Americanos falam em ‘privilégio branco’ no caso Ryan Lochte

Pelo Twitter, tratamento à história do nadador é criticado.

Por André Miranda de Souza no O Globo

A repercussão da controversa noitada do nadador americano Ryan Lochte no Rio vem ganhando novos desdobramentos desde terça-feira, quando a versão apresentada pelo atleta e seus companheiros de equipe foi apontada como inverídica.

O caso é acompanhado afinco não só no Brasil, mas principalmente nos Estados Unidos. No Twitter, alguns usuários americanos levantam questionamentos sobre o caso e destacam: ‘um claro caso de privilégio branco‘.

 

“Imagino qual seria a reação se Ryan Lochte fosse negro ou qualquer outra etnia para esse caso”

Os comentários vieram depois que o coordenador de comunicação do Comitê Rio 2016 Mario Andrada dizer que o episódio precisava ser esquecido e sem necessidade de punições aos atletas.

“Não é necessário ouvir desculpas dele ou de outros atletas. Precisamos entender que essas crianças vieram aqui para se divertir. Vamos deixá-los um pouco em paz. Às vezes, você toma decisões que depois se arrepende. Eles foram se divertir, cometeram um erro, e a vida continua”, disse Andrada em um comunicado oficial da organização olímpica.

 

“Curioso como ‘garotos sendo garotos’ aplica-se na destruição de propriedade no #CasoLochte, mas não para Tamir Rice que brincando sozinho no parque;

 

“#CasoLochte é um ótimo exemplo de privilégio branco: vá a um país em desenvolvimento, aja como um idiota e culpe outra pessoa. Perfeito representante para os EUA”

 

“Se Ryan Lochte fosse negro e jogador de basquete, as palavras ‘vândalo, criminoso, perigo para sociedade, e falta de estrutura familiar’ seriam destaque nesse caso”

 

“Espero que as pessoas aprendam sobre privilégio branco vendo o que está acontecendo com Ryan Lochte”

Os americanos ainda comparam com o caso de Ryan a polêmica envolvendo ginasta Gabby Douglas. A atleta, negra, foi criticada por não ter colocado o mão no peito durante a execução do Hino dos Estados Unidos na cerimônia de entrega de medalha na Olimpíada do Rio e precisou pedir desculpas.

 

“Gabby Douglas foi destruída por causa da posição da mão. Ele urina em um negócio e culpa um país, e as pessoas estão dando desculpas”

Leia também: 

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Não votar em Bolsonaro: para os negros uma questão de amor próprio

A fala do capitão Jair Bolsonaro, candidato do PSL,...

Publicidade, falsos ideais e os muros que precisamos derrubar

No palco iluminado da publicidade, as marcas não podem...

Decisão do STF abate o racismo religioso

Quem vocifera contra cultos de matriz africana busca ditar...

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=