Blogueira é perseguida e ameaçada após publicar texto contra machismo

“Depósito de porra, vou arrebentar essa vadia”.

Ameaças de violência, estupro, perseguição. Ameaças que ferem por completo os direitos de uma mulher e cidadã. Ameaças de tirar o Brasil Post do ar. Tudo por causa de um post publicado aqui há algumas semanas. Um post de uma blogueira que não fez acusações diretas a ninguém, não citou pessoas específicas e nem locais específicos – só relatou como alguns ambientes na internet são profundamente misóginos e machistas. As reações à publicação confirmaram a tese. E é com essa história que nós abrimos a nossa semana da mulher – uma semana que não é de comemoração, mas sim, sobre a consciência de que a luta diária por respeito e igualdade se torna cada vez mais necessária.

Acharam e divulgaram meus dados pessoais, endereço, telefone, fotos, vídeos. Fizeram montagens com o meu rosto, monitoraram meus passos usando serviços de localização em redes sociais e insinuaram que iriam nos mesmos lugares que eu para “calar a boca dessa vadia”, ameaçaram eu e minha família e até ensaiaram enviar coisas para os meus vizinhos. Algumas mensagens chegaram a expressar claramente que o objetivo era não parar até que eu cometesse suicídio, como aconteceu com algumas meninas que passaram por algo parecido nos EUA.
(Veja o relato completo aqui)

Brasil Post – assim como o Huffington Post internacionalmente – é profundamente comprometido com causas que envolvem direitos humanos. Você já deve ter reparado que nós publicamos muitos textos feministas e de luta pela igualdade, por exemplo. Também somos militantes pela liberdade de expressão. Este caso de perseguição e ameaça a uma de nossas blogueiras mexeu com dois valores que são muito caros para nós.

Nós sabemos que, embora a Constituição brasileira vede o anonimato, manter-se anônimo na internet pode ser muito importante em uma democracia. É o anonimato que protege organizações como o Wikileaks, por exemplo, e garante que informantes vazem informações necessárias para denúncias e investigações. É o anonimato que protege cidadãos de serem vigiados e perseguidos por governos e por inimigos.

Mas o anonimato tem outro lado: pode esconder criminosos.

No caso contra a blogueira do Brasil Post, vários crimes podem ter sido cometidos. Injúria e difamação, em primeiro lugar. Depois, ameaça, que pode gerar pena de até um ano ou multa. Incitação ao crime e apologia ao estupro. A lista, infelizmente, é longa. Isso sem falar dos processos civis, que podem envolver condenação por danos morais.

Só que usuários de fóruns do tipo que se escondem no anonimato parecem não se dar conta que eles não são 100% anônimos. “O anonimato na internet é relativo: quase sempre há um meio de identificação”, explica o advogado especialista em direito digital Omar Kamiski.

+ sobre o tema

STJ regride Lei Maria da Penha

Um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, entendeu que...

“Se a bandeirinha é bonitinha, que vá posar na Playboy”

A agressão verbal contra a auxiliar Fernanda Uliana prova...

para lembrar

Nem machistas, nem fascistas

Um coletivo de homens que questiona seus privilégios, levanta...

Negros de proveta, ou quando o racismo germina dentro de casa

” o racismo e a opressão familiar e cordial...

Machismo na universidade: as putas que “dão trabalho”

Fotos: Ana Lucena e Paula Guimarães "Puta" está entre os...

O machismo seboso deixará de ser o must do intelectual charmoso

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=