Autonomia das mulheres e desenvolvimento sustentável, por Sueli Carneiro

A ministra do meio ambiente Isabella Teixeira disse no Forum Humanidade que essa Conferencia Rio+ 20 consiste numa Conferencia de “partida” no sentido da criação de pactos e acordos para a ação. Disse ainda a ministra que igualdade é a palavra do momento como questão de Estado. Portanto é tempo de desafiar pactos e acordos em vigor nos quais se fundam a insustentabilidade humana e do planeta.

por Sueli Carneiro

No que diz respeito as relações de gênero volto a Carole Patmann para quem há um Contrato Sexual em vigor no mundo cujo desvelamento manifesta o acordo oculto e injusto dos homens sobre o qual na verdade se baseia o contrato social ostensivamente neutro em termos de gênero. Um Contrato Sexual suportado por um acordo oculto que realiza na prática social a hegemonia masculina no mundo. Dele deriva a escassa ou falta de autonomia das mulheres, as desigualdades que elas experimentam, no mundo do trabalho, no acesso e exercicio do poder e as persistentes violência domestica e sexual. Em síntese, no que concerne as relações de gênero, o patriarcalismo sequestra a autonomia das mulheres limitando sua capacidade de se auto-regerem a partir dos valores e interesses gestados nas lutas emancipatórias travadas pelas mulheres.

Volto também, ao filósofo afro-americano Charles Mills, para quem há um Contrato Racial em vigência no mundo cujo desvelamento revela um sistema político não-nomeado que é a supremacia branca e patriarcal no mundo.

No entanto a evidencia empírica desses dois contratos não é suficiente para que sexismo e racismo sejam tratados como temas estrurantes da insustentabilidade humana no Brasil e no mundo.

Se há algum reconhecimento de que a igualdade de gênero é pressuposto para um desenvolvimento sustentável, persiste o silêncio ou reticencias para tratar do tema do racismo embora ele continue se proliferando pelo mundo. Portanto o tema não se refere apenas às sequelas persistentes do colonialismo e do neo-colonialismo mas sobretudo á capacidade dessa ideologia de se perpetuar e se reproduzir no presente especialmente em momentos de crise como o instrumento mais eficaz para determinar quais são as populações a serem descartadas e quais são as populações eleitas para serem protegidas e preservadas.

No contexto das relações de gênero, racismo produz gêneros hegêmonicos e subalternizados de acordo com a racialidade o que coloca múltipos desafios para a conquista da igualdade de gênero e raça no âmbito do desenvolvimento sustentável.

Leonardo Boff diz que a Rio+20 deve ousar buscar uma nova narrativa posto que a velha narrativa que se mantêm em curso, resultou no fato de que 20% da população mundial consome 80% de todos os recursos naturais.

No campo social especialmente no Brasil e na América Latina essa apropriação desigual de recursos se manifesta também entre os grupos raciais no que tange a apropriação das beneses do desevolvimento, desde de sempre.

Na nova narrativa que a noção de desenvolvolvimento sustentável oportuniza, comunidades tradicionais como indígenas e quilombolas não podem permanecer sendo tratados como obstáculos ao desenvolvimento, concepção que legitima a violação de seus direitos humanos e territoriais, dimensões do racismo ambiental a que estão expostas. Ao contrário, conforme propõe Boaventura Sousa Santos, a relação desses povos com a natureza permitiu criar formas de sustentabilidade que hoje se afiguram decisivas para a sobrevivência do planeta. É por essa razão que a preservação dessas formas de manejo do território transcende o interesse desses povos. [Deveria] Interessar ao país no seu conjunto e ao mundo.

O impedimento de entrada no país do moçambicano Jeremias Vunjanhe funciona como metáfora do racismo ambiental que se abate sobre comunidades africanas e afrodescendentes. Barrado no aeroporto de São Paulo ao tentar entrar no Brasil para participar da Rio+20 Jeremias Vunjanhe é integrante da ONG Justiça Ambiental e crítico contumaz da atuação da mineradora Vale em Moçambique responsável pelo reassentamento de 1.365 famílias de Moateze e Catembe por conta da exploração mineral. Famílias que, segundo ele são ameaçadas e perseguidas ao tentar resistir a esse processo de expulsão.

Por aqui os grandes projetos que se desenvolvem em áreas urbanas ou rurais tem em comum como aponta o sociólogo Orlando Jr: a desinformação da população, a ausência de envolvimento das comunidades, a deslegitimação de lideranças e organizações como mediadoras de conflitos, a justicialização e a remoção violenta. Favelas, invasões, quilombos, comunidades ribeirinhas “coincidentemente” constituídas de popluções não-brancas estão sujeitas a alguma dessas formas de violência no campo ou nas cidades. Populações descartáveis que atrapalham o progresso!

Para que uma nova narrativa seja possível é preciso que a perspectiva de um desenvolvimento sustentável enfrente decisiva e corajosamente, a dimensão racializada da exclusão social do mundo e particularmente no Brasil. A riqueza, o poder e a pobreza estão racialmente distribuída e essa distribuição desigual de poder, riqueza e pobreza, está marcada também pela intersecionalidade de gênero que no contexto do modelo de desenvolvimento vigente tem historicamente agudizado o processo de feminização da pobreza

Disse Paulo Skaff presidente da Federação das Industrias do Estado de São Paulo, no forum Humanidade 2012 que a desigualdade de direitos e oportunidades é insustentavel.

Racismo é fator de insustentabilidade humana na medida em que funciona precisamente como um instrumento de regulação dos direitos e oportunidades de grupos raciais comprometendo a sua sustentabilidade ecônomica, social e ambiental. Então é essencial que os líderes empresariais reconheçam que a eleição patológica da brancura ou branquitude como padrão privilegiado e normativo do humano, faz com que a desigualdade seja marcada pelas racialidades sobretudo no mercado de trabalho impactando negativamente a empregabilidade de mulheres negras condição essencial para a reprodução da vida e para a efetivação dos demais direitos sociais.

O racismo atinge todas as dimensões da vida de mulheres negras manifestando-se nos índices superiores que as negras apresentam de mortes previníveis e evitáveis, nos níveis inferiores de nupcialidade e de escolaridade. Mulheres negras são chamadas de fábricas de marginais por certos gestores públicos. Mulheres negras choram inutilmente a perda sistemática de seus filhos, num processo de matança de jovens negros que já resulta em deficit censitário de jovens negros na faixa etária de 15 a 24 anos.

Portanto, para as mulheres negras e indígenas o nível de exclusão produzido por racismo e sexismo faz com que, o primeiro patamar a ser alcançado rumo à igualdade de gênero seja a sua equalização social com as mulheres brancas; ou seja atingir os patamares sócio-econômicos experimentados pelas mulheres brancas já representaria para negras e indígenas uma extraordinária mobilidade social. Para isso é necessário:

  • o reconhecimento do racismo e da discriminação racial, como fatores de produção e reprodução das desigualdades sociais experimentadas pelas mulheres, no Brasil.
  • o reconhecimento do privilégio que essa lógica racista produz, para as mulheres do grupo racial hegemônico a despeito de sua vontade ou de acordo com sua vontade.
  • o reconhecimento da dimensão racial e étnica que a pobreza tem, no Brasil e no mundo.
  • o reconhecimento da violência simbólica e a opressão, que a brancura omo padrão estético privilegiado e hegemônico exerce sobre as mulheres não-brancas.

Tal reconhecimento deve resulta num chamado para ação nas seguintes direções:

  • nas politicas publicas com foco especifico sobre as mulheres negras com vistas a sua promoção social em diferentes campos;
  • no combate ideológico sistemático ao racismo em suas múltiplas manifestações, e a punição exemplar das práticas discriminatórias.

Uma politica de reconhecimento assim concebida pode permitir a emergência de uma nova narrativa, de novos pactos e acordos que possam nos inscrever num ciclo virtuoso de justiça reditributiva rumo a um desenvolvimento sustentável com autonomia das mulheres negras.

E é por isso que lutamos. Pela necessidade de construção de novos pactos raciais e de gênero em que possamos caber todas e que desafiem as hegemonias de todos. .

Se, como propõe Moacir Gadotti, relações solidárias entre os sexos devem ser consideradas vitais na construção da sustentabilidade, sem relações solidárias entre raças e etnias a sustentabilidade também e impossível.

O fato de que todas as pessoas brancas sejam beneficiarias do racismo, a despeito de sua vontade, não as torna, necessariamente, signatárias, do racismo e suas práticas de exclusão. E é aí que reside a possibilidade de solidariedade em prol do futuro que queremos. Isso desafia também as mulheres brancas anti-racistas a ação, sobretudo gestoras publicas no sentido de serem co-paticípes e co-responsáveis no esforço de emancipação de todas as mulheres especialmente aquelas quem tem sido privadas do direito a participação igualitária no desenvolvimento e das conquistas das lutas coletivas das mulheres.

O futuro que queremos exige ainda a definição de metas de equalização das diferenças entre gêneros e intra-gêneros no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Por fim, segundo o filósofo Paulo Carbonari, o Brasil historicamente optou pela desigualdade, pela violência como forma de resolução de conflitos sociais. Essas opções resultaram numa sofisticada tecnologia social de exclusão tendo por alvos prioritários negros e indígenas. Populações que em outros momentos históricos de desenvolvimento econômico foram mantidas à margem do desenvolvimento porque o projeto de nação das elites nacionais era fazer do Brasil uma expressão da Europa nos trópicos, liberta de suas populações indesejáveis. Essa estratégia eugenista ameaça permanentemente negros e indigenas que também permanentemente desafiam esse projeto de nação com sua incansável e heróica resistência. Mudar esse paradigma é o maior desafio para se alcançar desenvolvimento sustentável neste pais.

+ sobre o tema

A miscigenação racial no Brasil

A miscigenação racial presente em nossa sociedade vem se...

Valeu Zumbi! – Por: Sueli Carneiro

Sempre que penso em Zumbi dos Palmares, reafirma-se a...

A sombra de seu sorriso, por Sueli Carneiro

Era final da década de 70 e durou por...

Pós-Durban, por Sueli Carneiro

O Alto Comissionado das Nações Unidas para os Direitos...

para lembrar

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30),...

Pelourinho recebe Festival de Afoxés em homenagem a mulher negra

Um desfile de cores e ritmos marcou a noite...

Primeira prefeita negra eleita, Tânia Terezinha quebra preconceitos

O município de Dois Irmãos, no Vale do Sinos,...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=