Aprovada por unanimidade a “Declaração de Luanda”

 

As prioridades governamentais nas áreas da Saúde e do Ambiente em África para os próximos anos incidem sobretudo no fornecimento de água potável às populações, saneamento básico e serviços de higiene.

A gestão dos riscos ambientais relacionados com as mudanças climáticas incluindo a subia do nível do mar também está entre as prioridades dos governos africanos representados na Conferência Interministerial, ontem encerrou em Luanda. Esta recomendação é especialmente dirigida aos estados africanos insulares.

A solução global para os problemas de Saúde e do Ambiente foi aprovada ontem em Luanda pelos 51 ministros africanos que estiveram reunidos no Centro de Convenções de Talatona, através da “Declaração de Luanda”, documento que foi aprovado por unanimidade.

O documento define o quadro estratégico para os sectores da Saúde e do Ambiente em África e dá prioridade à gestão dos parques florestais, ao combate à poluição das águas, dos solos e da atmosfera e à conservação da biodiversidade.

O controlo e gestão das substâncias químicas e dos resíduos perigosos, a segurança e eficiência alimentar, incluindo a gestão dos organismos geneticamente modificados na produção alimentar, são igualmente pontos importantes que constam na Declaração de Luanda.
Os ministros africanos comprometeram-se acelerar nos seus países a execução da Declarção de Libreville para melhorar as relações entre os diversos sectores e consolidar os benefícios para a saúde humana e o Ambiente.

A Declaração de Luanda inclui um ponto fundamental para elevar os índices de desenvolvimento humano em África. Os ministros africanos assumiram desenvolver estratégias nacionais e regionais para todos atingirem os Objectivos do Milénio.

A Declaração de Luanda pretende, até 2014, acelerar as capacidades nacionais essenciais para prevenir e evitar as doenças transmissíveis e não transmissíveis, para reduzir a sua incidência na mortalidade sobretudo nas crianças e outros grupos vulneráveis.

O documento ontem aprovado visa garantir a disponibilização contínua de bens e serviços em apoio à Saúde e ao bem-estar humano tendo em conta as alterações climáticas.

Os ministros africanos da Saúde e Ambiente vão reforçar e garantir o funcionamento contínuo da aliança estratégica entre a Saúde e o Ambiente com a criação de sistemas nacionais integrados de vigilância. Pretendem reforçar também os serviços nacionais com meios para apoio à investigação entre os dois sectores.

Educação sanitária

Mobilizar os recursos disponíveis nos Orçamento de Estado e no sector privado e a inclusão de programas de educação sanitária são também prioridades que constam na Declaração de Luanda.

O documento ontem aprovado pelos ministros africanos define a elaboração de projectos de desenvolvimento de capacidades para avaliar, executar e monitorizar os factores da saúde humana e ambientais e a integridade dos ecossistemas.

O documento defende também a promoção sustentada das educações nacionais e a atribuição de 15 por cento dos Orçamentos de Estado para o sector da Saúde.

Em sintonia com a Declaração de Abuja, proferida pelos Chefes de Estado, os ministros que participaram na conferência de Luanda comprometeram-se a patrocinar um aumento substancial das dotações financeiras dos Orçamentos de Estado para o Ambiente e colaborar com os ministros das Finanças na coordenação dos fundos.

Os ministros africanos do Ambiente e da Saúde pediram ao Executivo para apoiar a realização da terceira Conferência Interministerial, em 2012, na Etiópia.

Fonte: Jornal de Angola

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=