Após arrastões e morte de jovem, secretário do Rio ganha prêmio de pacificação

Após uma onda de arrastões em praias do Rio de Janeiro e a viralização de um vídeo no qual policiais militares aparecem alterando a cena do crime que resultou na morte do adolescente Eduardo Felipe Santos Victor, de 17 anos, o secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, foi premiado em uma cerimônia que exaltou o trabalho de policiais de UPPs, na semana passada.

Por Luis Nassif, do GGN

A premiação de Beltrame lembra a homenagem concedida pela Comissão de Desenvolvimento da Câmara dos Deputados ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), por sua atuação na área de gestão de recursos hídricos, exatamente quando o Estado atravessa uma grande crise de abastecimento em função do colapso do Sistema Cantareira.

Segundo informações do UOL, o prêmio a Beltrame foi concedido pelo Instituto Mudando o Final, que apoia projetos sociais em comunidades pacificadas, destacando o trabalho de policiais civis e militares.

“Durante a cerimônia no Rio, não foi feita nenhuma menção a Eduardo – cuja morte foi registrada inicialmente como morte em decorrência de intervenção policial, até que um vídeo feito por moradores desmentiu a versão oficial -, ou qualquer um dos outros casos de violência envolvendo policiais de UPPs ocorridos no Estado nos últimos meses. Em vez delas, os oradores se revezavam tecendo elogios à atuação dos policiais”, descreveu o portal.

Na ocasião, Beltrame disse à platéria de agentes do Estado que “podem falar o que quiserem, os números [da segurança] estão melhores, os índices estão melhores. Vocês estão salvando vidas. Daqui dez, 15 anos, vocês vão notar que participaram de uma grande mudança”, afirmou.

+ sobre o tema

Eu era menino quando os da caserna confundiram-me com um comunista

Eu tinha pouco mais de dois anos quando raiou...

UFRJ terá primeira mulher negra como diretora da Faculdade de Educação

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do...

Ditadura invadiu terreiros e destruiu peças sagradas do candomblé

Desde criança, a iyalorixá Mãe Meninazinha d’Oxum ouvia a...

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=