Bonito e solteiro

Sabe aquele docinho que não pode faltar em mesa de aniversariantes de 1 a 90 anos? Aquele que engorda só de olhar, mas a gente nunca aguenta comer um só? Se você pensou em brigadeiro, acertou. Chocolate, leite, manteiga, ovo, açúcar.

Por Fernanda Pompeu Do Fernanda Pompeu

Mas talvez você desconheça que essa pequena pérola da doceria brasileira tenha a ver com um militar chamado Eduardo Gomes (1896-1981). Ele ficou conhecido por ter participado do primeiro levante tenentista no Forte de Copacabana. Episódio que entrou para a história como Os 18 do Forte.

O ano era 1922. Jovens oficiais estavam fartos das oligarquias agrárias no poder. Fartos da República Velha. Queriam participar das decisões políticas. Dos 18 que decidiram enfrentar as forças legalistas em plena avenida Atlântica, apenas dois sobreviveram: Siqueira Campos e Eduardo Gomes.

É claro que a partir do episódio Siqueira e Campos ficaram famosos. Eduardo subiu na hierarquia militar. Em 1945 ele era o comandante da Força Aérea Brasileira. Nesse mesmo ano foi lançado como candidato pela conservadora UDN (União Democrática Nacional) à presidência da República, ocupada por seu arqui-inimigo Getúlio Vargas. Gomes concorria com outro militar, o general do Exército Eurico Gaspar Dutra.

Houve lances engraçados. Eduardo Gomes era bonitão contrastando com o feioso Dutra. Daí o marketing da sua campanha, de olho no eleitorado feminino, considerado despolitizado, lançou o slogan: Vote no brigadeiro, que é bonito e é solteiro.

Entretanto, o brigadeiro de fina estampa não era muito hábil para ganhar votos e, no final da corrida eleitoral, ajudou a implodir a própria candidatura. No bom livro Brasil, uma Biografia, de Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling, consta a seguinte passagem. Eduardo Gomes decidiu posar de valente: desancou Vargas e declarou que dispensava o voto dos getulistas. Nas suas palavras: uma malta de desocupados.

Foi a deixa para seus adversários declarem que Eduardo Gomes não gostava dos pobres. Associaram a palavra malta a marmiteiros, ou seja, aos trabalhadores. Um golpe baixo. Mas também é verdade que o brigadeiro apreciava mais os frequentadores de restaurantes do que o povo das marmitas.

O fato é que o brigadeiro perdeu a eleição para o general Dutra. Em 1950, o brigadeiro tentaria a presidência da República de novo, e dessa vez perderia para o próprio Getúlio Vargas – que só deixaria o Palácio do Catete (então sede do governo federal) dentro de um caixão.

E o docinho de brigadeiro com tudo isso? Aí vai a história: durante a campanha do bonito e solteiro, eleitoras devotas organizaram festas para angariar fundos. E, para sorte nossa, inventaram a iguaria batizada de brigadeiro.

+ sobre o tema

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Outra vez, a novela! Agora com piadinha racista na boca de personagem negro, por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Deuzuite (Susana Badin) enquanto ouve Alcione,...

para lembrar

Mino Carta e a Herança da Casa Grande

Não quero que os ricos chorem, dizia o líder...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

Moro, mais uma vez, protege Cunha

o juiz sérgio moro, cuja batata já está assando...

Serra prometeu à Chevron mudar regras do pré-sal

Wikileaks revela que José Serra, então pré-candidato do PSDB...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=