Caso Aranha: “Não se combate racismo com direito penal”

A opinião é de Silvio de Almeida, presidente do Instituto Luiz Gama, que questiona a aplicação de pena como única saída para o combate à discriminação racial; na manhã desta segunda (24), a Justiça fez um acordo com a algoz do goleiro Aranha, Patrícia Moreira, que terá que assistir aos jogos do Grêmio de uma delegacia 

Por Ivan Longo   Do: Spresso sp

A torcedora do Grêmio, Patrícia Moreira, e mais três acusados de injúria racial contra o goleiro Aranha, do Santos, aceitaram um acordo proposto pelo juiz Marco Aurélio Xavier para que o processo que os acusa seja suspenso. Ficou decidido, na audiência realizada em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (24), que a jovem e os outros rapazes terão que se apresentar, durante 10 meses, a uma delegacia toda vez que houver jogos oficiais do Grêmio.

A medida se deu em detrimento de outra proposta, rejeitada pelos acusados, que era de usar uma tornozeleira eletrônica.

“Dada a repercussão, estamos tentando preservar a vida particular dessas pessoas”, afirmou, ao final da audiência, o juiz Marco Aurélio Xavier.

Para o advogado Silvio de Almeida, presidente do Instituto Luiz Gama, o acordo é um caminho justo até por ser previsto pela Constituição, mas é insuficiente no combate ao racismo.

“A questão vai além do âmbito jurídico: passa pelo modo como nós tratamos o racismo. A criminalização do racismo é insuficiente até porque as próprias instituições que deveriam combater o racismo, são racistas: os juízes, os promotores, advogados…  Todas as instituições partem do paradigma da exclusão racial. Temos que mudar as estruturas”, analisou.

Almeida pontuou ainda que, independente da decisão judicial, seja ela um acordo ou até uma pena mais severa, sempre vão passar a sensação de insuficiência, tendo em vista a própria natureza que tem a temática do racismo.

“Apostar no sistema penal para resolver problemas que são da estrutura da sociedade, vai causar a sensação de injustiça, porque quem é negro se sente dessa forma, sabe que na próxima esquina vai ser alvo de injúria ou de racismo propriamente dito (…) Isso serve até para mascarar o caráter do racismo, você acaba jogando tudo num plano subjetivo, como se racismo fosse só a pessoa se sentir atingida. O sistema penal despolitiza a questão do racismo”, disse.

O goleiro Aranha, desde que foi xingado de “macaco” e ridicularizado pelos torcedores gremistas naquele 28 de agosto, assumiu uma postura firme em não deixar passar em branco e assumir, com orgulho, sua condição de negro em um ambiente racista que é o futebol. Silvio de Almeida destaca essa postura como algo extremamente representativo para o combate ao racismo no país.

“Ao contrário de se submeter ao racismo, que é tão naturalizado no ambiente do futebol, ele agiu contra isso, até sofrendo críticas pessoais. Eu acho que é um caso emblemático pois ele rompe com a normalização do racismo num ambiente racista”, concluiu.

+ sobre o tema

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Movimento Porta na Cara

Fonte: Circo Voador - Depois de...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=