Aos 75 anos, Nei Lopes lança ‘Dicionário de História da África’

Sambista, compositor e escritor prepara outros cinco livros e dois novos discos

Por Leonardo Cazes Do O Globo

Na tranquilidade do seu escritório, na casa onde vive, em Seropédica, na Baixada Fluminense, o escritor, pesquisador, compositor e cantor Nei Lopes, 75 anos recém-completados na terça-feira passada, mantém uma rotina que ele classifica como “doideira mansa”. Nesta segunda-feira, ele lança o “Dicionário de História da África — Séculos VII a XVI” (Autêntica), em parceria com José Rivair Macedo. Em setembro chega às livrarias seu novo livro de contos, “Nas águas da baía há muito tempo” (Record). E Nei tem dois romances engatilhados, dois discos encaminhados, um livro com as letras de suas canções em andamento e trabalha no próximo volume do dicionário sobre História da África, do século XVII em diante.

O ritmo pode parecer exagerado para um septuagenário, mas ele brinca que em Seropédica não tem o que fazer. Sem teatros ou cinemas, só sobra a TV. E, claro, o tempo e o sossego para ler e escrever, revisitar a própria obra e descobrir novidades. “Dicionário de História da África”, aliás, é uma consolidação das suas pesquisas sobre o continente e sua cultura, iniciada com “Bantos, malês e identidade negra”, de 1988, reeditado em 2006.

— Comecei a fazer minhas pesquisas e a escrever livros porque havia e ainda há um desconhecimento muito grande em relação à história e à cultura africanas e afro-brasileiras. Estou trabalhando direto neste sentido porque isso me alimenta — afirma Nei. — Esse dicionário mostra o fundamento do continente. A África não era uma selva só, essa visão que Hollywood ajudou a moldar. Construir essa visão da África foi um projeto estudado. Aí nossos filhos e netos ficam com a autoestima no pé.

“MAS VOCÊ NÃO É SAMBISTA?!”

O dicionário registra desde formas de organização social até a formação de unidades políticas, que se desdobraram na criação de Estados e impérios, passando pelos embates entre o Islã, o cristianismo e as religiões tradicionais e as disputas em torno das rotas de comércio em direção ao Mar Mediterrâneo e ao Oceano Índico. Mais do que tudo, busca resgatar o protagonismo dos africanos na construção de sua própria História.

Nei é um crítico da abordagem da africanidade sempre do ponto de vista da escravidão. Ele lembra uma conversa com o historiador e professor Joel Rufino dos Santos, seu amigo, há muitos anos. Rufino contava a dificuldade de ensinar História da África para jovens negros. Afinal, a história dos negros só começa quando eles entram no navio negreiro, ignorando tudo que veio antes.

 

— O Joel me disse: “O jovem se sente mal, não quer ouvir. Porque tudo é escravidão, escravidão”. Eu falei: “Pô, Joel, não tem um jeito de a gente subverter esse quadro, mudar essa abordagem?”. Chegamos à conclusão de que é preciso mostrar os grandes momentos da África antes de falar na escravidão. Este é o período (do século VII ao XVI) dos grandes impérios. A escravidão vem depois — explica.

O que mais Nei Lopes está preparando

Nei é um africanista autodidata. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, não levou a carreira por muito tempo. Os escritórios foram trocados por quadras, quintais e terreiros. A partir de uma tragédia pessoal — a perda de um filho, em 1981 —, o pesquisador começou a se dedicar aos livros sobre o tema. Nos sebos do Centro, encontrou verdadeiras pérolas, como um dicionário de kicongo. O interesse por línguas, que vinha desde a adolescência, deitou raízes e rendeu frutos, como seu “Novo dicionário banto do Brasil”, de 2003.

— Tenho formação acadêmica restrita. Meu título é de bacharel em Direito e Ciências Sociais, mas de sociologia mesmo estudei pouco. Era mais voltado para advocacia. Sempre fui curioso em relação a essas coisas, devia ter estudado antropologia. Desde criança tinha essa tendência. Não consegui desenvolver isso academicamente, mas continuei estudando, aprendendo, e estou consolidando isso — conta.

Sambista e africanista, partideiro e escritor, o lugar de Nei Lopes pode parecer confuso. Ele lembra quando um sujeito o interpelou num restaurante de comida natural no Centro do Rio: “Mas você não é sambista?! Por que está comendo comida vegetariana?!”. Para ele, a situação insólita é uma metáfora da sua trajetória que entorta classificações simplificadoras. Na alquimia entre conhecimento adquirido e experiência pessoal, Nei vai construindo seu edifício literário.

— Os dicionários são minha tarefa política. Já a ficção, os romances e os contos, é curtição. Uma válvula de escape porque aborrece muito ficar lendo essas coisas (para os dicionários). Aí vou ficcionalizar, escrevendo a história do meu jeito. As pesquisas alimentam minha ficção, junto com minha vivência — diz.

TRAMAS DE TONS FANTÁSTICOS

Nos contos de “Nas águas da baía há muito tempo”, todas as histórias se passam ao redor da Baía de Guanabara e se conectam a partir de um episódio histórico, a Revolta da Armada. Em setembro de 1893, militares da Marinha sublevados contra o presidente Floriano Peixoto bombardearam os fortes do Exército. Personagens reais, como o escritor Lima Barreto e o músico e compositor Anacleto de Medeiros são ficcionalizados em tramas de tons fantásticos inspirados por Gabriel García Márquez e Alejo Carpentier.

O escritor, entretanto, não abandona a música. Ainda em fase de projeto, o disco “Rio à toa — A alma hilariante das ruas”, com direção musical de Afonso Machado, reúne 15 sambas sobre o cotidiano carioca. Já “Samba a rigor”, com produção do paulista Guga Stroeter, está gravado e dá uma roupagem orquestral a clássicos do pagode da década de 1980, com Nei assumindo o papel de crooner no disco. No meio do caminho entre os discos e os livros, está em gestação ainda o seu “Livro de letras”, projeto em parceria com o produtor Marcus Fernando. Afinal, quem seria capaz de dizer que os versos “Tenho impressa no meu rosto / e no peito no lado oposto ao direito/ uma saudade”, na abertura de “Samba do Irajá”, não são literatura, e das boas?

“DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA”

AUTORES: Nei Lopes e José Rivair Macedo. EDITORA: Autêntica. PÁGINAS: 320. PREÇO: R$ 59,80. LANÇAMENTO: Segunda, às 19h, na Livraria Blooks (2237-7974).

+ sobre o tema

Racismo ambiental: África na rota dos lixos do ocidente

  A quantidade de resíduos produzidos no mundo nos últimos...

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Ator indígena de ‘O último dos moicanos’ morre aos 71 anos

Russell Means foi um dos principais ativistas do movimento...

para lembrar

Lendas Africanas dos Orixás Pierre Verger & Carybé será lançado em SP

A Fundação Pierre Verger lança a nova edição de...

Negros mexicanos: da libertação do país à invisibilidade social

Segundo a plataforma digital Slave Voyages, entre 1502 e...

Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte, em São Paulo

Toguna – Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte,...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Com ‘Oitentáculos’, Nei Lopes se consagra o griô da poesia brasileira

"Oitentáculos" é o terceiro livro de poesias de Nei Lopes. Poderíamos dizer que é o livro comemorativo da passagem dos seus 80 anos, festejados em...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=