Angela Ro Ro abandona show acusada de racismo e homofobia em festival no Ceará

Cantora se defendeu via Facebook com texto que ataca travestis: ”É bom ser carioca e mulher original de fábrica”

Do UAI

A cantora Angela Ro Ro interrompeu sua apresentação na abertura do 9º For Rainbow, festival de cinema voltado para a diversidade sexual, realizado em Fortaleza, na noite desta quinta-feira, 1º. Angela teria batido boca com o público e com produtores do evento, usando palavras como “viadinhos”, “bichinhas” e “caboclinho”.

O relato foi feito pela advogada e ativista Luanna Marley no Facebook. Em post sob o título “O show de racismo de Angela Ro Ro”, a advogada conta que subiu ao palco para intervir. “A tal ‘cantora’ antes e durante o seu show, chamou a plateia cearense de bandidinhos, chutava pessoas que estavam próximas ao palco, chamou um rapaz de viadinho e por fim jogou água gratuitamente no técnico de som agredindo-o e chamando-o de ‘caboclinho’ (vale ressaltar que o rapaz era negro). Como se não bastasse, chegou a dizer: ‘isso é que dá distribuir ingressos de graça’ (…) ‘isso é perigoso’, escreve a advogada.

Em seu próprio perfil pessoal (que foi retirado do ar), Angela Ro Ro lamentou o ocorrido. “Sinto muito, mas tenho que transmitir a vocês a decepção para meu Maestro, eu e grande parte da plateia do Festival For Rainbow em Fortaleza quando fui diversas vezes agredida por alguns homens bêbados e o For Rainbow não havia providenciado nenhuma segurança! O que é descumprimento do contrato e total falta de competência para produzir um evento! Volto para o Rio com a tristeza de meu querido Ceará e minha linda Fortaleza ter sido o cenário desta agressão sofrida enquanto eu trabalhava cantando para a alegria das pessoas!! Até um rapaz da técnica de som me agrediu! Esta foi a 9 edição do For Rainbow… e espero junto aos meus advogados que seja a última”, escreveu, sugerindo que vai tomar ações judiciais contra a produção.

Em outro post, também apagado, Ro Ro escreve que não entende “como travestis que reivindicam direitos humanos praticam atos agressivos contra uma mulher… justo o que eles dizem querer ser ou aparentar (…) não levem a mal!! é bom ser Carioca e Mulher Original de Fábrica” — numa referência irônica ao número de travestis e transexuais presentes no festival, dedicado a diversidade sexual.

Relatos dão conta de que a cantora não estava confortável desde o início da apresentação, e pediu para que as pessoas não se encostassem no palco. Um homem teria feito isso e então agredido fisicamente pela artista, e revidado. Um problema semelhante teria acontecido com um produtor do evento.

A produtora de Angela Ro Ro não quis se alongar sobre o assunto, mas disse que a artista estava muito decepcionada com o evento. Os pedidos de entrevista não foram respondidos até às 15h45 desta sexta-feira, 2.

O For Rainbow também emitiu uma nota sobre o ocorrido, pedindo “sinceras desculpas sobre o espetáculo lamentável que aconteceu”: “Repudiamos com veemência todas as declarações ditas ao público pela cantora Angela Ro Ro. O For Rainbow é um festival feito por gays, lésbicas, travestis, transexuais e heterossexuais. Por negras e negros, por brancos e brancas, por brasileiros e brasileiras, estrangeiros e estrangeiras”.

+ sobre o tema

Câmara pretende ouvir Janot sobre equiparação de homofobia a racismo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara...

Não entendemos errado, o que aconteceu com Angelo Assunção foi racismo

A sofisticação do racismo brasileiro está no fato de...

Candomblecista da Vila Autódromo Descreve o Terror do Processo de Remoção

Moradora removida da Vila Autódromo, Heloisa Helena Costa Berto,...

para lembrar

Rede americana é criticada por propaganda com modelo branca

Anúncio da campanha: Nova linha de roupas da rede...

Discriminação – saiba o que significa

Discriminação - saiba o que significa. Discriminação é um substantivo...

Entre os atos, os fatos, e o ser social

Você não é livre, ainda que tenham lhe sujeitado...
spot_imgspot_img

Injúria Racial é Racismo!

2003-2023! Assim se passaram vinte anos constitutivos de marcos temporais absolutamente históricos na vida política do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do...

Polícia indicia por racismo cliente de restaurante suspeito de ofender músico em Porto Alegre

A Polícia Civil concluiu na quinta-feira (26) o inquérito sobre o caso de supostas ofensas raciais proferidas contra o músico Maik Salgado em frente a um...

UEPG afasta estudantes após denúncia de troca de mensagens racistas em grupo de aplicativo; MP-PR investiga

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais do Paraná, afastou sete estudantes de agronomia após receber uma denúncia de troca de mensagens com...
-+=