BNegão: “O preconceito é fruto do primitivismo, da não-evolução humana”

Bernardo Santos, o BNegão, tem história. Ele foi do underground com JulieteMissed in Action e The Funk Fuckers ao mainstream com Planet Hemp. Hoje, à frente do projeto BNegão e os Seletores de Frequência, ele é inspiração para novos artistas como o grupo baiana BaianaSystem, que vem se consolidando como fenômeno de 2016, apesar de ter uma longa estrada.

Por Fabiano Alcântara do Vírgula

O ícone da nova música brasileira volta a São Paulo para dois shows da turnê do seu terceiro álbum, a pedrada TransmutAção, lançado em 2015 e presente em várias listas de melhores do ano. Nós trocamos ideia com o MC de 43 anos sobre a cena da nova música brasileira, racismo, preconceito, entre outros assuntos. O MC lançou dicas quentíssimas: o já citado BaianaSystem, que vale mesmo a audição e o hype, e ainda Sacal & Pumpkilla, A.MA.SSA, o coletivo Moustrack, Ogi, ÀTTØØXXÁ.

Uma série de novos artistas negros tem surgido: Aláfia, Liniker, BaianaSystem, Negro Léo, Rico Dalasam, Tássia Reis, sente que abriu espaço para a galera que chegou depois e que a temática da negritude voltou a estar “na moda”?
BNegão – Na minha opinião, artistas negros estão nas cabeças desde que eu me entendo por gente; não me lembro de uma época na música moderna, desde que eu estou nesse mundo, que não tenha sido assim. Eu sou segmento dessa galera que veio antes de mim, e os novos são o nosso segmento… isso é um movimento natural.

Pra mim, o “xis” da questão, o que se busca, é que os destaques e caminhadas vencedoras em sua maioria não fiquem apenas restritos aos clássicos terrenos da música e do futebol, como é de praxe.

Que acha que esteja acontecendo de mais novo na música hoje?
BNegão – A cena musical da Bahia, com o próprio BaianaSystem, a Orquestra Rumpillez e a galera do Bahia Bass, entre outros. Criatividade absoluta e talento à serviço da música popular.

Fora desse circuito, mas completamente respeitado por ele, tem o Metá Metá, que parece coisa de outro mundo, mas é desse.

Que artistas novos mais gosta e indica?
BNegão – Os supracitados BaianaSystem, Sacal & Pumpkilla, A.MA.SSA, o coletivo Moustrack, Ogi, ÀTTØØXXÁ. Tem muita gente boa, mesmo. Na minha opinião, aliás, vivemos um dos melhores momentos das últimas décadas, musicalmente falando. Só não vê/ouve quem não quer e/ou aceita ser um zumbi das rádios FMS por aí…

Recentemente, Spike Lee e outras personalidades negras anunciaram boicote ao Oscar. Crê que se o cinema, a TV e a publicidade tivessem maior presença negra, o preconceito diminuiria?
BNegão – Não sei… o preconceito, pra mim, é uma questão bem mais profunda que isso. Acho que ele representa a total incapacidade de conviver com as diferenças. O sujeito é tão egocêntrico, tão apegado ao ego dele, que simplesmente não suporta a existência de algo diferente dele. Isso serve pra tudo, para todas as raças e em todas as áreas da vida. O preconceito é fruto do primitivismo, da não-evolução humana.

Qual considera sua missão musical?
BNegão – Minha missão é realizar alquimias sonoras que façam alguma diferença mínima no panorama geral, somado com a realização de encontros que fujam do comum e do óbvio. Junto à isso, a vontade eterna de provocar reflexão e mudança nos seres que tomam contato com as músicas que faço. Tenho muitas coisas à realizar e concretizar, nesses campos, mas também muita coisa à aprender. Aprendizado, sempre. A vida é uma troca.

SERVIÇO

BNegão & Seletores de Frequência: 12 e 13 de fevereiro – São Paulo
SESC Pompeia
Local: choperia
Endereço: Rua Clélia, 93 – Barra Funda
Horário: 21h30
Ingressos: Entre R$ 9 e R$ 30
Classificação: 18 anos.
Site: www.bnsf.com.br
Youtube: https://www.youtube.com/user/bnegaoeseletores
Facebook: https://www.facebook.com/bnegaoseletores
Twitter: https://twitter.com/BNegaoOficial
Instagram: @bnegaoeseletoresdefrequencia

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Estatuto Racial: Canto a Palmares – por: Edna Roland*

Após a aprovação do Projeto 6264/2005, que institui o...

Presidenta da Unegro sofre abuso da Polícia Militar

Por Dennis de Oliveira O episódio abaixo, relatado por uma...

Racismo e Juventude é tema de seminário

Texto: Nara Pessoa Foto: Web / Érika Nunes / TJPA Das...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=