Ben Affleck pediu segredo sobre antepassados que eram donos de escravos

Segundo e-mail revelado pelo WikiLeaks, ator solicitou que programa de TV não mencionasse passado escravocrata da família

Do O Globo 

O ator americano Ben Affleck, defensor dos Direitos Humanos, solicitou aos produtores de um programa que investigava sobre suas origens para não revelarem que um de seus antepassados tinham escravos, segundo um e-mail revelado pelo WikiLeaks.

Este e-mail é parte de uma série de mensagens embaraçosas reveladas após o ciberataque contra a Sony Pictures em 2014 e publicado nesta quinta-feira pelo WikiLeaks.

Na mensagem, o diretor-geral da Sony, Michael Lynton, e o professor de Harvard e apresentador do programa “Finding your roots” — que rastreia as origens dos famosos convidados —, Henry Louis Gates, trocam opiniões sobre uma solicitação de Ben Affleck de não mencionar durante o programa que um de seus ancestrais teria escravos.

“Este é meu dilema”, escreve Gates. “A título confidencial, pela primeira vez, um de nossos convidados pediu que não fosse mencionada uma informação sobre um de seus antepassados, o fato que teria escravos (…) Nunca antes alguém havia tentado censurar o que havíamos descoberto. Trata-se de uma super estrela. O que faremos?”, pergunta.

Lynton aconselha Gates a censurar esta informação por temer que isso “comprometeria a integridade” do ator. Por fim, o programa não fez referência ao antepassado de Ben Affleck.

Gates “e seus produtores têm uma pauta editorial independente, para conversar sobre as histórias mais interessantes”, afirmou, em resposta, o canal PBS, que transmite o programa, em um comunicado.

Affleck, que interpretará o super-herói Batman em 2016, não é a primeira vítima do hackeamento informático da Sony. Em e-mails publicados anteriormente, um diretor descreve a atriz Angelina Jolie como uma “criança mimada com pouco talento”, e em outros podem ser encontrados comentários racistas contra o presidente americano Barack Obama.

 

+ sobre o tema

John Gabriel Stedman e um escravo, após a captura da aldeia de Gado Saby

John Gabriel Stedman e um escravo, após a captura...

Heroísmo e discriminação: No passado, as duas faces do militarismo

Embora a história ao longo dos tempos nos tenha...

Escravidão, liberdade e racialização no Amazonas Imperial

por Padre Daniel Pedro Marques de Oliveira A história de africanos...

Brasil, um país africano – professor Luiz Felipe de Alencastro

O Instituto Lula publica hoje uma série de seis...

para lembrar

Os negros não se deixaram escravizar

Os negros não se deixaram escravizar Temas para as aulas...

Passados Presentes – memória negra no sul fluminense

Passados Presentes coloca em destaque a vigorosa tradição oral de...

Plano de Aula – A travessia do Atlântico: o trafico de escravos

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia Estrutura  Curricular MODALIDADE /...
spot_imgspot_img

Datas da abolição da escravidão nos países americanos

Datas da abolição da escravidão nos países americanos no Revista de História Cronologia da abolição da escravidão no Mundo 1772 O julgamento do escravo fugitivo Somersett, abre precedente para...

Projeto de Museu-Valise da História da Escravidão, parceiro da Unesco

Apresentamos a exposição  itinerante de Cooperação Internacional “As Aguas da Memória”, a Rota do Ex-cravo,parceiro do programa a Rota do Escravo – Unesco, no...

Plano de Aula – A travessia do Atlântico: o trafico de escravos

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia Estrutura  Curricular MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR TEMA Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos Dados da Aula O que o...
-+=