Amor ao Brasil e pratriotadas vazias

Essa história vem de longe, de antes do Conde Afonso Celso e seu ” Porque me Ufano do Meu País” e do Olavo Bilac do “Criança, jamais verás um país como este!”.

POR FERNANDO BRITO, do Tijolaço 

Quando chega época de Copa, Olimpíadas ou campeonato de qualquer coisa, a gente fica confuso entre o que é amor ao Brasil e aos brasileiros com o que é patriotada imbecil trombeteada pela mídia.

Como o Molica, também tenho horror à musiquinha do “eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Detesto frases que não se completam: com muito orgulho de quê; com muito amor a quê?

Mas, sei não, não cravo este “sem orgulho” que ele expõe em seu texto, até porque não é tanto assim.

Porque o Molica sabe que temos orgulho de que ela, estropiada, resista a tanto mal que lhe fazem e que saibamos amar e cuidar de um Brasil que se orgulhe e se ame ao se ver no espelho.

Quando a Rafaela Silva ganhou aquele bendito ouro, quantos comemoraram o feito daquela que, pouco antes, desprezavam como se não fosse uma brasileira como eles.

Era. É. E um dia não precisará de medalha para que o reconheçam.

Que triste que a festa nos encontre assim: um Brasil torcido, envergado pela crise, envergonhado de calar cartazes mudos, de presidente escondido e de brasileiros com camiseta, com bandeira e sem povo.

Mas passa, vai passar.  Porque a vergonha que Molica sente é só  a face visível do orgulho que se escondeu, como a escuridão é o sol que se deitou, mas amanhecerá.

Com amor, sem orgulho

Fernando Molica

Implico com a musiquinha do muito orgulho e muito amor há muito tempo, desde antes desta espécie de pokemon invertido se alastrar por estádios e ginásios do país, capturar milhões de mentes e gargantas e sacramentar retumbantes derrotas.

Na raiz de tudo há uma questão lógica. Tenho sim amor pelo Brasil, mas não consigo me orgulhar do país que há mais de cinco séculos teima em maltratar seus próprios filhos. Amor não pelo Brasil fodão/potência como aquele alardeado pelos ditadores militares, mas pelo Brasil do chamego, do dengo e do cafuné (palavras lindas de nosso português brasileiro).

Meu amor tem a ver com o profundo carinho pelas pessoas que aqui vivem, criam e tanto ralam. Uma gente que forma um país improvável, grandalhão, meio desajeitado, unido por um idioma e diverso em tantos sotaques, jeitos, formas de conceber e de levar a vida.

Amor que aflora no deslumbre pelo passo do Delegado, que se identifica nas canções que Nelson Cavaquinho escreveu certo por notas tortas, no grito lírico, saudoso e inquisidor de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, no lamento de Adoniram Barbosa pela maloca querida, nas dores de amores traduzidas por Lupicinio Rodrigues e reveladas por Jamelão, no projeto de país mais bonito, ousado e criativo de Tom, Vinicius e João Gilberto.

Meu Brasil é o Botafogo, o Garrincha, a explosão verde e rosa que marca a chegada da Mangueira, a viola que ressalta a ‘Tristeza do Jeca’, o hino nacional adotado por meu pai. Gosto do Brasil pequeno, íntimo, aquele do ‘Pátria minha’ do Vinicius de Moraes, um Brasil que tanto reza para tantos deuses, que não discrimina qualquer fé, que tem altares amplos e não excludentes. Um Brasil que é como um mosaico dinâmico, sempre em movimento, formado por incontáveis pedrinhas miudinhas, como enfatiza o amigo Luiz Antônio Simas, historiador das ruas e das gentes.

Mas este Brasil – aconchegante, generoso, com cheiro de mato e de mar – é maltratado demais pelo Brasil dos que berram seu orgulho nas arenas padrão Fifa. Aqueles que se orgulham do projeto civilizatório construído com base na espoliação, na escravidão e na exclusão. Aqueles que tentam fingir que o vestir uma camisa amarela é suficente para abafar tantas dores, tantas injustiças, tantas mortes.

Não posso me orgulhar de um país que mata tanto seu próprio povo, que insiste em negar escolas, hospitais e sonhos, que resiste a qualquer ideia de mudança. É duro dizer que me envergonho de um país que tanto amo. Envergonhar-se é talvez a única alternativa de quem ainda não perdeu a esperança de poder se orgulhar de um país mais justo.

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Comércio entre Brasil e África cresce 416% em 10 anos

  Os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio...

Gay pode colocar parceiro como dependente no IR

Receita Federal aprovou parecer com origem em pedido...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

Desemprego fica em 11,8% em agosto e atinge 12,6 milhões, diz IBGE

Número de trabalhadores por conta própria e sem carteira...

Noruega ensina que racismo não pode ser visto como folclore

Por: Marcelo Semer De São Paulo Se existe...

Vírus resistente a remédio

Fonte: O Dia Online -   Dinamarca registra 1º...

Câmara aprova entrega de Alcântara aos EUA, com restrições ao Brasil no uso da base

Acordo interfere na soberania, limita programa espacial brasileiro e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=