Bolsas de estudo: Japão oferece curso profissionalizante com tudo pago para jovens brasileiros

O MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão) está com inscrições abertas para jovens brasileiros que queiram concorrer às bolsas de estudo para cursos profissionalizantes no país, com todas as despesas pagas.

Por  Luiza Belloni, do Brasil Post 

Foto: MOYAN_BRENN/FIICKR

O programa tem duração de três anos, de abril de 2016 a março de 2019. No primeiro ano, o bolsista fará curso preparatório e de aprendizado de língua japonesa e, nos últimos dois, ele terá aulas na escola profissionalizante. O objetivo é o aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários para a vida profissional.

As bolsas são destinadas a jovens brasileiros de 17 a 21 anos, que tenha Ensino Médio completo até dezembro de 2014. Também é preciso fluência em inglês ou japonês e bom histórico escolar.

As áreas de estudo oferecidas no programa são Tecnologia, Nutrição, Educação e Assistência Social, Negócios, Moda, Economia Doméstica e Cultura, entre outras. O Japão concederá bolsa no valor de 117 mil ienes mensais, passagens de ida e volta e isenção de taxas escolares.

Inscrição e seleção

Os interessados podem se candidatar até o dia 30 deste mês pela internet, ou até o dia 24, se for pelo Correio. Ele precisa preencher uma ficha de inscrição, mandar duas fotos 3×4, cópia simples do RG, cópias do histórico escolar, carta de recomendação e redação em português manuscrita. Clique aqui para conferir todos os requisitos e se inscrever.

O processo seletivo conta com exames de língua e matérias específicas e entrevistas.

+ sobre o tema

USP, até quando para tão poucos?

Por: DANTE PEIXOTO, JOANA SALÉM e PAULO TAUYR  ...

Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Posicionamento Público

"O direito à educação das crianças é o seu...

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

para lembrar

SISU: Matrícula de aprovados na 1ª etapa da seleção do Enem termina sexta

A matrícula dos aprovados na primeira etapa do Sisu...

Mãe de aluna agride professora em escola de SC

Mulher se revoltou por filha ter sido liberada antes...

Greve dos Professores

"Não sou professor do Estado, nunca estudei em escola...

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=