Anistia faz protesto em frente ao Comitê Rio-2016 contra violação de direitos humanos

Organização protocolou petição com mais de 120 mil assinaturas pedindo ações contra mortes durante os Jogos

Por LUÍS GUILHERME JULIÃO, do O Globo 

A Anistia Internacional fez um ato para pressionar as autoridades da Olimpíada e os governos estadual e federal a prevenirem atos de violação de direitos humanos pelas forças de segurança durante os Jogos Olímpicos. A ação foi realizada em frente à sede do Comitê Rio-2016, no Estácio, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira. Em seguida, os manifestantes protocolaram, na recepção do Rio-2016, uma petição com pelo menos 120 mil assinaturas de pessoas de 15 países diferentes pedindo atenção às violações durante as competições, e deixaram uma coroa de flores no local em homenagem aos mortos pela polícia Rio de Janeiro.

A manifestação foi acompanhada por repórteres da mídia internacional que estavam no local para cobertura da Olimpíada. O Rio-2016 fica próximo ao centro de mídia dos Jogos, que concentra boa parte da imprensa que cobrirá as competições.

— A gente espera passar essa mensagem de que o mundo está de olho no Brasil e não é só para ver o lado bom do Brasil e do Rio de Janeiro, mas também para ver as violações de direitos humanos que estão acontecendo e para exigir que haja justiça — disse Renata Neder, pesquisadora e assessora de direitos humanos da Anistia Internacional.

A organização chama atenção para dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) que mostram que apenas no mês de maio, 40 pessoas foram mortas pela polícia no Rio, aumento de 135% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Anistia estendeu, na calçada em frente ao prédio do RIo-2016, 40 sacos cobertos com pano preto representando essas mortes.

 

+ sobre o tema

Das 163 recomendações feitas pela ONU, Brasil cumpriu apenas uma

O Brasil cumpriu apenas uma das 163 recomendações formuladas...

Mais um líder guajajara é morto em terra indígena no Maranhão

O governo do Estado do Maranhão confirmou nesta terça-feira...

Os povos indígenas no Canadá lutam com ‘perda inimaginável’.

Tradução: Sara Wagner YorkRestos de 215 crianças indígenas foram...

para lembrar

“Os atletas negros deveriam boicotar a Olimpíada no Brasil”

A advogada Deborah Peterson Small, referência em políticas contra...

Reflexão sem cólera

Tem horas que me pergunto se a nossa falha...

Usain Bolt: 9 curiosidades sobre os 9 ouros do mito em Olimpíadas

A lenda jamaicana do atletismo diz ter se despedido...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=