Black Chronicles II mostra de fotografias de negros em Londres do seculo 19

Em 2 de Setembro, sera lançado em Londres Black Chronicles II, uma exibição nunca antes apresentada de retratos do século 19 e começo do século 20 de cidadãos negros britanicos.

do OkayAfrica

A exposição contará com retratos de ambos os cidadãos comuns, e personagens historicamente significativas com histórias extraordinárias. Um comunicado de imprensa detalha alguns dos retratos retirados do arquivo:

“Sarah Forbes Bonetta, que nasceu em Serra Leoa e foi” adotada “pela Rainha Vitória; Príncipe Alemayehu da Etiópia, que foi levado para a Grã-Bretanha como um jovem rapaz depois que seu pai cometeu suicídio depois da derrota pelos britânicos; internacional campeão de boxe Peter Jackson aka ‘The Black Prince’ da ilha de St. Croix; e Kalulu, o “menino servo ‘Africano e companheiro de explorador britânico Henry Morton Stanley, com quem teve uma relação complexa. A sua presença é testemunha direta a história colonial e imperial da Grã-Bretanha, ea expansão do Império Britânico “.

A premissa da exposição, diz curador do autography ABP e Chefe do Arquivo Renée Mussai em um comunicado de imprensa, é “abrir uma investigação crítica sobre o arquivo e continuar nossa missão de escrever a história fotográfica dos negros.” A mostra  é dedicada ao influente  teórico Stuart Hall, que de acordo com o The Guardian, escreveu: “não há compreensão na historia inglesa sem compreender suas dimensões imperiais e coloniais.” Estas fotos, que retratam o que parecia ser britânico e preto durante a era vitoriana, são importantes para este complexo de compreensão.

Black-Chronicles
James Pinson Labulo Davies com sua mulher Sarah Forbes Bonetta. London, 1862. Photographer/Studio: Camille Silvy. Courtesy of Hulton Archive/Getty Images.

 

+ sobre o tema

ANGLOA: Independência abriu portas para libertação de países africanos colonizados

A proclamação da independência da República de Angola,...

África se recupera rapidamente da crise econômica global, segundo ONU

Levantamento prevê crescimento de 5% no continente em 2011;...

Conflito na Líbia deixa imigrantes pobres presos em Trípoli

Com pouca comida e água, trabalhadores da África subsaariana...

para lembrar

African-American Film Critics Association 2011: Os vencedores

Nesta vaga de premiações norte-americana, também os críticos de...

Depois de massacre, empresa ameaça mineiros sul-africanos com demissões

A empresa mineradora Lonmim pressionou neste domingo os...

Etta James morre aos 73 anos

O soul, o blues e o gospel raras vezes...

Ativistas africanos criticam acordo de Copenhaga

Vários militantes africanos da mudança climática, que participam...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=