Antídoto Ao Discurso Fascista Sobre Segurança Pública

Este artigo foi escrito como uma contribuição aos parceiros que, enfrentando a resistência proto-fascista, mantém erguida a bandeira dos direitos humanos. Minha intenção foi oferecer argumentos persuasivos mesmo àqueles que não se importam com valores e apenas cobram resultados. Procurei demonstrar que, mesmo do ponto de vista exclusivamente pragmático, o descumprimento dos direitos humanos por parte das polícias leva à sua degradação e consequente enfraquecimento, e conduz ao fortalecimento do crime.

Por Luiz Eduardo Soares Do Justificando

Em bom português: ei, dona Maria, aceitar e estimular a violência policial é um tiro no pé. Se a senhora deseja a segurança de sua família e não se importa se o preço a pagar for o assassinato de jovens nas favelas, atenção, pense bem. Não vai dar certo. Quer uma prova irrefutável? Não deu. É o que tem sido feito há tempos. Olhe ao redor. O que está à sua volta é o resultado de décadas dessa política que a senhora, ingenuamente, ainda defende. E cuidado: lideranças fascistas avançam, alimentando (e se nutrindo de) seu medo, seu ódio e seu desejo de vingança. Prezada dona Maria, sem querer, sem saber, a senhora está gestando um monstro.

Vou explicar.

“Não me custa nada te matar, aqui mesmo, agora. Basta apertar o gatilho. Quanto é que você me dá por sua vida?”

Quem pode matar, sem custo, pode não matar, com lucro, certo?

Se a pessoa sob a mira da arma escolher viver, aceitando pagar o preço, uma relação de troca se estabelece, na qual a moeda é a própria vida.

Então, lhe faço uma pergunta: quanto vale sua vida? Quanto você estaria disposto a pagar por ela? Acho que sei a resposta, porque seria a mesma que eu ou qualquer pessoa daria: mesmo que você reclame muito da vida, aposto que não hesitaria em entregar todos os seus bens materiais para preservá-la. Não é óbvio?

Sendo assim, podemos concluir, juntos, que transacionar com a vida é um bom negócio, desde que você esteja do lado certo do balcão. Esta é uma moeda que não cessa de se inflacionar, tornando-se crescentemente atraente. Quão menos custos forem impostos ao ato de matar, mais recorrente a transação e mais caro será o preço cobrado para deixar alguém viver, em vez de apertar o gatilho.

A transação que descrevi cria uma dinâmica de acordos, cujo efeito será a parceria entre quem pode matar e quem não quer morrer. A médio prazo, esses segmentos policiais e criminosos serão sócios.

É hora de dar nomes aos personagens: de um lado está o policial, autorizado a matar, segundo seu arbítrio; de outro lado, está o suspeito –suspeito, por exemplo, de ser um “traficante”. Para que se garanta a ausência de custos embutidos no ato de matar, são necessárias cinco condições:

(1) que haja a anuência explícita dos superiores hierárquicos, a qual se manifestará por palavras (ou silêncio), gestos (ou omissão) e obras (justificativas oficiais após cada ato);

(2) que as instituições responsáveis pelo controle externo da atividade policial (o Ministério Público) e pela persecução criminal (polícia civil, MP e a Justiça) não atrapalhem;

(3) que a vítima seja pobre e, preferencialmente, negra (porque a sociedade autoriza a brutalidade que confirma o racismo estrutural e as desigualdades);

(4) que o território no qual se realize o ato seja socialmente vulnerável –uma favela, por exemplo (espaço estigmatizado);

(5) que o potencial “matador” não tenha qualquer escrúpulo moral, nenhum vestígio de compromisso ético e nenhum superego.

Não há mistério. O raciocínio me parece lógico e límpido. Entretanto, continua sendo difícil convencer a “opinião pública” de que –ainda que suspendamos, para efeito de raciocínio, as considerações éticas e morais– não é benéfico para a segurança pública liberar o policial na ponta para matar, sem que isso lhe custe nada – e a seus superiores, inclusive governantes -, em sua carreira ou em sua vida.

Pelo contrário, é profundamente danoso para a segurança pública, porque a sequência previsível dessa transação em torno da vida é a pactuação entre o universo dos suspeitos e aquele dos segmentos policiais dispostos a jogar esse jogo. E, todos sabemos, quando polícia e crime são indistinguíveis, reina a insegurança.

Quem deseja segurança, deve defender o respeito rigoroso aos direitos humanos, por parte dos policiais, mesmo que não concorde com os valores expressos nos documentos internacionais dos quais o Brasil é signatário.

A história da corrupção policial no Rio de Janeiro é um exemplo didático. A liberação da brutalidade letal perpetrada por policiais, isto é, das execuções extra-judiciais, foi mais comum do que o veto a essa prática, ao longo de nossa história, mesmo se restringirmos nossa observação ao período posterior à promulgação da Constituição de 1988. Houve alguns anos, no governo Marcelo Alencar, do PSDB, quando o secretário de segurança era o general Cerqueira, durante os quais a “bravura” – correspondente, na maioria dos casos, a execuções – foi premiada com ganhos que não apenas suplementavam os salários dos policiais, mas eram a eles incorporados. Essa foi uma circunstância extrema: não se tratava de não impor custos à execução, mas de exaltá-la, estimulá-la, premiá-la. A medida recebeu o apelido de “gratificação faroeste”.

A economia da corrupção segue suas leis, obedece à sua própria racionalidade. Foi o que ocorreu: primeiro, a vida era barganhada no varejo, nos encontros fortuitos entre policiais corruptos e suspeitos. Mas o processo organizou esse mercado da morte, em busca de crescente rentabilidade. Esses segmentos policiais passaram a sequestrar os suspeitos e conduzi-los para casas, especialmente alugadas com esta finalidade, onde se davam as negociações, envolvendo comparsas e familiares das vítimas. O varejo não era tão mais fragmentário e imprevisível.

Entretanto, havia muitos custos: sequestrar não é tarefa isenta de riscos; manter a casa clandestina, tampouco. A racionalidade inscrita na economia da corrupção provocou outro salto de qualidade: os grupos envolvidos com essas práticas deram-se conta de que a melhor solução era o contrato, o acordo, o “arrego”. Na vigência do pacto entre policiais e suspeitos, reduzem-se os custos e ampliam-se os ganhos: os riscos são terceirizados (quem se envolve em roubos ou tráfico, etc… são os criminosos) e parcelas dos resultados obtidos pelas operações ilegais (os lucros das gangues) são apropriados pelos policiais.

Nesse terceiro estágio, predominam a previsibilidade – o equivalente criminal da estabilidade jurídica -, ou pelo menos a diminuição da incerteza; a substituição dos negócios no varejo pela transação no atacado, tendencialmente duradoura; assim como não há mais a necessidade do conflito, sempre perigoso, porque as partes, numa parceria, se entendem. Em outras palavras, os segmentos policiais corruptos passaram a ficar com uma parcela dos ganhos dos criminosos ou com um montante fixo, e o pagamento passou a ser efetivado em bases semanais, quinzenais, mensais ou mesmo diárias, de acordo com as características de cada caso.

É importante ter presente que uma qualidade fundamental, em qualquer economia, é a previsibilidade, e nada é mais eficiente para reduzir a incerteza do que a organização, outro nome para a pactuação interna (ao mundo do crime), tão relevante e funcional quanto a pactuação externa (com a polícia). O objetivo máximo, nesse sentido, é o monopólio, quando apenas uma organização domina todo o mercado. Ao contrário do que acontece no mercado legal, a competição, aqui, é danosa (implica mais violência e acesso mais barato aos produtos cobiçados, armas e drogas). O PCC é monopolista, em São Paulo. Como os homicídios constantes afastavam os consumidores a atraiam as polícias, a facção criminosa criou regras e mecanismos internos, dificultando sua prática. A sociedade, não só o PCC, foi beneficiada com a redução dos homicídios. O problema do monopólio é simples: gera um poder e uma dinâmica de poder, os quais só existem e persistem se visam sua própria expansão.

Observe-se que mais organização e unificação no plano interno ao mundo do crime importa em melhor articulação do pacto com segmentos policiais. Nesse estágio, é inevitável a politização, quer dizer, o envolvimento de criminosos, dentro e fora da polícia, com atores políticos permeáveis a composições ilegais. Uma alternativa é o ingresso direto na política, sem intermediários. A etapa subsequente ao fortalecimento de uma facção monopolista é a abertura de novas frentes de conflito, que implica a escalada da violência, em intensidade e alcance.

No Rio de Janeiro, o processo sofreu uma bifurcação: além dos acordos entre segmentos policiais corruptos e criminosos não-policiais, formaram-se milícias, das quais participavam e participam policiais e ex-policiais. Os dois caminhos, algumas vezes, convivem sem maiores contradições. Pelo contrário, complementam-se. Contudo, como o controle territorial e o despotismo exercido sobre comunidades, por parte de milicianos, é, em geral, mais lucrativo do que a mera sociedade com o tráfico, a tendência predominante tem sido a substituição de um “modelo de negócios” por outro. Em outras palavras, a história das milícias mostrou que, com frequência, foi mais atraente expulsar ou eliminar o tráfico e instaurar a tirania miliciana, que extrai recursos de todas as atividades econômicas locais, até mesmo do uso da terra. Uma vez constituído o novo poder, antigos traficantes podem ser contratados como prestadores de serviços ou como negociamtes da droga, agora em benefício da milícia.

Desse quadro, deduz-se que a terapia democrática não poderá se resumir à prisão de corruptos e milicianos. Exigirá, a meu juízo, a refundação das instituições policiais, a legalização das drogas e uma verdadeira revolução nas relações entre o poder estatal armado (e não só) e as camadas sociais mais vulneráveis. Uma virada assim radical, democratizante, seria a consequência e a causa do começo do fim do racismo estrutural brasileiro. Enquanto parte significativa da sociedade continuar a autorizar execuções extra-judiciais dos “Outros”, isto é, dos jovens pobres e negros, e continuar a rechaçar os direitos humanos em nome da luta contra o crime, colheremos mais crime, menos eficiência policial, mais violência, menos legitimidade das instituições, menos confiança na Justiça e na Política.

Luiz Eduardo Soares é antropólogo, escritor, dramaturgo e professor de filosofia política da UERJ. Foi secretário nacional de segurança pública. Seu livro mais recente é “Rio de Janeiro; histórias de vida e morte” (Companhia das Letras, 2015).

+ sobre o tema

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Jovens contam como suas vidas no Rio mudaram com o passinho

  O passinho, um tipo de dança que que se...

“20 centavos, eu não pago não!” – Elza Soares apoia manifestações

Em show realizado no dia 15/06/2013 em Ribeirão Preto,...

Nota contra a violência policial: após protestos polícia realiza chacina na Maré

  As favelas da Maré foram ocupadas por diferentes unidades...

“Mate o Mc DaLeste”: O perigo da intolerância cultural

Game permite assassinar o funkeiro. “Comemorar a morte de...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=