Cabo Daciolo protocola ‘PEC sobre Deus’ para mudar Constituição, contrariando PSOL

Mudança apresentada pelo parlamentar seria para ‘declarar que todo o poder emana de Deus’

O deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo (PSOL-RJ), protocolou nesta quarta-feira, na Câmara, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o parágrafo único do artigo 1º da Constituição Federal. O texto original diz que “todo poder emana do povo”. A mudança apresentada pelo parlamentar, que contraria o partido, seria para “declarar que todo o poder emana de Deus”.

A intenção de Daciolo seria anunciar a PEC 12/2015 da tribuna do plenário, no último dia 10. Porém, o PSOL havia divulgado uma nota no qual informava que o deputado teria desistido da proposta e reafirmava o compromisso com o Estado Laico. Procurado pelo GLOBO nesta quarta-feira, Daciolo não retornou as ligações. Em seu perfil na rede social, o deputado escreveu:

“PEC DOS APÓSTOLOS (Pec 12/2015). TODO PODER EMANA DE DEUS. Só teremos vitória com DEUS na frente. Todo poder, honra e Glória seja dado ao nosso Senhor JESUS CRISTO. Sou a favor do Estado Laico e contra religião. Juntos Somos Fortes. Nenhum passo daremos atrás. Deus está no controle”.

Daciolo é bombeiro da reserva e, recentemente, defendeu os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora da favela da Rocinha, na Zona Sul carioca, envolvidos no desaparecimento do pedreiro Amarildo. Ele também defendeu que um militar ocupasse o Ministério da Defesa. Durante a diplomação de deputados estaduais do Rio, ele tirou uma foto ao lado do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), também envolvido em polêmicas.

Já no Congresso, Daciolo se aproximou da “bancada da bala” e integra a Comissão de Segurança Pública – composta por parlamentares desse grupo – e apresenta projetos que não têm o endosso do PSOL. A diretório regional do partido no Rio pediu a expulsão de Daciolo à direção nacional da sigla.

 

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

Em 2025 comemoraremos as mudanças que começam aqui e agora

Em 2025 comemoraremos a primeira década de significativa redução...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Pré-candidato do PSOL diz que partido é racista e não mantém coerência

Historiador Douglas Belchior afirma que crítica tem como objetivo...

PSOL de São Paulo elege jovem militante do movimento negro como presidente

O Congresso estadual do PSOL de São Paulo realizado...

Como responder a uma fascista (ou um pedido de desculpas a Eduardo Suplicy e Fernando Haddad)

Amigos e seguidores me questionaram privada ou publicamente se...

Pré-candidato do PSOL diz que partido é racista e não mantém coerência

Historiador Douglas Belchior afirma que crítica tem como objetivo fazer o partido refletir; "PSOL não é nem pior e nem melhor que os outros...

Como responder a uma fascista (ou um pedido de desculpas a Eduardo Suplicy e Fernando Haddad)

Amigos e seguidores me questionaram privada ou publicamente se Celene Carvalho - a fascista que insultou, aos gritos, Eduardo Suplicy e o prefeito Fernando...

PSOL de São Paulo elege jovem militante do movimento negro como presidente

O Congresso estadual do PSOL de São Paulo realizado neste final de semana elegeu para presidir o seu diretório estadual Josélício Junior, mais conhecido...
-+=