Brasileira supera 4 finalistas e vence Olimpíada Nuclear Mundial na Áustria

Alice Cunha, de 25 anos, concorreu com vídeo e redação sobre a área. Jovem está no último ano de engenharia nuclear na UFRJ.

Do G1

A brasileira Alice Cunha da Silva, de 25 anos, venceu a edição de 2015 da Olimpíada Nuclear Mundial em Viena, na Áustria. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pela organizadora do evento, a Universidade Nuclear Mundial (WNU, na sigla em inglês). Alice, que, segundo a WNU, está no último ano do curso de graduação e engenharia nuclear na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), superou os outros quatro finalistas, dois estudantes da Índia, um da Malásia e um das FIlipinas.

A estudante passou por diversas etapas até chegar ao prêmio final. Primeiro, ela produziu um vídeo na primeira etapa do concurso. O tema que ela escolheu foi como a energia nuclear pode salvar vidas.

“Achei que era um ótimo projeto para engajar estudantes de diferentes partes do mundo para aprender e divulgar as diferentes aplicações do ‘mundo nuclear’, e eu, claro, quis fazer parte disso”, afirmou ela, em seu perfil no site do evento.

O vídeo produzido pela jovem do Rio foi um dos dez selecionados por um júri para a segunda fase da competição, que julgaria os candidatos pelo número de “curtidas” nos vídeos de inscrição. Alice, então, conseguiu ficar entre as cinco candidaturas com o maior número de apoios do público, e chegou à final.

Na última rodada, que foi encerrada nesta semana, os candidatos precisaram escrever uma dissertação sobre um tema ligado à área da energia nuclear. Além do texto redigido por eles, um júri avaliou a apresentação de dez minutos que cada um fez em Viena.

Única candidata mulher, Alice também foi a que tirou a nota final mais alta e, por isso, levou o título de campeã da olimpíada. A jovem, que teve a passagem de ida e volta paga pela WNU, vai ter seu vídeo divulgado pela entidade durante todo o ano de 2016.

+ sobre o tema

Professores indígenas ocupam Secretaria de Educação da Bahia

  Um grupo de 60 professores, alunos e pais indígenas...

Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

  Quando nos pedem para indicar um número muito limitado...

Resultado da segunda chamada do ProUni sai nesta segunda-feira

Brasília – Os estudantes que se inscreveram no Programa...

Em São Paulo, 46% dos alunos admitem ter passado de ano sem aprender a matéria

Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Quase metade (46%)...

para lembrar

Artigos: Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire

Pedagogia da Autonomia é uma das obras mais importantes...

Professora tem 10 alunos medalhistas em matemática incluindo o próprio filho

Só de ouro foram cinco estudantes premiados na última...

Daniel Rocha, carioca de 16 anos cursa ensino médio e mestrado em matemática

Daniel Rocha pode pegar diploma só depois de concluir...

Morto há 33 anos, Piaget ainda é mal interpretado por educadores

Neste dia 16 de setembro, completam-se 33 anos da...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=