Após tentativa de estupro na UFU, DCE pede abertura de sindicância

Na noite da última segunda-feira (21), uma estudante de 18 anos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sofreu uma tentativa de estupro em um dos banheiros do bloco de Direito no campus Santa Mônica, localizado na zona leste da cidade. O caso abalou a comunidade acadêmica e está mobilizando uma série de ações por parte do DCE.

Do Vermelho

Um documento com pedido de sindicância já foi protocolado junto à reitoria e também à coordenadoria do Curso de Direito expondo a indignação com a falta de segurança nos campi da UFU.

‘’A gente já vem tendo problemas com segurança no campus desde o começo do ano. São relatos de assaltos e até mesmo outros relatos de tentativas de estupro que chegam a ser abafados pela universidade. Queremos uma segurança mais humanizada, com curso de preparação para os servidores e também mais iluminação. Nossas estudantes não podem ser obrigadas a andarem com medo de serem violentadas’’, falou a coordenadora-geral do DCE, Raphaella Porces.

Casos de estupro em universidades infelizmente não são incomuns. Em março deste ano, a CPI dos Trotes na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) apontou 112 possíveis estupros somente na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Para a diretora de mulheres da UNE, Bruna Rocha, faz-se necessário enfrentar o machismo e chegar à raiz do problema. ‘’ É fundamental que haja apuração do caso da UFU, assim como dos terríveis casos da USP e em todas as universidades. Mas é preciso ir à raiz do problema, pois a punição já pressupõe o crime e o crime gera um impacto irremediável na vida de nós mulheres. A prevenção só pode ser construída com a incorporação de uma agenda antimachista nas universidades. Precisamos sim de equipamentos que monitorem casos de violência, como ouvidorias e setores específicos para o acolhimento das vítimas e investigação dos acusados’’, pontuou.

Leia Também: PLP 2.0 – Aplicativo para coibir a violência contra a mulher

Um movimento encabeçado pelos estudamtes de Direito está organizando uma mobilização intitulada ‘’Ufu, sou mulher. Não vou me calar’’, com o intuito de cobrar uma atitude da coordenação da universidade.

Também está disponível na internet um abaixo assinado pela segurança na UFU. Acesse e assine aqui.

O protesto acontece na próxima sexta-feira (25) a partir das 10h, no chamado Jambolão – espaço de convivência dos estudantes da UFU.

‘’Faremos uma caminhada até a reitoria e depois participaremos do Conselho Universitário que acontece nessa mesma data. Queremos soluções eficazes para as nossas mulheres’’, frisou a coordenadora do DCE.

Casos de estupro no país

No ano de 2013, 50.320 casos de estupro  foram registrados pela polícia em todo país, segundo dados do 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado em 2014 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Para os especialistas do fórum, existe uma banalização do crime no país, como revelam os números.

“Os dados do fórum reforçam que o país convive com taxas absurdas, que naturalizam mais de 53 mil crimes violentos letais e 50 mil estupros registrados. Isso para não falar nas constantes ameaças do crime organizado”, diz o documento.

Com UNE e agências

+ sobre o tema

‘Não dói o útero e sim a alma’, diz menina vítima de estupro coletivo

Trinta e três homens são procurados por participação no...

Prisão é demais para ‘ato que durou só 20 minutos’, diz pai de estuprador nos EUA

Inacreditável. O pai de um ex-aluno da renomada Universidade de...

Médico é condenado a 130 anos de prisão por estupro durante exames

Casos ocorreram entre setembro de 2014 a janeiro de...

para lembrar

Imprensa americana repercute estupro de turista em van no Rio

Segundo jornais, incidente levanta dúvidas sobre segurança na cidade. Meios...

JUSTIÇA DO AMAZONAS MANDA PRENDER PREFEITO DE COARI

Prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP) é acusado de...

O direito de quem ama

O direito de quem ama Leia Também  Ele nunca me...
spot_imgspot_img

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=