Com pose inspirada em Bolt, a jovem Toni-Ann Williams é a 1ª jamaicana da ginástica em Jogos

Nascida nos Estados Unidos, Toni-Ann Williams decide representar suas origens e espera inspirar algum crescimento da modalidade esportiva na terra de seus pais

Por Amanda Kestelman e Marcos Guerra, do Globo Esporte 

Pela primeira vez na história, a bandeira jamaicana foi representada no tablado de ginástica artística dos Jogos Olímpicos. Tradicional e vitoriosa nas pistas de atletismo, a nação rompeu mais uma barreira e trouxe para a Rio 2016 uma representante que difere dos velocistas não só pela modalidade. Basta falar com Toni-Ann Williams para o seu sotaque entregar que se trata de uma jovem nascida nos Estados Unidos. Com origem familiar forte na Jamaica, ela decidiu, há cinco anos, que tentaria representar o país no Rio de Janeiro.

– Estou muito feliz por representar a Jamaica. Espero que as crianças de lá vejam que podem tentar a ginástica também. Quando tinha 15 anos e visitei minha família no país, vi que havia ginásios, mas o esporte não era nada popular. Pensei que podia fazer algo por eles. Quero incentivar as crianças – disse a atleta de 20 anos.

toni

Toni-Ann encerando sua série de solo
com pose do raio (Foto: Imagens/Sportv)

A estreia da ginasta foi na manhã deste domingo, na classificatória feminina. Toni-Ann se apresentou nos quatro aparelhos e cometeu falhas. A série que a deixou mais satisfeita foi justamente o solo, onde fez questão de incluir a pose do raio, inspirada no astro jamaicano Usain Bolt. A jovem e o recordista mundial da velocidade estão na mesma delegação e puderam se conhecer durante a estadia no Rio.

– Usain Bolt é uma grande inspiração para mim. Consegui conversar com ele e falar sobre minha coreografia de solo. É um cara muito humilde – disse Toni-Ann.

Os pais da atleta nasceram na Jamaica e emigraram para os Estados Unidos há 25 anos. Ela e suas irmãs nasceram em Baltimore, no estado de Maryland. A família até tentou incentivá-la a seguir o trajeto mais provável e se arriscar nas pistas de atletismo, mas a asma causou desconforto e frustrou a tentativa.

– Comecei na ginástica com quatro anos. Até pensaram em me colocar para correr, mas, com a asma, era difícil. Meus pais estão muito orgulhosos. Minha casa sempre foi jamaicana, com comida e tradição de lá – completou.

Toni-Ann Williams somou 50,966 nos quatro aparelhos na primeira subdivisão da classificatória. Sua melhor nota foi no salto, 14,100. O solo, com a inspiração em Bolt, lhe rendeu 13,200. Falhou na trave e nas barras assimétricas, aparelhos que lhe renderam pontuação de 12,133 e 11,533, respectivamente.

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Encontro do Hip Hop com a SEPPIR em São Paulo

No ultimo final de semana os representantes,militantes e ativistas...

Renato vai passar por cirurgia, mas voltará a jogar futebol

Procedimento de introdução de um catéter no coração será...

Emílio Santiago critica MPB atual: “É tudo muito cool”

Lançando o DVD "Só danço samba", cantor fala sobre...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=