Baltimore também é sua quebrada!

Os protestos de Baltimore, que deixaram a imprensa mundial chocada com atos de violência e vandalismo contra patrimônios públicos e privados mostra muito mais que uma população pedindo justiça pela morte de um negro. A morte de Freddie Gray foi a faísca de uma bomba que há tempos estava pra explodir.

Enviado por Luan Nascimento via Guest Post para o Portal Geledés

Alguns jornais chamaram de ‘rebelião’, ‘onda de violência’ ou ‘uma série de protestos violentos e criminosos’, o fato é que no último mês o mundo acompanhou através da imprensa e das redes sociais, os protestos em Baltimore. Formados em sua maioria por adolescentes e jovens negros, os protestos deram início após a morte de Freddie Gray, de 25 anos, que morreu depois de sofrer lesões na coluna vertebral, enquanto estava sob custódia policial.

Baltimore é uma cidade do estado americano de Maryland. É também a 36ª cidade mais violenta do mundo e a 3ª mais violenta dos Estados Unidos, apresentando uma taxa de homicídios de 37,7 por 100 mil habitantes. Se formos comparar com uma cidade brasileira, em termos de violência, Baltimore assemelha-se à Pernambuco, com uma taxa de 37,1 por 100 mil habitantes, porém, no caso de Pernambuco, a cidade ocupa a décima posição das cidades mais violentas do Brasil. Por aqui também temos casos como o de Freddie Gray, mortos em circunstâncias diferentes, mas pelos mesmos julgamentos e algozes.

A mídia trata casos como esse de Freddie Gray, como uma “morte em circunstâncias não determinadas” ou até mesmo como um incidente, quando claramente, Gray foi alvo de violência policial. A mesma mídia que chama traficantes varejistas negros e pobres de “perigosos bandidos” e traficantes brancos e jovens com toneladas de drogas de “jovens de classe média”. É a mídia burguesa, a ‘imprensa rabo preso’ que tem como função colocar os ricos como modelos a seguir e jogar pobre contra pobre, que faz oprimido abraçar as ideias do opressor. E essa imprensa, que tem lá e aqui, noticiou os protestos de Baltimore como se fossem simplesmente uma revolta popular após a morte de um negro pela polícia, mas não é tão simples assim. Trata-se de uma longa história, que muito se assemelha com histórias que vemos em muitos morros e vielas por aqui. Talvez por isso tenha-se falado tão pouco sobre isso na grande mídia.

Os negros correspondem a cerca de 64% da população de Baltimore, porém, a opressão estrutural e sistêmica castigam muitas comunidades negras da cidade. A polícia de Baltimore trabalha com o mesmo modelo “suspeito padrão” que vigora aqui: se for preto, pobre e favelado, é suspeito e o tiro é dado pra matar. Moradores sofrem com falta de moradia, remoções forçadas para dar lugar a construções de condomínios e rodovias, quase toda semana um negro desarmado é morto pela polícia e cada vez mais o racismo e a pobreza assolam Baltimore. A realidade dos negros de Baltimore é bem parecida com a dos negros brasileiros em várias quebradas por aí afora. A especulação imobiliária que expulsa os pobres dos centros urbanos, que expulsa famílias de prédios há anos abandonados em Estados como São Paulo e Rio de Janeiro é a mesma que, em Baltimore, deixa 4.000 pessoas sem teto e outras 154.000 perderem suas casas e serem despejadas.

As pessoas foram para as ruas não só pela morte de Freddie Gray, elas foram às ruas para que todos vejam que elas existem que estão vivas e querem continuar vivendo. Elas foram para as ruas porque não aguentavam mais ficarem caladas. A violência tão comentada pelos jornais e portais de notícias, que mostrava manifestantes enfurecidos atirando pedras contra policiais, quebrando vitrines de lojas e detonando carros nas ruas nada mais é que a reação do oprimido perante a violência do opressor. Afinal, o bairro de Sandtown, que era onde Gray e sua família residiam é um dos bairros mais pobres de Baltimore. Além da constante opressão policial em cima da população, mais da metade das famílias ganham menos de US$ 25 mil ao ano e mais de 20% da população adulta está desempregada.

Há relatos de moradores (nesta matéria e nesta reportagem) que dizem que a violência começou com a polícia, que agredia a esmo manifestantes e quando os mesmos começaram a se defender com pedras, a polícia disse que várias gangues da cidade se associaram para ‘eliminar’ agentes policiais e que existia então, uma ameaça considerável de segurança. E foi assim que a violência implodiu de vez e a revolta tomou as ruas, com manifestantes tacando fogo em lixeiras, quebrando viaturas, carros de luxo e vitrines de lojas. Através de vídeos postados no Youtube e Vmeo dá para se ter uma noção melhor da revolta que tomou conta da população negra dos guetos de Baltimore. Lojas foram saqueadas carros e viaturas completamente destruídos, lixeiras queimadas e houve arrastões em alguns locais.

Aparentemente, tanto em terras brasileiras quanto americanas, a depredação da vitrine de uma loja choca mais que a morte de uma pessoa negra e pobre. A imprensa, que se manteve calada diante da violência do Estado contra os negros, agora se mostrava chocada com a reação violenta e explosiva das manifestações. “A narrativa agora é sobre saques e tumultos. As pessoas não veem os problemas estruturais de todos os dias. Eu chamaria de saqueamento estrutural na forma de políticas públicas”, essa é a fala do professor-assistente da Morgan State University, Laurence Brown. Essa é uma fala que sintetiza muito bem que os protestos em Baltimore vão muito além da morte de Freddie Gray.

A violência e a revolta mostradas em Baltimore são efeitos de uma causa que há muito é sumariamente ignorada por todos que estão fora dos guetos. Assim como aqui no Brasil, todos os problemas diários das periferias são ignorados pelas autoridades e pela imprensa. A revolta em Baltimore é por direitos. Direito de não ser julgado e condenado pela polícia por ser negro e pobre, como também é feito nas quebradas daqui. Temos que tomar Baltimore como exemplo. Exemplo de luta e reação, exemplo que unidos somos mais fortes, exemplo de que quando um dos nossos é morto sem motivo, a cidade irá pegar fogo. Como já bem dizia Gog e os Racionais Mc’s, periferia é periferia em qualquer lugar, seja em Baltimore, São Paulo ou Rio de Janeiro. O que os jovens de Baltimore querem quebrando vitrines e viaturas é chamar a atenção para a situação gritante de suas vidas e que ninguém dá à mínima, afinal, uma hora a fome, o medo e a tristeza viram ódio. Para você, atacar o patrimônio público/privado pode parecer exagero ou até mesmo hipocrisia, mas para quem é frequentemente humilhado, rebaixado e calado pelo Estado e sua força policial, quebrar algumas viaturas e vitrines é libertador.

Leia Também:

“Meu maior medo é que meu filho se transforme em outro Freddie Gray”

+ sobre o tema

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Morte de Freddie Gray foi homicídio, declara promotora de Baltimore

Policiais serão indiciados, e população comemora; testemunha de detenção...

Beyoncé se manifesta sobre protestos em Baltimore

Cantora Beyoncé também pediu doações para instituição que luta...

“Meu maior medo é que meu filho se transforme em outro Freddie Gray”

EL PAÍS conversa com Toya Graham, a mãe coragem...

EUA: as ilusões do “Poder Negro”

Nunca houve tantos afroamericanos em postos de governo. Mas...
spot_imgspot_img

Jay-Z pagou fianças de detidos em protestos contra o racismo nos EUA

A escritora Dream Hampton, que escreveu a biografia do rapper, revelou pelo Twitter que ele teria doado milhares de dólares para soltar manifestantes presos...

EUA: as ilusões do “Poder Negro”

Nunca houve tantos afroamericanos em postos de governo. Mas revolta de Baltimore revela que, apesar disso, desigualdade, preconceito  e discriminação persistem Por Keeanga-Yamahtta Taylor, no In These...

“Meu maior medo é que meu filho se transforme em outro Freddie Gray”

EL PAÍS conversa com Toya Graham, a mãe coragem de Baltimore Do El Pais  Toya Graham diz que se sente um pouco “esmagada” pela fama adquirida...
-+=