Ao ser levado para a viatura, um policial disse para o advogado: ‘Negão, o pau vai cantar pra ti’

Advogado agredido durante protesto acusa PMs de racismo

A Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí oficializou nesta quarta-feira (04) o pedido de afastamento dos policiais militares envolvidos na agressão ao advogado Enzo Samuel Alencar Silva. O documento foi entregue ao coronel Rubens Pereira, comandante da PM, pelo presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno.

Enzo Samuel foi detido ontem (03), durante manifestação contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina. Advogado do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), ele acompanhava a manifestação quando foi dominado por PMs e preso no bagageiro de uma viatura do Grupamento Ronda Cidadão. Sangrando e com falta de ar, Enzo chegou a passar mal.

“Eu estava algemado e pedi pro rapaz que também estava na viatura e que estava sem algema pra pegar meu celular e entrar em contato com a Tenente Coronel Júlia. Por telefone, ela demonstrou surpresa com o que estava acontecendo e foi até o local, me identificar como advogado. Foi quando me soltaram”, explicou Enzo.

Andréia de Carvalho, estudante da Universidade Federal do Piauí, também presente no Quartel do Comando Geral da PM, mostrou aos jornalistas o hematoma na perna direita. “Durante a correria, pra dispersar os manifestantes, a polícia atirou com balas de borracha. Eu tava de calça jeans, por isso só percebi depois, quando cheguei em casa”, declara a estudante, que relatou ter feito o exame de corpo delito e que irá registrar um Boletim de Ocorrência. “Todos deveriam ser punidos”, acrescenta.

 

 

 

racismo no piaui violencia policial 2racismo no piaui violencia policial 3

Para o presidente da Ordem, as imagens veiculadas na imprensa provam que a manifestação realizada na Avenida Frei Serafim era pacífica. Sigifroi Moreno considera que a força utilizada pela tropa de choque da PM foi desmedida e que ficou claro o despreparo dos policiais.

Durante o encontro com o coronel Rubens Pereira, a OAB solicitou também que a ação da PM seja investigada. O comandante garantiu que a denúncia será encaminhada para a Corregedoria, mas que a apuração dos fatos partirá do pressuposto que os policiais estavam na rua cumprindo seu dever, que é manter a ordem.

“Trata-se de uma atuação pontual que não representa a instituição da PM. Nós iremos atuar conforme a legislação determina, inclusive afastando os policias envolvidos, se houver necessidade. Estamos tentando fazer o melhor possível para melhorar a qualidade da polícia, mas partiremos do pressuposto de que eles estavam lá para manter e restaurar a ordem, o que é o dever deles”, declarou o comandante.

Racismo

 racismo no piaui violencia policial 5

 

O advogado Enzo Samuel participou da reunião. Ele defende punição geral à tropa da PM que atuou na repressão à manifestação contra o aumento da passagem. Ao avaliar tudo o que aconteceu nesta terça-feira (04), Enzo considera que foi vítima de preconceito e racismo.

“Ao ser levado para a viatura, um policial disse pra mim: ‘Negão, o pau vai cantar pra ti'”, relata. Além disso, ele avalia que o fato de estar de bermuda impediu que a polícia acreditasse que ele estava no protesto exercendo funções de advogado. “As pessoas costumam associar a imagem do advogado a uma pessoa vestida formalmente, de terno e gravata. Eu não preciso disso pra exercer minha carreira.”

Enzo acrescentou que confia na PM e nos órgãos responsáveis pela investigação. “Eles denegriram a imagem da polícia, por isso acredito que os responsáveis serão identificados e punidos”, afirmou.

Por Jéssica Monteiro e Rômulo Maia

Foto: Dantércio Cardoso e Thiago Amaral

 

Leia também

Sueli Carneiro: Nonno Paolo – um caso emblemático

 

Fonte Portal de A a Z

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Morrer no Brasil pela cor da pele

Taxa de homicídios de adolescentes negros e pardos no...

Cem entidades denunciam Brasil na ONU por morte de Marielle Franco

Mais de cem ONGs e entidades internacionais se unem para denunciar...

A política urbana que matou Marielle Franco

O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco completa um...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=