Ativista do #BlackLivesMatter elogia importância de Beyoncé e Kendrick Lamar para o empoderamento negro através da música

Os dois últimos anos marcaram uma efervescência de trabalhos de cunho político/social.

Por MATHEUS FABIO, do Portal Famosos 

Em 2015 com o “To Pimp A Butterfly”, Kendrick Lamar começava de vez a chamar a atenção do público para as causas raciais, quando seu disco recebeu destaque no Metacritic como um dos mais bem-avaliados do ano, além de ser o centro das atenções pelo seu conteúdo bem costurado em uma espécie de linha do tempo sobre a história dos negros no Hip-Hop.

Já em 2016, Beyoncé nos trouxe o “Lemonade”, disco que apresenta toda uma imagética de empoderamento, críticas sociais fortíssimas como no videoclipe de “Formation” e o florescimento oficial da cantora em um outro nível artístico. Ainda no CD de Beyoncé ambos colaboram na faixa “Freedom”, que fala sobre a liberdade, suas consequências e a constante busca por ser quem realmente é, em meio à luta diária contra preconceitos.

Beyoncé e Kendrick Lamar apresentam “Freedom” no BET Awards. (Foto: Kevin Winter/BET/Getty Images)

Muitos ainda criticam a posição desses artistas de misturarem suas artes com problemáticas sociais, afirmando que muitas vezes isso não passa de “falso ativismo”.

Porém, os rumores são apenas meras conversas paralelas e sem fundamento comum.

Em entrevista para o site Pitchfork, um dos mais importantes ativistas do movimento #BlackLivesMatter atualmente – fundado em 1960 com o intuito de trazer questionamentos ao público sobre o racismo e aos constantes assassinatos de negros nos EUA nas últimas décadas – DeRay McKesson elogiou as performances de Kendrick e Beyoncé em suas artes, quando questionado pelo site.

Antes, ele falou sobre a importância da música para o movimento:

“Nós não inventamos resistência ou descobrimos a injustiça agora. Nós existimos em um legado de luta. E através de tudo isso, a música tem desempenhado um papel importante, se pensarmos sobre o Negro Spiritual – gênero musical característico – ou o nascimento de Hip-hop e Rap. Se é através da música de Kendrick ou do álbum de Beyoncé, a música continua a ser a melhor forma que ambos apresentam de se expressarem no mundo em que vivemos hoje e imaginar o que é possível a se fazer.”

E completou sobre o poder desses artistas na influência internacional:

“Nós não nascemos acordados ou sabendo de tudo. Algo nos acorda, nos inspira. Para algumas pessoas, o que causa esse despertar é um vídeo de violência policial ou a proximidade com um amigo. Para algumas pessoas, é através da arte. Há muitas maneiras no qual as pessoas começam a entender o mundo de uma forma mais profunda, e música é uma dessas maneiras. Especialmente na negritude, músicas de libertação tem sido fundamentais para a nossa compreensão do que estamos passando e ainda plantar uma semente de esperança e nos incentivar a lutar, mesmo nos momentos mais difíceis. ”Alright’ de Kendrick Lamar faz isso, ela reconhece o trauma e diz que vamos ficar bem apesar de tudo. E ‘Lemonade’ é uma maneira que Beyoncé encontrou em sua visibilidade pública para expressar seu amor e apreço pela negritude, especificamente como uma mulher negra.”

 

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Jovens contam como suas vidas no Rio mudaram com o passinho

  O passinho, um tipo de dança que que se...

“20 centavos, eu não pago não!” – Elza Soares apoia manifestações

Em show realizado no dia 15/06/2013 em Ribeirão Preto,...

Nota contra a violência policial: após protestos polícia realiza chacina na Maré

  As favelas da Maré foram ocupadas por diferentes unidades...

“Mate o Mc DaLeste”: O perigo da intolerância cultural

Game permite assassinar o funkeiro. “Comemorar a morte de...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...
-+=