“Branco correndo é atleta, Preto correndo é ladrão”

Qualquer negro, jovem ou velho, homem ou mulher, rico ou pobre, conhece, e muito bem, o significado do ditado popular acima. Lamentavelmente, esta é a máxima que tem norteado, até os dias atuais, o comportamento das polícias (civil ou militar) quando das abordagens de pessoas negras. Se a abordagem ocorrer à noite ou em local ermo, a possibilidade de terminar em morte é espantosa e quase sempre tendo como justificativa de que houve “resistência” por parte da vítima.

 

Por Zulu Araujo Do Revista Raça

Foto: Margarida Neide/ A Tarde

É a violência do preconceito/discriminação/racismo, materializada nos corpos e mentes tanto das vítimas quanto dos algozes. E o que é mais grave, de tão habitual ganhou proteção oficial. É o famigerado “auto de resistência” que além de produzir milhares de vítimas inocentes, notadamente jovens negros, tem sido o grande passaporte para a impunidade policial no país.

 

Neste sentido, após anos e anos de denúncias e mobilizações de entidades do movimento negro, dos direitos humanos e da sociedade, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado da República, aprovou o PLS 239/2016, que altera o Código de Processo Penal (CPP), suprimindo do artigo 292 o chamado “auto de resistência”. A nova redação também deixa claro que “os agentes do Estado poderão usar, moderadamente, dos meios necessários para defender-se ou para vencer a resistência à prisão”. E que havendo feridos ou mortos no confronto com as forças de segurança, será instaurado o devido inquérito.

Há quase uma unanimidade entre os operadores do direito e os legisladores (com exceção da Bancada da Bala) de que o “auto de resistência” tem sido um “autêntico subterfugio para evitar o flagrante de homicídio”, cometido por policiais, conforme afirmou a Senadora Lídice da Mata (PSB-Ba), relatora do projeto. Portanto, sua supressão, no formato que vem sendo utilizado, é um passo importante para que reduzamos o altíssimo índice de assassinatos decorrentes das abordagens policiais, em particular contra a juventude negra e que sequer são apurados.

Além disso, a extinção desse famigerado instrumento e sua substituição por legislação mais adequada e cidadã, será mais uma ferramenta no combate a impunidade de policiais, que de forma reiterada, adulteram as cenas dos crimes (conforme temos visto em inúmeras filmagens nas tvs e redes sociais) com o objetivo claro de produzirem falsas provas, contribuindo assim para o aumento da violência e da impunidade, que tem assolado o país e sido motivo, até mesmo, da preocupação e atuação de organismos internacionais como a Unesco e a Anistia Internacional.

Outo dado relevante, é que este projeto é um dos bons frutos da CPI do Extermínio da Juventude, encerrada ano passado, e que teve como relatora a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e como Presidente o Senador Paulo Paim (PT-RS). Aliás, é importante que parabenizemos a atuação do Senado e em particular, destes dois parlamentares que de forma ousada e corajosa percorreram o país, ouvindo e coletando centenas de denúncias e provas, desse crime de lesa humanidade que vem ocorrendo no país, que é o extermínio da nossa juventude.

Quiçá a Câmara dos Deputados, siga o mesmo caminho do Senado e aprove definitivamente o fim desse absurdo intitulado “auto de resistência” e que o país, possa dar mais um passo no caminho da pacificação e proteção de  sua população e  em particular de sua juventude e mais particularmente ainda, da sua juventude negra.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=