Cauby, Cauby!

A cena é tão boa que dispensa roteirista. Mamãe grávida do meu irmão, Júlio, entusiasmada com a presença de Cauby Peixoto (1931-2016) em Niterói. Aliás, cidade natal do cantor.

O ano era 1957. Cauby era chamado de o terror das moças. Errado. Era o terror dos namorados e maridos que viam mulheres se emocionarem com o intérprete de Conceição eu me lembro muito bem vivia no morro a sonhar com coisas que o morro não tem.

Mamãe nunca morou no morro. Mas tinha seus sonhos com coisas que a vida de casada certamente não tem. Papai então se perguntava: O que esse cara tem que eu não tenho?

Nos anos 1950 a regra geral, com exceções honrosas, era: homens mandam, mulheres obedecem. Eram eles a cabeça do casal. De maneira que meu pai proibiu que mamãe fosse ao show de Cauby Peixoto no estádio Caio Martins.

Ele gostava de contar essa história indagando: Onde já se viu uma mulher grávida correr em disparada atrás de um cantor? A versão de mamãe era mais magoada. Nunca ela esteve tão perto do ídolo. O Caio Martins ficava a algumas quadras da nossa casa.

Passados anos quando essa história voltava, papai mantinha-se firme. Já minha mãe sublinhava: Eu era moça e muito boba. Se fosse hoje teria ido. Teria desobedecido.

+ sobre o tema

Negritude de luto: Abdias Nascimento no Olorun

O ativista ligado à causa negra, Abdias Nascimento, morreu...

Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana

Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana. O...

Morre ativista negro Wilson Prudente

Inaiá Saraiva, esposa de Wilson Prudente nos infoma: Amigos o...

Morre aos 96 anos Mãe Tatá de Oxum, ialorixá do Terreiro Casa Branca

O terreiro mais antigo do Brasil, o Ilê Axé...

para lembrar

Sol enluarado

Por Fernanda Pompeu Em qualquer compêndio de geografia, lemos sua...

Modéstia à parte, meus poetas

Noel Rosa (1910-1937), poeta da carioca Vila Isabel e...

Amizades no ringue

Pouco aguento ler ou ouvir notícias. São sempre as mesmas....

Esqueço não

Janaína de Almeida Teles, nascida em 1967, tem pedigree...
spot_imgspot_img

Um bispo nêgo brasileiro

Uma das primeiras coisas que somos apresentados quando iniciamos nossos estudos e compreensão sobre a História é a chamada linha do tempo. O professor...

Léa Garcia foi nome importante da arte contra o racismo

A arte brasileira perdeu um de seus maiores representantes nas lutas pela representatividade negra e contra o racismo: a carioca Léa Garcia morreu nesta...

Léa Garcia deixa vasto legado e fãs em todo o país

A atriz Léa Garcia deixou um vasto legado nas artes e fãs, em todo o país, que admiram o seu trabalho. Atores, pesquisadores, artistas,...
-+=