Ator Lázaro Ramos recusa homenagem do Senado “em virtude da situação do País”

O ator Lázaro Ramos disse ao presidente da Comissão da Comenda Abdias Nascimento, senador Paulo Paim (PT), que respeita “a memória de Abdias Nascimento” e tem “grande admiração pelo seu trabalho”, mas que decidiu “por não receber a Comenda em virtude da atual situação do país”; em nota enviada à comissão, ele afirmou que “neste momento não me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem”; leia a íntegra

no Brasil 247

O ator Lázaro Ramos disse por telefone na noite de sexta-feira (4) ao presidente da Comissão da Comenda Abdias Nascimento, senador Paulo Paim (PT), que “respeito a memória de Abdias Nascimento e tenho grande admiração pelo seu trabalho, senador Paim, mas decidi por não receber a Comenda em virtude da atual situação do país”.

Em nota enviada à comissão, ele afirmou que “neste momento não me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem”. Lázaro foi um dos escolhidos para receber a Comenda Abdias Nascimento, que é entregue, anualmente, pelo Senado Federal, a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira.

Paim disse que respeita totalmente a atitude do ator. ” A decisão do ator Lázaro Ramos vai ao encontro do pensamento da ampla maioria da nossa população que, com razão, tem sido crítica à atuação da atual classe política brasileira”.

Nota de Lázaro Ramos

“Abdias do Nascimento foi um homem que estava na trincheira da luta pelos direitos da população negra e menos assistida do país.

Tem uma história de luta que é referência para todos nós que queremos um país mais igualitário.

Neste momento não me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem pois acho que o momento do país é de conscientização, de organização para compreender em que momento histórico estamos e quais passos precisamos dar para fazer com que a tão sonhada igualdade aconteça um dia de verdade.

Então, por esse motivo, recuso essa homenagem na esperança de que tenhamos consciência de que o importante não é o aplauso pelo que foi feito e sim o próximo passo a ser dado”.

Lázaro Ramos.

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

spot_imgspot_img

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=