Aplicativo para atender vítimas de violência doméstica funciona a partir de janeiro, na Restinga

Iniciativa deve ser estendida a todos os bairros da Capital, em uma segunda etapa 

Uma ferramenta para agilizar os atendimentos de emergência às vítimas de violência doméstica passa a ser testada, a partir de janeiro, no Rio Grande do Sul. Hoje, o aplicativo PLP 2.0, que prioriza a intervenção policial e judicial às mulheres com medida protetiva, foi oficialmente lançado pela Secretaria da Segurança Pública.

no Rádio Guaíba

O aplicativo foi desenvolvido pela ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. A partir de janeiro, duas moradoras do bairro Restinga com medida protetiva serão selecionadas pelo Judiciário para testar o serviço. Após um período de experiência, o aplicativo deve ser liberado a mulheres de todos os bairros da Capital, que, conforme o entendimento da Justiça, também estiverem sob ameaça contra a vida. Ainda não há prazo para que a tecnologia chegue a cidades do Interior.

Conforme a coordenadora de projetos da Themis, Lívia de Souza, o propósito do aplicativo é dar agilidade no atendimento de casos extremos de violência e fortalecer a rede de proteção à mulher. “Se é fácil chamar um táxi, porque não podemos acessar segurança às mulheres que precisam? A ideia do bairro Restinga é porque sabemos que tem altos índices de violência e é uma região afastada da cidade”.

Conforme o secretário da segurança Wantuir Jacini, o atendimento vai ser imediato. “A Brigada Militar já tem equipes que trabalham 24h na Restinga. Assim que o serviço for acionado, o deslocamento da viatura mais próxima será imediato ao local onde está o smartphone”.

Em caso de emergência, a vítima deve solicitar atendimento através do PLP 2.0. Os operadores do Departamento de Comando e Controle Integrado vão receber o histórico da vítima, evitando que o atendimento parta do zero.

+ sobre o tema

para lembrar

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...

Por que as mulheres são estupradas, segundo a polícia – Por: Nádia Lapa

Policial catarinense dá dicas para as mulheres evitarem estupro....

Quando a beleza dói

O que leva adolescentes a espancar uma colega por...

Considerações sobre o estupro coletivo no Rio de Janeiro

Eu li vários textos sobre o estupro coletivo no...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=