Bancários debatem democracia e racismo em preparação à 3ª Conferência da Promoção da Igualdade Racial

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo Osasco e Região vai realizar no dia 31 de julho o debate Democracia e desenvolvimento: por um São Paulo sem racismo, como atividade preparatória às conferências regionais e estadual da promoção da igualdade racial. A atividade será realizada das 15h às 18h30, no Auditório Amarelo da entidade, à Rua São Bento, 413, no centro paulistano.

Para falar sobre ‘Branquitude e desenvolvimento’ estará a doutora em psicologia social e relações raciais, Lia Vainer Schucman, seguida do professor Denis de Oliveira, doutor em ciências da comunicação, que abordará a questão dos arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial. A mediação será feita pela diretora da Secretaria deas Relações Sindicais e Sociais do sindicato, Maria Rosani Gregorutti A. Hashizumi.

O sindicato solicita aos participantes a confirmação da presença pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 3188 5200.

CUT/SP apoia

A participação dos sindicatos dará apoio às atividades regionais que estão ocorrendo em todo estado de São Paulo e culminarão com a conferência estadual que será nos dias 1 e 2 de agosto. Todos os desdobramentos serão levados à 3ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial (Conapir), convocada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), para novembro deste ano.

A CUT/SP incentiva as atividades realizadas pelas entidades. Na última Plenária Livre do Trabalho para a 3ª Conapir, realizada no dia 28/6 entre as centrais sindicais, a aplicação das convenções 100 e 111 da OIT foram pautas de consenso nas discussões. Elas tratam, respectivamente, da igualdade de remuneração entre os gêneros para trabalho de igual valor e do combate às desigualdades no mundo do trabalho em matéria de emprego e profissão.

Formação aos dirigentes

Após o debate, será lançada a cartilha “Debater e Enfrentar o Racismo no Trabalho”. O material foi realizado em uma parceira entre o Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir) e o Solidarity Center, organização norte-americana, ligada à American Institute for Free Labor Development (AFL-CIO), que reúne sindicatos latino-americanos com o intuito de formar lideranças locais e ampliar a participação de minorias.

Segundo o presidente do Inspir, Ramatis Jacino, a publicação é resultado de dois seminários realizados no final de 2012, em Salvador e em São Paulo, com a ideia de contribuir na formação e capacitação de dirigentes sindicais para o enfrentamento do racismo e da discriminação no mundo do trabalho. “Elaboramos a cartilha em um formato simples e objetivo de maneira que todos os companheiros e companheiras possam se apropriar das informações que se referem à população negra”.

Pesquisa revela racismo

Segundo o Mapa da Diversidade, divulgado em 2009 pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no cruzamento da população economicamente ativa no setor bancário, com o recorte racial e de gênero dos bancários de São Paulo, 84% são mulheres brancas, em contraponto a 17% das mulheres negras. Ao mesmo tempo, 81% se referem aos homens brancos e apenas 19% aos negros.

Do total de negros/as só 2,3% estão na categoria pretos. “Isso demonstra que quanto maior a melanina, maior a discriminação. O setor bancário tem dados racistas alarmantes”, afirma Júlio César Silva Santos, coordenador do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

A diferença salarial é também alarmante. A pesquisa apresenta que no Brasil ‘pretos’ recebem 64,2% e ‘pardos’ 67,6% do rendimento dos brancos, todos celetistas ativos. “Comprovar o preconceito não é fácil, é algo velado. Ninguém vai dizer que você recebe menos ou não terá um melhor cargo por ser negro, mas os dados comprovam”, afirma Júlio.

SERVIÇO

O quê: Debate Democracia e desenvolvimento: por um São Paulo sem racismo
Quando: 31/7 (quarta-feira), das 15h às 18h30
Onde: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo Osasco e Região
Rua São Bento, 413, centro de São Paulo

Fonte: Mundo Sindical

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Racismo Ambiental: Povos tradicionais resistem à injustiça

      A expropriação de territórios e ausência do poder público...

Congolês quer proibição de livro ‘racista’ de Tintim na Bélgica

Um homem de nacionalidade congolesa que vive na...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=