Bonecas Negras: identidade, reconhecimento e representatividade

Pare na vitrine de uma loja de brinquedos e repare na seção de bonecas. Quantas delas são negras? Provavelmente, uma ou nenhuma. Por que será que isso é tão natural em um país onde a maioria da população é negra. Para responder a essa e outras perguntas, é necessário olhar principalmente para ações, que parecem menos importantes, mas que demonstram a face “invisível” do racismo no Brasil.

 

Por Piê Garcia, no Combate Racismo Ambiental 

 

 

Cercadas de capas de revistas, programas de televisão, filmes, desenhos e princesas quase sempre brancas, magras e ricas, as crianças começam a sua formação com uma série de cobranças por um ideal de beleza imposto pela modernidade. A criação da Barbie, a boneca mais vendida do mundo, por exemplo, segue esse padrão. E assim, as meninas negras crescem sem se reconhecer em suas bonecas e brinquedos, assim como nos programas de televisão entre outros produtos midiáticos.

Na busca pelo fortalecimento da autoestima da população afrodescendente, por meio da representatividade e enfrentamento ao racismo, algumas iniciativas se destacam, como é o caso das bonecas Abayomi. Criadas pela artesã Lena Martins, no final da década de 80, período em que houve a Marcha contra a Farsa da Abolição, o 1° Encontro de Mulheres Negras em Valença, inúmeras reunião do movimento negro começaram a ser articuladas e foi também a época em que se começou a pensar em sustentabilidade, além de ser o mesmo período em que se deu a Assembleia Constituinte. Nesse contexto, nasceu a Abayomi, cujo o nome significa “meu presente” em Yorubá.

As bonecas são negras e são produzidas a partir de materiais reaproveitados, retalhos de panos e malhas. Elas não possuem feição, para favorecer o reconhecimento da identidade subjetiva das inúmeras etnias africanas. Com tamanhos que variam desde as pequeninas com dois centímetros usadas como imãs ou broches, até um metro e meio, como é o caso dos presépios. Outras figuras também são representadas como os orixás, os santos, as personagens do circo, da capoeira, as folclóricas e as do cotidiano.

A artesã define sua criação como “uma bandeira poética”. Para ela, a Abayomi é a maneira de interferir de uma forma que faz parte do imaginário lúdico. Lena afirma que “como boneca, se pode tudo! Pode-se ocupar todos os espaços da vida, do mundo, da sociedade. Pode-se ter todas as condições de se realizar na vida. Eu posso fazer o que eu quiser! Eu posso fazer uma presidenta, uma atleta, tudo que estiver no topo para a sociedade como um ganho, eu posso fazer em boneca. E ao ver essa boneca, isso pode trazer uma referência positiva em relação à imagem, ao que se pretende da vida, as posições almejadas… É uma coisa muito sutil. A ideia é essa!” Isso é um dos passos que atrelados a outras influências, aos poucos vai avançando na superação do racismo.

Lena trouxe para a discussão o conceito de afrocentricidade de um dos maiores intelectuais negro do mundo, Molefi Kete Asante. “Um tipo de pensamento proativo. Uma perspectiva que percebe os africanos como sujeitos e agentes de fenômenos atuando sobre a sua própria imagem, cultura e de acordo com os seus próprios interesses.” E é isso que a Abayomi faz!

Depois da Abayomi apareceram outros grupos. Na maré, por exemplo, existem as Bonecas Banto, que seguem os mesmos princípios de reutilização e fortalecimento da autoestima.

O casal de educadores, Jaciana e Leandro Melquíades também fazem um projeto de resgate da autoestima através de elementos do cotidiano. Pelo projeto Era uma vez o mundo eles conseguem através da imaginação, o empoderamento. Na loja eles fazem brinquedos personalizados. Com a foto do presenteado eles produzem um “Avatar” com as características da pessoa. O grupo possui cerca de 350 lãs para que os cabelos sejam bem parecidos em cor e textura e mais de 25 tons de marrom para a pele.

Segundo o casal, “ser negro é um posicionamento político e é através de ações afirmativas que se valorizará a negritude”. Seja através das bonecas ou dos livros que contêm histórias para serem compartilhadas, contadas em roda. A personagem Mariana estimula, via literatura, o interesse pela ancestralidade através dos turbantes. Representatividade importa e muito, além de colaborar para não cairmos no perigo da história única, da padronização dos esteriótipos, enaltecendo alguns e estigmatizando outros. Por isso, elevar o número de bonecas negras nas prateleiras está na ordem do dia.

 

Leia Também:

Taofik Okoya cria bonecas negras para combater preconceito e vende mais que Barbie
Porque ter uma boneca negra?

Bonecas negras ensinam a combater o racismo brincando

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Reitoria da UFMT afasta professor por ato de racismo e de homofobia

Segundo denúncia, professor Marsel empregava ofensas a gays, negros...

Copa do Mundo é chance para combater racismo, considera ONU

  O próximo mundial de futebol na África...

Estudantes sofrem ataque racista com frases e suásticas em Santa Maria-RS

Novamente a sala do Diretório Acadêmico do curso de...

Sentença de condenação sobre preconceito racial

TERMO DE AUDIÊNCIA AUTOS Nº 0193700-96.2009.5.15.0093   Aos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=