS a centenas de milhares de crianças e suas famílias, além de lutar por uma maior compreensão e apoio a elas.

Em 2014, ela ajudou a fundar o We Are Here Movement a fim de estimular a mobilização de jovens por uma mudança. Através da pergunta “Por que você está aqui?” chama eles à ação. Com este movimento, ela procura estimular seus fãs a agir em relação a temas como a reforma do sistema de justiça criminal e o fim da violência com armas de fogo.

Chocada com o fato de haver mais refugiados no mundo hoje do que em qualquer outro período da história, a artista atuou e ajudou a produzir o curta-metragem “Let Me In” para marcar o Dia Mundial do Refugiado no ano passado. Centrado na canção “Hallelujah” de sua autoria, o filme aproxima a questão da crise dos refugiados dos espectadores ao contar a história dramática de uma jovem família norte-americana obrigada a fugir para a fronteira dos EUA com o México.

“A consciência é algo que todos recebemos ao nascer, não importa quem somos,” conta Alicia Keys. “É aquela vozinha que fala com você e diz quando algo não está certo. Eu sempre a uso como guia. Desde a infância esta voz interior gritava comigo! Agora eu só digo: bom, o que posso fazer? Esta é uma pergunta que podemos fazer a nós mesmos e depois agirmos.”

….

Lançar uma luz sobre os direitos dos Povos Indígenas do Canadá

Embora vivam em um dos países mais ricos do mundo, homens, mulheres e crianças indígenas são sistematicamente marginalizados da sociedade canadense. E agora, após décadas de silêncio e apatia, um movimento vibrante e diversificado de ativistas indígenas chamou a atenção do público em geral.

Este ano o prêmio Embaixador da Consciência será dividido entre líderes e ativistas do movimento que demonstraram coragem fora do comum ao travar importantes batalhas por direitos legais, defendendo o direito à terra e inspirando povos indígenas e não indígenas a agir pela causa.

Desde dezembro de 2012, o movimento da sociedade civil “Idle No More” ajudou a lançar uma luz sobre a luta desses povos pela autonomia nos processos de tomada de decisão sobre as próprias terras, recursos naturais e meio ambiente. O protesto foi liderado pelas cofundadoras do movimento em Québec, Melissa Mollen Dupuis e Widia Larivière.

Este movimento, liderado majoritariamente por mulheres, representa uma nova onda de mobilização indígena que dá uma plataforma para ativistas da sociedade civil, alimenta o orgulho cultural dos seus jovens e une os povos indígenas e não indígenas do Canadá em prol de causas comuns, como o meio ambiente e a economia.

Ao saber do anúncio, Melissa Mollen Dupuis e Widia Larivière disseram em uma declaração conjunta: “Receber um prêmio internacional de tamanho prestígio é um reconhecimento  ao trabalho  de milhares de pessoas que, cada uma a sua maneira, lutam diariamente pelos seus direitos em movimentos espontâneos e pacíficos  de cidadãos.”

“Em uma sociedade que prioriza a busca do poder e do lucro sobre o bem-estar da comunidade como um todo, as palavras e ações da comunidade – e  seus integrantes que se encontram em maior risco de discriminação e injustiça social – são uma das ferramentas mais eficazes que temos para combater os efeitos da colonização no Canadá.”

Cindy Blackstock espera que o prêmio ajude a despertar a atenção do mundo para as injustiças que ainda ocorrem no Canadá.

Como chefe da organização First Nations Child & Family Caring Society, ela travou uma longa batalha judicial de uma década contra o baixo orçamento que recebem os serviços sociais voltados para – as crianças das Primeiras Nações (First Nations). Em 2016, o Tribunal Canadense de Direitos Humanos tomou uma decisão histórica ao exigir que o governo federal agisse imediatamente a fim de acabar com as práticas discriminatórias.

Porém, ainda não cumpriu plenamente a decisão, o que significa que as crianças das Primeiras Nações continuam sofrendo discriminação.

“A tomada de consciência  sobre a discriminação racial do governo com relação às crianças das Primeiras Nações e suas famílias está despertando,” diz Cindy Blackstock. “Agora a pergunta é: o que vamos fazer em relação a isso? Vamos permitir que o Canadá comemore seu 150º aniversário banhado em racismo ou vamos nos manifestar exigindo o fim da discriminação?”

 

Sobre o prêmio

O prêmio Embaixador da Consciência é dado a indivíduos e grupos que demonstraram ter coragem excepcional na luta contra a injustiça, usaram seus talentos para inspirar outras pessoas e promoveram a causa dos direitos humanos.

A premiação também tem por objetivo estimular o debate e a ação pública, além de despertar a consciência sobre questões envolvendo direitos humanos e apresentar histórias inspiradoras.

Os vencedores:

O prêmio foi inspirado no poema From the Republic of Conscience, escrito pelo poeta irlandês Seamus Heaney (falecido em 2013) para a Anistia Internacional. Entre os vencedores dos anos anteriores estão músicos e artistas renomados como Harry Belafonte, Joan Baez e Ai Weiwei, além de figuras inspiradoras como Malala Yousafzai e Nelson Mandela.

+ sobre o tema

Frente de Direitos Humanos recebe apoio de entidades religiosas

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (25), na...

Morador de rua queimado enquanto dormia tem estado de saúde estável

De acordo com depoimentos, Edivan foi atacado por...

para lembrar

46 Assembléia Geral da OEA – Santo Domingo

A 46 Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos...

Pena de morte?!

Hoje, ouvi um relato sobre um assalto. O ônibus...

Congresso tem 40 projetos que ameaçam direitos humanos

Entre os textos, constam ameaças ao trabalho, à terra,...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=