Angelo Assumpção, ginasta negro da seleção é alvo de piadas racistas de companheiros

Um vídeo postado por Arthur Nory em sua conta no aplicativo Snapchat mostra ele e demais membros da seleção brasileira de ginástica artística fazendo piadas de cunho racista com Angelo Assumpção, único negro na equipe nacional. O vídeo foi gravado em Portugal durante uma refeição e postado na noite de quinta-feira. As imagens foram obtidas e divulgadas pelo jornal O Globo.

“Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca… quando ele estraga é de que cor? (risos)”, pergunta Nory.

“Preto!”, dizem outros atletas que não podem ser identificados na imagem. E eles seguem: O saquinho do supermercado é branco … e o do lixo? É preto!”.

Angelo ficou visivelmente constrangido com as piadas e depois não aceitou bem os pedidos de desculpas, como mostra outro trecho do vídeo.

Brasileiro surpreende e obtém ouro no salto na Copa do Mundo de ginástica

Leia também: Brasileiro surpreende e obtém ouro no salto na Copa do Mundo de ginástica

Em nota oficial enviada ao UOL Esporte, a Confederação Brasileira de Ginástica informou que “deixa claro que repudia qualquer forma de racismo”. A entidade irá apurar melhor a situação para entender o ocorrido.

Depois da repercussão negativa dos vídeo, Nory publicou nesta sexta-feira em seu perfil no Instagram um vídeo de desculpas.

Reprodução/Intagram

arthur-nory-pede-desculpas-por-piadas-racistas-1431720770041_615x300

“Fala galera, gostaríamos aqui publicamente de pedir uma sincera desculpa ao nosso amigo Angelo Assumpção”, diz Nory.

“A brincadeira teve uma proporção muito grande e negativa”, continua Henrique Flores.

“Era um momento de brincadeira e vocês entenderam errado”, segue  Fellipe Arakawa.

“Mas não tem problema, a gente é amigo”, finaliza Assumpção.

Na mesma postagem, Nory escreveu um texto assumindo o erro:

“Fala galera, aqui é uma equipe aqui está tudo bem. Exageramos e passamos dos limites. O dia a dia quem está presente sabe como é. Esta repercutindo de uma forma negativa pra ter matérias. Aqui todo mundo gosta de todo mundo e sabe o que passamos. Por favor não entendam mal! Demoro!”.

Também nesta sexta-feira, em seu perfil no Twitter, Arthur Nory comunicou aos seus fãs a exclusão de sua conta no Snapchat e lamentou o fato:  “Fui expulso do SnapChat! :(“, escreveu o ginasta. Horas depois, reafirmou que voltou à rede social.

Toda a seleção brasileira está em Portugal se preparando para a etapa de Anadia da Copa do Mundo, entre 21 e 24 de maio, e para os Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), em julho.

Veja também

-+=
Sair da versão mobile