Com livros encontrados no lixo e nas ruas, Cícero Pereira Batista se torna médico em Brasília

Livros encontrados no lixo e nas paradas de ônibus transformaram a vida de jovem da periferia de Brasília

Recém formado em medicina, Cícero Pereira Batista, 33 anos, é um exemplo de brasileiro que  com criatividade e força de vontade que consegue superar as dificuldades encontradas ao longo da vida.

Nascido em Brasília, orfão de pai aos três anos de idade, ele cresceu vendo a mãe se afundar no alcoolismo e o irmão mais velho se perder para as  drogas e ser preso por tráfico. Desde cedo, Cícero precisou aprender a cuidar de si próprio e da irmã mais nova.

Sem opções, saía pelas ruas em busca de comida, revirava lixos para encontrar um pedaço de pão, ou até mesmo  alimento já estragado.  Era a única alternativa para resolver o problema da fome.

E foi no lixo que tudo começou. Lá, além de comida, encontrava também vinis e livros. Assim conheceu as obras de Bethoven e Bach que levava para ouvir na vitrola do vizinho, enquanto os  livros foram a base para que ele conseguisse um bom desempenho na escola.

Com a ajuda dos amigos e professores, ingressou  no ensino técnico de enfermagem. Passou no concurso da Secretaria de Saúde para técnico em  enfermagem e foi trabalhar no HRT (Hospital Regional de Taguatinga).

O esforço foi tão grande, que lhe rendeu um bom desempenho no Enem conseguindo assim uma bolsa para estudar medicina em uma faculdade particular de Brasília, cidade na qual nasceu e cresceu. Hoje, Cícero exibe com orgulho o diploma pelo qual tanto batalhou.

 

Catraca Livre

+ sobre o tema

para lembrar

Lázaro Ramos fala do impacto do racismo na infância ao vivo na Internet

  Transmissão ao vivo via twitcam acontece na semana em...

Conselho da Igualdade Racial cria Comissão da Juventude Negra

A instituição da Comissão Permanente de Promoção e...

Abdias na Serra da Barriga

    A família de Abdias Nascimento e o Ipeafro, instituição...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=