Adolescente de 17 anos foi morto com ‘mata-leão’ de policial

Adolescente de 17 anos foi abordado por policiais militares no sábado, em Araçatuba.
Corporação informou que vai instaurar inquérito para apurar os fatos.

no G1

O rapaz que morreu na madrugada de sábado (19) após ser detido pela Polícia Militar em Araçatuba (SP) era um estudante de 17 anos. De acordo a família da vítima, André Luís Parruda Goulart Siqueira Júnior não usava drogas nem tinha passagens pela polícia. O corpo foi velado no Memorial Laluce de Araçatuba e enterrado às 9h, desta segunda-feira (21).

genocidio de jovens negro pela policia2A mãe do adolescente, Doralice Soares Arruda, foi até a delegacia no sábado (19) à noite para registrar o desaparecimento do filho, mas lá descobriu que ele estava morto.

Ela questiona a ação da polícia porque acredita que o filho não teria força para reagir a ação de cinco policiais. “Como é que os policiais fazem uma coisa dessas e falam que um menino, um adolescente de 17 anos, pesando 63 quilos, vai bater em quatro ou cinco policiais armados? O menino estava andando a pé, sem arma nenhuma, não estava traficando, não tem passagens pela polícia, não tem nada”, diz. Ela disse que o filho ia fazer 18 anos no próximo dia 28 de março.

De acordo com a polícia, uma equipe de policiais foi abordar o rapaz que estaria em atitude suspeita na rua Cristiano Olsen, mas ele fugiu e só foi detido na rua América do Sul, onde teria resistido e entrado em luta corporal com os policiais.

Ainda segundo informações da polícia, um dos oficiais precisou aplicar um golpe, conhecido como ‘mata leão’, para imobilizar o rapaz. Ele desmaiou e foi levado para o pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba, onde morreu.

Por telefone, o delegado seccional de Araçatuba, Mauro Gabriel, disse à TV TEM, que a causa da morte foi asfixia e que o adolescente tinha marcas pelo corpo.

O tio da vítima, Vanderley Neres Santiago, diz que teve acesso as fotos da perícia e ficou assustado com o que viu. “Pelas fotos que observei, os indícios são de estrangulamento, além disso a gente percebe que o corpo tem escoriações, o rosto tem uma espécie de descoriação, parece que houve um arrastamento ou alguma coisa parecida”, diz.

Santiago afirma que a família está indignada porque realmente não acredita que o estudante tenha reagido à polícia. “Se a polícia realmente tiver feito a abordagem onde disseram ter feito, ele estava no caminho sentido à casa dele. Não consigo acreditar que ele tenha reagido, porque ele não era usuário de drogas, nem tinha passagens pela polícia e não tinha tatuagens pelo corpo. A polícia só o abordou porque ele estava sozinho de madrugada voltando para casa”, diz o tio.

genocidio de jovens negro pela policia3No velório os amigos do adolescente tentavam entender o que aconteceu. O auxiliar de escritório Eliseu Santiago Araújo era amigo de escola de André e diz que ele nunca teve nenhum problema com a policia. “Ele sempre foi um menino tranquilo, nunca reagiu a nada, nunca brigou com ninguém, ninguém reclamava dele”, diz. Mesma opinião é a da vizinha do estudante, a dona de casa Célia Moraes. “Ele é tranquilo, nunca vi nada de errado com ele, tranquilo e calmo”, afirma.

O tio da vítima diz que a família já pegou todos os documentos disponíveis e vai entrar na Justiça contra o Estado e o policial que aplicou o golpe no adolescente. “A gente espera uma providência, que no mínimo esse policial seja punido e exonerado da corporação, porque o policial não seguiu o procedimento operacional padrão da polícia”, diz.

O pai do adolescente, André Luís Arruda, e a mãe dele dizem que esperam Justiça. “Eu só quero que esclareça o porquê que chegou ao ponto de precisar matar ele, de estrangular, de bater, de agredir”, diz.

Em nota divulgada no sábado (19), a Polícia Militar informou que o caso foi registrado como homicídio culposo e a delegada de plantão arbitrou fiança de R$ 880, que o policial pagou para responder em liberdade. A corporação informou ainda que vai instaurar inquérito para apurar os fatos. Segundo a corporação, os cinco policiais militares envolvidos na ocorrência tiveram ferimentos ao tentar deter o rapaz e já passaram por exames de corpo de delito.

genocidio de jovens negro pela policia4

A Polícia Militar informou, neste domingo (20), que não vai comentar as alegações feitas pela família do rapaz e que todas as informações serão investigadas por meio do inquérito policial instaurado para apurar o fato. A polícia disse que mantém as informações da nota oficial divulgada no sábado, de que o rapaz foi abordado em atitude suspeita, resistiu à abordagem, agrediu os cinco policiais com socos e pontapés e que, por isso, teve de ser imobilizado pelo policial. Ainda segundo a polícia, o procedimento é comum nesse tipo de abordagem e os policiais são treinados para aplicar esse golpe.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Os loucos, os normais e o Estado por ELIANE BRUM

Os “loucos” são aqueles que dizem mais dos “normais”...

13 de maio: da Lei Áurea à essência escravocrata da direita

No ano de 1983, uma foto estampada na primeira...

Mapa da Violência 2014 – Os Jovens do Brasil

Em 2012, 112.709 pessoas morreram em situações de violência...

Policiais acusados de estupro no Rio de Janeiro são expulsos da Polícia Militar

O crime aconteceu no início de agosto, na comunidade...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=